Postagem em destaque

Notícias no BRADO JORNAL ...

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Aumenta em quatro vezes número de voos atrapalhados por raio laser -  Últimas Notícias - MSN Estadão


Aumenta em quatro vezes número de voos atrapalhados por raio laser - Últimas Notícias - MSN Estadão

SÃO PAULO - O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), ligado à Aeronáutica, divulgou que o número de casos com canetas com raio laser usadas para atrapalhar voos aumentou quatro vezes em 2011, em relação à 2010. Foram registrados 250 casos neste ano, baseados em relatos dos aviadores.
O Cenipa planeja disponibilizar em sua página na internet, em 2012, um formulário específico para este tipo de ocorrência, que os pilotos utilizar para fazer o relato do incidente. De acordo com o Cenipa, até o mês de novembro deste ano, foram relatados 38 casos em Londrina (PR), 36 no Galeão (RJ), 21 em Vitória (ES), 13 em Campinas (SP), 11 em João Pessoa (PB), 9 em Navegantes (SC) e 9 em Fortaleza (CE).
O Cenipa diz que, embora baixa, existe a possibilidade de se derrubar um avião com uma caneta laser. Caso um piloto seja atingido diretamente nos olhos, pode ter dificuldade de interpretar os instrumentos, ter cegueira momentânea e a formação de imagens falsas, que numa situação de decolagem ou pouso pode ser crítica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário