quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Rússia vive momentos de democracia....

Protestos pós-eleição sinalizam nascimento da 'Primavera Russa'?



"Manifestantes convocaram uma nova onda de protestos nesta quarta-feira na Rússia, em repúdio às eleições parlamentares realizadas no último domingo. Observadores do pleito alegam que houve manipulação dos resultados eleitorais, que teriam favorecido o partido do premiê Vladimir Putin, vencedor das eleições.
Nesta quarta, o ex-líder do período soviético Mikhail Gorbachev pediu que as eleições de domingo fossem anuladas e refeitas. "Os líderes do país devem admitir que houve inúmeras falsificações e fraudes, e que os resultados não refletem a vontade popular", acusou Gorbachev..."

Classe média nascente

"Há também alguns outros novos acontecimentos. Esta foi a última eleição na qual a TV controlada pelo Estado cumpriu um papel decisivo. A penetração da internet na Rússia já cresceu enormemente, e, até 2016, ano de um novo processo eleitoral, entre 75% e 80% dos eleitores terão acesso à rede.
E, embora 80% ou 90% dos usuários naveguem na internet em busca de fofocas de celebridades, namoro online ou compras, os cidadãos com consciência política têm agora uma plataforma livre para entrar em debates e se organizar.
Desmascarar as fraudes eleitorais teria sido impossível sem smartphones, Facebook e Twitter.
O ativismo online tornou a autoorganização offline não só possível, mas efetiva..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário