Postagem em destaque

MALDADE É O PROJETO Blue .beam ...

*O PROJETO BLUE BEAM: Já soube que os governos estão admitindo os OVNIs e há vários movimentos atuando para a implantação de uma religião gl...

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A criançada invade a reitoria da USP...

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/sp/usp-divulga-videos-da-invasao-da-reitoria/n1597352227173.html

A criançada é bem nutrida, se veste bem, parece sem futuro (?), organiza-se como bandidos que assaltam e não querem mostrar os rostos, a expressão corporal é desleixada, todavia, parecem ter boas camas para dormir em casa, boa alimentação em casa, boa educação em casa, bons recursos para gastar no que desejam, e uma autoestima, infelizmente,pelas ações, baixa.
Uma pergunta a respeito da baderna na USP: quem vai pagar os prejuízos da destruição de equipamentos, de material escolar e etc? Afinal, a criançada não paga mensalidade, tem recursos, não tem doença que impeça de forçar portas, subir pelas paredes, tem "saúde de vaca premiada" como diria Nelson Rodrigues. Os pais da meninada não conseguiriam reconhecer seus 'adorados baderneiros' nos vídeos?
Vamos pensar: os meninos estavam fumando maconha e deu essa confusão. Se fosse na casa deles estaria tudo bem! Então eles consideram a USP a casa deles, possivelmente. Concluímos que se estavam na sua casa poderiam fumar a maconha... Agora, uma dúvida: eles destruiriam móveis, equipamentos de suas casas???
Tentei colocar os vídeos no post, mas, não consegui. Melhor seria ver a reportagem do Ig!

Blog de Luiz Felipe Muniz: Video do dia, quer dizer, da noite: Hermógenes

Blog de Luiz Felipe Muniz: Video do dia, quer dizer, da noite: Hermógenes: Sem comentários. Apenas assistam. São só 4 minutos. "José Hermógenes de Andrade Filho (Natal, Brasil, 9 de março de 1921), mais conhecido ...

Cartão pré-pago é mais uma ideia...

O público alvo é o cidadão/ã que não tem conta bancária...


http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2011/11/03/para-especialistas-cartao-pre-pago-e-interessante-para-controlar-gastos.jhtm


http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2011/11/03/emissao-de-cartao-pre-pago-para-viagens-aumentou-ate-80-este-ano.jhtm

Está difícil educar alguém no Brasil...

ou então os professores são outros??
"Foram apreendidos 3 Kg de maconha—três tabletes e 500 buchas—e 2 quilos de cocaína em sacolés, além de uma balança de precisão.
As primeiras drogas foram encontradas enterradas ao lado da quadra de esportes do colégio. Posteriormente, os policiais chegaram a uma árvore, onde as drogas foram encontradas em buracos feitos por cupins no tronco..."

Campos 24 horas/ 03/11/2011

"Leitores esquivos..."

"...se de um lado os jornalistas de ciência revelam um alto grau de satisfação com seu trabalho profissional, de outro, uma alta proporção de uma amostra representativa da população paulistana (76%) informa nunca ler notícias científicas nos jornais, revistas ou internet. Agora o mais surpreendente: no universo de entrevistados ouvidos no estado de São Paulo nesta segunda pesquisa, 52,5% declararam ter “muita admiração” pelos jornalistas e 49,2%, pelos cientistas, a despeito de poucos lerem as notícias elaboradas por uns sobre o trabalho dos outros..."
"Na parte do trabalho sobre interesse geral em C&T, chama a atenção como o tema está medianamente situado pelos entrevistados em quinto lugar, depois de esporte e antes de cinema, arte e cultura, dentre 10 assuntos usualmente cobertos pela mídia (gráfico 12.1). Mas enquanto para esporte 30,5% deles se declaram muito interessados e 34,9%, interessados, em ciência e tecnologia são 16,3% os muito interessados e 47,1% os interessados, ou seja, a intensidade do interesse é menor..."

Tempos de cólera no amor...


O refrão da música de Belchior renova-se a cada geração como uma maldição sem antídoto: “Minha dor é perceber/ Que apesar de termos feito tudo o que fizemos/ Ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais”. É o que revela a pesquisaViolência entre namorados adolescentes (lançada agora em livro, Amor e violência, pela Editora Fiocruz), feita entre 2007 e 2010 a pedido do Centro Latino-Americano de Estudos da Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/Fiocruz) e coordenada por Kathie Njaine, professora do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Trem-bala no deserto saudita...


..."o objetivo do projeto une a ultramodernidade do trem-bala a uma necessidade ancestral: a de facilitar a tarefa dos milhões de muçulmanos do mundo que fazem anualmente a peregrinação a Meca, terra natal de Maomé , a cidade mais sagrada do islamismo e , e de lá se deslocam a Medina, onde está o túmulo do profeta..."


"O trem-bala utilizará toda a tecnologia do AVE (Alta Velocidade Espanhola), trem de alta velocidade com a maior rede da Europa, e circulará por uma extensão de 450 quilômetros, ligando as duas cidades entre si e ao porto de Jeddah, no Mar Vermelho, ponto de entrada da maioria dos peregrinos..."

Tem dúvida com algo? Corra...!


Rodolfo Lucena 


Correr clareia os pensamentos

Resolvendo dilemas

Corredores que treinam na cidade de São Paulo e costumam percorrer as alamedas da Cidade Universitária notaram, ao longo de março, uma propaganda da Nike anunciando um novo modelo de tênis de corrida.
A gigante do material esportivo recomendava em letras garrafais, expostas em cartazes nos relógios que marcam tempo e temperatura: “Não pense. Corra”.
Eu fiquei chocado, indignado com a mensagem e fiz dela o tema de minha coluna desta quinta-feira no caderno Equilíbrio.
No texto, fiz minhas observações sobre o tema e também reflexões de especialistas em pensamentos e em corridas.
No jornal, deu apenas para colocar um breve resumo das brilhantes observações de meus entrevistados e também das explicações que a Nike dá. Mas a internet é mais acolhedora e permite que a gente se estenda e detalhe mais todas as informações e conversas.
Começo com a participação da professora da PUC Lucia Santaella, uma das maiores especialistas brasileiras em semiótica, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital. Não menos importante, pelo menos para mim: foi minha orientadora no mestrado do Tidd.
Bom, fiz meia dúzia de perguntas a ela, que respondeu por e-mail com precisão e brilho. Vamos logo à breve entrevista.

+CORRIDA - O que é o pensamento?
LUCIA SANTAELLA - De um modo geral, as pessoas costumam crer que o pensamento é necessariamente verbal. Mas esse é apenas um dos tipos de pensamento possíveis. Eistein dizia que só pensava verbalmente quando tinha de se comunicar. O resto do tempo, seu pensamento em nada se assemelhava ao pensamento verbal. Este é pensamento estruturado para fins comunicativos. Mas o pensamento tem muitas outras formas que não são verbais. Para Peirce, tudo que está presente à mente, é pensamento: sonoro, relacional, imagético etc.

+CORRIDA - Pensar exige energia?
LUCIA SANTAELLA - Todo pensamento exige algum tipo de energia. Quanto mais o pensamento envolve esforço para podermos compreender algo que nos ultrapassa, mais energia se gasta para pensar.

+CORRIDA - Pensar é contraditório com alguma outra atividade humana?
LUCIA SANTAELLA - De jeito nenhum. Só a morte nos levaria a parar de pensar. O pensamento, não necessariamente verbal, nos acompanha. Até mesmo o sonho é um tipo de pensamento. Hieroglífico, como dizia Freud, mas, não obstante, pensamento.

+CORRIDA - É possível fazer alguma coisa sem pensar?
LUCIA SANTAELLA - Há pensamento autocontrolado e pensamento fora do autocontrole. Neste último caso, parece que não estamos pensando, mas certamente estamos.

+CORRIDA - A gente pode pensar sem notar que está pensando?
LUCIA SANTAELLA - Sim, é o que ocorre a maior parte do tempo. Só prestamos atenção ao pensamento quando tentamos pensar sobre o pensamento.


+CORRIDA - É possível correr sem pensar? E andar de bicicleta?
LUCIA SANTAELLA - Quando realizamos esses tipos de atividades, o pensamento adquire um ritmo similar ao das atividades. Não é por acaso que, quando estamos diante de um dilema que não conseguimos resolver, saímos para andar ou correr e, quando acaba a atividade, de repente o dilema se clareia.

Escrito por Rodolfo Lucena às 22h09

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

42* Maratona de Nova York será no dia 06 de novembro...

Há 25 anos escrevia na Folha da Manhã na coluna dominical, MARATONA,  
Nova York tem ágio também.
Hoje em dia, a rainha das maratonas, tem outro formato. Ela é mais pragmática. Perdeu em magia, mas, continua com carisma e sedução. Não poderia ser de outra maneira a evolução. Em 1986 eram mais ou menos 20.000 corredores do mundo inteiro que tentava correr nela. Agora perto de 70, 80 mil pessoas que desejam pisar nas ruas da capital do mundo em uma corrida lendária ficam de fora. Para acolher tanta gente era necessário modificar inscrições, valores, números de competidores, melhorar a infraestrutura da corrida. São esperados 45.000 corredores no domingo e cerca de um milhão de espectadores locais no percurso da corrida que poderão ouvir mais de 140 bandas com músicas de diversas especialidades. 
Este é um lado romântico da Maratona de NY e, certamente, entre as músicas que ouvirão será 'New York, New York' entre outras como a música de 'Carruagens de Fogo'...

Mas, nos dias de antecedem a 42* Maratona de NY existe duas preocupações: "Stop WS" e o frio...
O evento deste ano deve produzir um aumento de 340 milhões de dólares ao PIB da cidade de Nova York. Os hotéis já estão com quartos tomados, os restaurantes, os self-services, os táxis, vão servir a uma multidão de parentes, jornalistas, corredores de mais de 70 países. O Brasil tem sido o quarto ou quinto país que mais tem corredores em Nova York em sua maratona.
Ela tem o carinho e é 'sonho de consumo' de um maratonista!

Poesias de saudade...


Tomara
Que a tristeza te convença
Que a saudade não compensa
E que a ausência não dá paz
E o verdadeiro amor de quem se ama
Tece a mesma antiga trama
Que não se desfaz

E a coisa mais divina
Que há no mundo
É viver cada segundo
Como nunca mais...

Vinícius de Moraes
A UM AUSENTE
Tenho razão de sentir saudade,
tenho razão de te acusar.
Houve um pacto implícito que rompeste
e sem te despedires foste embora.
Detonaste o pacto.
Detonaste a vida geral, a comum aquiescência
de viver e explorar os rumos de obscuridade
sem prazo sem consulta sem provocação
até o limite das folhas caídas na hora de cair.

Antecipaste a hora.
Teu ponteiro enlouqueceu, enlouquecendo nossas horas.
Que poderias ter feito de mais grave
do que o ato sem continuação, o ato em si,
o ato que não ousamos nem sabemos ousar
porque depois dele não há nada?

Tenho razão para sentir saudade de ti,
de nossa convivência em falas camaradas,
simples apertar de mãos, nem isso, voz
modulando sílabas conhecidas e banais
que eram sempre certeza e segurança.

Sim, tenho saudades.
Sim, acuso-te porque fizeste
o não previsto nas leis da amizade e da natureza
nem nos deixaste sequer o direito de indagar
porque o fizeste, porque te foste

Carlos Drummond de Andrade

Sorri quando a dor te torturar
E a saudade atormentar
Os teus dias tristonhos vazios

Sorri quando tudo terminar
Quando nada mais restar
Do teu sonho encantador

Sorri quando o sol perder a luz
E sentires uma cruz
Nos teus ombros cansados doridos

Sorri vai mentindo a sua dor
E ao notar que tu sorris
Todo mundo irá supor
Que és feliz

Charles Chaplin
...Saudade é amar um passado que ainda não passou,
É recusar um presente que nos machuca,
É não ver o futuro que nos convida..
.
Pablo Neruda
SAUDADE.
Por que sinto falta de você? Por que está saudade?
Eu não te vejo mas imagino suas expressões, sua voz teu cheiro.
Sua amizade me faz sonhar com um carinho,
Um caminhar, a luz da lua, a beira mar.
Saudade este sentimento de vazio que me tira o sono
me fazendo sentir num triste abandono, é amizade eu sei, será amor talvez...
Só não quero perder sua amizade, esta amizade...
Que me fortalece me enobrece por ter você.
Machado de Assis
PRESENÇA

É preciso que a saudade desenhe tuas linhas perfeitas,
teu perfil exato e que, apenas, levemente, o vento
das horas ponha um frêmito em teus cabelos...
É preciso que a tua ausência trescale
sutilmente, no ar, a trevo machucado,
as folhas de alecrim desde há muito guardadas
não se sabe por quem nalgum móvel antigo...
Mas é preciso, também, que seja como abrir uma janela
e respirar-te, azul e luminosa, no ar.
É preciso a saudade para eu sentir
como sinto - em mim - a presença misteriosa da vida...
Mas quando surges és tão outra e múltipla e imprevista
que nunca te pareces com o teu retrato...
E eu tenho de fechar meus olhos para ver-te.
Mário Quintana
Oh, pedaço de mim
Oh, metade afastada de mim
Leva o teu olhar
Que a saudade é o pior tormento
É pior do que o esquecimento
É pior do que se entrevar
Chico Buarque

Ideologia ou hormônios demais?

A garotada está brava porque tem muitos hormônios em ebulição ou porque tem uma ideologia forte, inseparável do comportamento juvenil?
A meninada está incendiada por velhos preconceitos ou novos procedimentos?
Os universitários estão se comportando desse modo porque se acham proprietários de uma instituição federal em que investiram nela seu capital de conhecimento?
Aqueles meninos e meninas tomam aquela atitude porque não sabem dividir responsabilidades entre o público (a instituição) e o privado (o aluno, o professor) ou cada invasão, cada mutilação não alcança o patrimônio da Educação e nem a sua educação?
Será que esta garotada está investindo no futuro de suas carreiras de uma forma moderna, midiática para alcançar o poder em alguns anos pra frente?
Ou suas ações são um vestibular para a carreira de político sul-americano ou ainda uma linha no seu  prontuário ou currículo de autoridade para nomeações apadrinhadas?
Será que alguma menina ou menino está se candidatando ao cargo de reitor da USP do século XXI por meio de agressões, mutilações de patrimônios alheios ou pessoais sem patrocínios abestalhados?
Ou querem visibilidade para a única Universidade nacional lembrada para alcançar o pódio das 200 melhores do mundo em 2011?

Vejam a galeria de fotos... Existem personagens de filmes de terror, de crimes hediondos, etc

A imprensa não é tão livre assim...

"Suspeita é de que prédio da Charlie Hebdo tenha sido atacado após edição sobre o Islã que tinha charges de Maomé..."


"Duas mulheres muçulmanas foram condenadas nesta quinta-feira pela Justiça da França por desafiarem a lei, vigente desde abril, que proíbe o uso da burca ou de outros véus islâmicos que cubram todo o rosto em espaços públicos. É a primeira vez que um tribunal francês examina um caso como esse..."


Será retaliação?

"Para o mundo que eu quero descer"...

http://veja.abril.com.br/noticia/economia/progresso-do-idh-ocorre-a-custa-do-aquecimento-global

"Nas próximas décadas, a degradação ambiental pode botar a perder parte das conquistas dos últimos quarenta anos no terreno do desenvolvimento..."


terça-feira, 1 de novembro de 2011

Avião faz pouso de emergência na Polônia....

http://veja.abril.com.br/multimidia/video/aviao-faz-pouso-de-emergencia-na-polonia

Veja o vídeo....

A viagem do deputado Marcelo Freixo para salvar a vida é vista como eufemismo ...

A visão oficial do governo do Brasil em relação à viagem do Deputado Estadual Marcelo Freixo para  Europa com a intenção de proteger a família e sua vida  é passageira, segundo a secretária de Segurança Pública, Regina Miki, ao falar na Suíça em evento internacional sobre violência no mundo.
Como Roberto Damatta já disse que 'o Brasil é um bonde' ficamos com a piada do século XXI: em um bonde todos são passageiros, só dois são exceção, o cobrador e o motorneiro... 

"Regina Miki lidera a comitiva brasileira que participa da 2ª Conferência Ministerial para a Revisão da Declaração de Genebra sobre Violência Armada e Desenvolvimento, um documento assinado em 2008 por mais de cem países..."


A secretária de Segurança Pública talvez não se considere 'passageira' nesse bonde chamado Brasil...

Recife abriga projetos de tecnologia de ponta...

http://www.diariodepernambuco.com.br/nota.asp?materia=20111101091858

"A capital pernambucana será o berço de empreendimentos digitais que serão apostas do mercado digital mundial, a partir de 2012. Pelo menos essa é a proposta da Fundação Telefônica, que, em parceria com o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar) escolheu a cidade, junto a São Paulo, para desenvolver um complexo de aceleração de empresas jovens,..."

Quem será escolhido o melhor jogador de futebol no mundo?

Na lista estão 2 brasileiros: Neymar e Daniel Alves

Os outros 21 jogadores que disputam o prêmio neste ano são: Eric Abidal, Cesc Fàbregas, Andrés Iniesta, Gerard Piqué, David Villa, Xavi, Iker Casillas, Mesut Özil, Xabi Alonso, Karim Benzema, Cristiano Ronaldo, Samuel Eto'o, Sergio Aguero, Diego Forlan, Lionel Messi, Thomas Müller, Nani, Wayne Rooney, Bastian Schweinsteiger, Wesley Sneijder e Luis Suarez.

http://veja.abril.com.br/noticia/esporte/neymar-esta-na-lista-dos-23-melhores-jogadores-do-mundo

Deputado Marcelo Freixo vai deixar o país para salvar sua vida...

A situação vivida pelo Deputado Marcelo Freixo é pontual na vida da república brasileira...
O momento é excelente para uma tomada de posição dos dirigentes da nação para enfrentar o desafio do crime organizado, da expansão notória da corrupção, da indiscutível impunidade, do desrespeito às leis, do crime de prevaricação das autoridades nacionais diante do deboche de quadrilhas que infernizam a vida do honesto cidadão brasileiro


"...ele resolveu aceitar um convite da organização não governamental Anistia Internacional para morar na Europa por algum tempo. O parlamentar já vem sofrendo ameaças de morte desde a época da CPI, mas, nos últimos meses, elas se intensificaram..."

http://revistaepoca.globo.com/Sociedade/noticia/2011/10/deputado-marcelo-freixo-deixara-o-pais-apos-ameacas-de-milicias.html


http://odia.ig.com.br/portal/rio/html/2011/10/apos_ameacas_oab_sedia_ato_em_defesa_da_vida_de_marcelo_freixo_199892.html

http://www.sidneyrezende.com/noticia/150416+freixo+e+beltrame+seriam+proximos+alvos+de+milicia+da+zona+oeste

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5418832-EI5030,00-RJ+deputado+antimilicias+recebe+ameacas+de+morte+em+dias.html

http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/chefes-das-policias-civil-e-militar-ignoram-audiencia-sobre-taxas-de-homicidios-20111025.html

http://www.sidneyrezende.com/noticia/150392+freixo+chama+secretario+de+transportes+do+rio+de+covarde+via+twitter

http://exame.abril.com.br/economia/politica/noticias/deputado-vai-deixar-o-pais-por-causa-de-ameacas-de-morte

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Qual bebê é símbolo dos '7 bilhões'?


 As Filipinas foram o primeiro país a celebrar, com o nascimento de Danica May Camacho, no hospital Jose Fabella, na capital Manila.

Na Índia, a ONG de defesa dos direitos das crianças Plan International escolheu a bebê Nargis, que nasceu às 7h25 no horário local no Estado de Uttar Pradesh, como a representante do número sete bilhões.

Na Rússia, dois bebês nascidos em áreas remotas do país foram escolhidos como símbolos dos sete bilhões.

Jornalista é atacada por vândalos durante trabalho ao vivo...

Há um vídeo que explica a situação vivida pela repórter durante o trabalho.. 

Rodada de negócios Brasil X Alemanha...


Serão 3 encontros com empresários brasileiros. Os processo de aproximação dos empresários est sendo agendados pelo Departamento de Comércio Exterior da Câmara Brasil-Alemanha 
  1. 07/11 a delegação dos empresários de Bayern;
  2. 11/11 a delegação de empresários de Potsdam;
  3. 18/11 os empresários de  Baden-Württemberg

Poesias especiais...



Foi aprovada pelo Ministério da Cultura a captação de 147 000 reais via Lei Rouanet para o projeto do terceiro livro da poetisa Leide Moreira, que escreve somente com o movimento ocular. Leide sofre de esclerose lateral amiotrófica, doença que degenera os músculos.
O projeto prevê, além da produção de Não espere de mim apenas poesias, lançamento com leitura pública com a presença de Leide, que se locomove em maca com suporte de ambulância UTI e respira com a ajuda de aparelhos respiratórios
Por Lauro Jardim

Carinhosa despedida...

"Um dia ele apareceu na vilinha, não se sabe de onde. Já chegou adulto, meio labrador, meio lata, com o rabo cortado. Alguns o chamaram, então, “Cotó”. Outros o tinham por “Martim”, jamais consegui saber em razão de que marca..."
"Naquela pequena vila, ele nos dava a ilusão da eternidade e alimentava as nossas esperanças..."

"Morreu Cotó, e o tempo nos invadiu. Terei de aprender a amar outra narrativa na mesma paisagem, da qual ele não é personagem..."

BLOG DO ALUIZIO AMORIM: OLAVO DE CARVALHO DETONA O ESQUERDISMO E OS ENDINH...

BLOG DO ALUIZIO AMORIM: OLAVO DE CARVALHO DETONA O ESQUERDISMO E OS ENDINH...: Vale a pena ver e ouvir o Olavo de Carvalho. Por mais reparos que se possa fazer ao seu discurso ele tem toda a razão. Dá-lhe Olavão!

SENADOR DEFENDE A PENA DE MORTE...

Senador Cassol defende a pena de morte...
Leia

BLOG DO ALUIZIO AMORIM: UMA VOZ EM DEFESA DA LEI E DA ORDEM: SENADOR DEFEN...: SENADOR CASSOL: em defesa dos cidadãos indefesos Apesar de nascido no Brasil e filho de brasileiros, o senador Reditario Cassol (PP-RO...

Contra TV, YouTube lança 100 canais - Link Estadão – Cultura Digital - Estadao.com.br

Contra TV, YouTube lança 100 canais - Link Estadão – Cultura Digital - Estadao.com.br


O YouTube anunciou o lançamento de cem canais de programação original, com conteúdo fornecido por parceiros como o Wall Street Journal, Madonna, Jay-Z e Ashton Kutcher. Os novos canais vêm para disputar público e receita publicitária com a TV tradicional.

ESPN.com.br / Pan 2011 - Recordista, gordinho e ex-gari lideram lista de heróis brasileiros no Pan

ESPN.com.br / Pan 2011 - Informação é o nosso esporte - Recordista, gordinho e ex-gari lideram lista de heróis brasileiros no Pan

Hoje é dia D, de Carlos Drummond de Andrade


by Juliana Coutinho


Carlos Drummond de Andrade

(...) Pois de tudo fica um pouco.
Fica um pouco de teu queixo
no queixo de tua filha.
De teu áspero silêncio
um pouco ficou, um pouco
nos muros zangados,
nas folhas, mudas, que sobem.
Ficou um pouco de tudo
no pires de porcelana,
dragão partido, flor branca,
ficou um pouco
de ruga na vossa testa,
retrato.
(...) E de tudo fica um pouco.
Oh abre os vidros de loção
e abafa
o insuportável mau cheiro da memória.
(Resíduo)

"A minha vontade é forte, mas a minha disposição de obedecer-lhe é fraca."
Carlos Drummond de Andrade

As pontes do mundo....

Apreciem as obras que ligam um lado a outro e não perdem a postura e a beleza

Somos 7 bilhões de pessoas?



"O mundo deve alcançar, na próxima segunda-feira (31), a marca de 7 bilhões de pessoas, segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU). Para a organização, o número representa conquistas e desafios e, principalmente, afetará as regiões mais pobres..."


 "O marco dos 7 bilhões de pessoas no fim de outubro representa um desafio, uma oportunidade e um chamado à ação", disse Osotimehin..."



Mulheres vão comandar geração ‘7 bilhões’

Segundo Taís Santos, do Fundo de População da ONU no Brasil, serão elas que cuidarão dos idosos -(Diário de São Paulo)http://www.diariosp.com.br/noticia/detalhe/2539/Mulheres+vao+comandar+geracao+%917+bilhoes%92

Pequena súmula do Pan-Americano de Guadalajara, México.
O Pan distribuiu quase 1.200 medalhas. O total de competidores foi 6.000. Então, 1 atleta em cada 5 conseguiu uma medalha. A proporção do Brasil foi de 20%. Ou seja, ficou na média. O Brasil tinha cerca de 700 atletas e teve 141 prêmios.
A partir do ponto de vista estatístico a atuação do esporte brasileiro foi mais que mediana. 
O perfil técnico da competição foi bom. Mais da metade dos esportes que contam recordes foram superados pelos atletas.
Outro comentário pertinente é que os cinco primeiros países da competição ficaram com quase 80% dos prêmios. Se dividirmos 80 por cinco países a divisão acusaria 16% para cada país. Nessa situação ficamos um pouco acima da média.
Das 42 delegações esportivas das Américas no Pan quinze delas não foram ao pódio.
Como curiosidade vê-se que o número de medalhas distribuídas nunca coincide com a verdade da distribuição. A razão da diferença é a premiação dos esportes coletivos. Exemplo: o futebol, o basquete, o vôlei, o handebol merecem uma medalha de ouro e as demais prata e bronze. Na verdade elas são 54 para o futebol; são 36 para o basquete; são 36 também para o vôlei e o handebol. Se formos levantar mais algumas incorreções podem ser aumentadas para o remo com barcos de 8, 4, 4 com; podemos seguir para o tênis com os prêmios para duplas, duplas mistas, na natação, na ginástica olímpica, no atletismo com os 4x100 feminino e masculino e tantos outros... O número de medalhas de um Pan-Americano chega a 1.500.
Na área de logística do Pan houve reclamações. Faltou água na Vila Olímpica; a piscina foi outra queixa dos nadadores; atrasos do início de jogos e houve outras falhas...
Na parte técnica houve reclamação de juízes, de marcações de tempo, ou seja, as reclamações de sempre.
Para o bem da competição seria interessante mudar a maneira de distribuir o quadro de medalhas. A oportunidade para esta providência seria a partir do próximo Pan, em Toronto, no Canadá em 2015. A inovação traria transparência e ética. É uma ideia!
Caso aconteça a mudança do quadro de medalhas de um Pan-Americano o modo de se estudar a projeção de uma competição desse nível seria completamente diferente. Seria uma plataforma que apresentaria e cumpriria melhor a distribuição das forças esportivas da América.