Postagem em destaque

Coisa feia e aterrorizante para o Brasil...

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Carta de Yoany Sanchez chega ao Itamaraty, por meio da embaixada brasileira, e deve chegar às mãos da presidente Dilma durante a viagem à Cuba...


http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/01/blogueira-cubana-oficializa-pedido-dilma-para-vir-ao-brasil.html

Pelo Twitter, Yoani afirma que entregou carta a presidente em embaixada.
Opositora quer que Dilma, que vai a Cuba dia 31, interceda por sua vinda.



Na semana passada, Yoani já havia divulgado o conteúdo da carta à presidente, em que pede um encontro durante a visita de Dilma a Havana, no próximo dia 31, para explicar os motivos pelos quais quer vir ao Brasil. Pelas leis cubanas, só pode deixar o país quem tiver uma autorização do governo.

“Como a senhora, nós também preferimos ‘um milhão de vozes críticas ao silêncio das ditaduras’. Eu pertenço a esse grupo plural, múltiple, que está reclamando um espaço na sinfonia nacional, por meio da palavra, da não violência e do jornalismo cidadão”, afirma a carta, citando frase da presidente durante seu discurso de posse (leia a íntegra da carta, em espanhol).

No texto, Yoani volta a pedir, à presidente que a ajude a deixar o país para participar, em Jequié, na Bahia, da pré-estreia do documentário “Conexão Cuba Honduras”, do documentarista baiano Dado Galvão, do qual é uma das personagens centrais. Adiada outras vezes devido à ausência da blogueira, a exibição do filme está prevista para 10 de fevereiro.

O Itamaraty confirmou o recebimento da carta pela embaixada em Havana, e disse que ela será entregue à Presidência da República. Não há previsão ainda, na agenda da presidente durante a visita à ilha, de um encontro com a cubana.

Desde que criou o blog “Generación Y”, em 2007, Yoani já teve 18 pedidos negados para deixar Cuba, três deles para vir ao Brasil, onde também tentou lançar seu livro “De Cuba com carinho” (Editora Contexto).

A blogueira e jornalista cubana Yoani Sánchez disse por meio de sua conta no Twitter ter entregado à embaixada do Brasil em Havana um pedido oficial à presidente Dilma Rousseff que interceda com o governo cubano para que possa viajar ao Brasil.

“Ainda não obtive o visto para o Brasil, mas já entreguei a carta a @Dilmabr desde sexta-feira passada na embaixada [brasileira] em Havana”, publicou a blogueira, uma das principais vozes de oposição ao governo, nesta terça-feira (24).

Nenhum comentário:

Postar um comentário