segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

"Não desperdice"... Você pode ter em casa uma coleção de coisas guardadas que poderão criar uma deslumbrante exposição de um passado ou um obra de arte....


10.000 OBJETOS EM 50 ANOS



Muitos artistas contemporâneos utilizam objetos do dia a dia para criar obras de arte ou questionar valores da sociedade moderna. Mas poucos trabalhos são tão impactantes quanto a instalação do chinês Song Dong que chega a Londres no próximo mês. Intitulada Waste Not(tradução de wu jin qu yong, ou “não desperdice” em português), a obra é uma imersão na vida da mãe do artista, e nos dá uma ideia de como era a vida na China comunista durante o período pós-guerra.

Waste Not é formada por cerca de dez mil itens – de tubos de pasta de dente vazios, brinquedos e cobertores, até recipientes plásticos e potes de metal – juntados (ou melhor, não desperdiçados) pela mãe de Song Dong durante 50 anos.
A coleção segue ao pé da letra o lema de não desperdiçar e viver apenas com o necessário que permeou a vida no país durante muitos anos. Todo e qualquer objeto possuía uma longa sobrevida, e, mesmo quando a situação social, política e econômica chinesa começou a mudar, o medo de um possível racionamento aliado ao costume de não jogar nada fora impediu que esse monumental conjunto fosse para o lixo.
Como se não bastasse, após a morte do seu pai, Song Dong viu a mãe agarrar-se aos preciosos objetos e afundar numa grave depressão – o que acabou servindo como inspiração para o artista. Para ajudá-la, ele propôs que trabalhassem juntos, transformando as peças em uma obra de arte. O surpreendente resultado, que agora chega à capital britânica, já passou também pelo MoMA em Nova York.
Apesar da inesperada morte da mãe em 2009, ela chegou a participar da primeira montagem, feita em Pequim, em 2005. Para homenagear seus pais, Song Dong criou um luminoso, que fará parte da mostra em Londres, com os seguintes dizeres: “Dad and Mom, Don’t Worry About Us, We Are All Well” (Pai e mãe, não se preocupem conosco, estamos todos bem).
Waste Not vai ocupar a galeria The Curve, dentro do centro cultural Barbican, a partir do dia 15 de fevereiro, e lá fica até 12 de junho. A entrada é gratuita. (HELOÍSA RIGHETTO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário