Postagem em destaque

Coisa feia e aterrorizante para o Brasil...

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Atuação da Força Nacional em Salvador é definida - A TARDE On Line - CIDADES

Atuação da Força Nacional em Salvador é definida - A TARDE On Line - CIDADES

Atuação da Força Nacional em Salvador é definida

Da Redação, com informações de Franco Adailton, George Brito e Lúcio Távora
Margarida Neide /AG. A TARDE
Notícias de arrastões deixou população apreensiva nesta quinta
Notícias de arrastões deixou população apreensiva nesta quinta
Lúcio Távora | AG. A TARDE

Integrantes da Força Nacional definiram com o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, nesta sexta-feira (3), como será a atuação dos 150 homens que chegaram à Salvador nesta quinta (2).
Eles se reuniram nesta manhã, mas só vão divulgar como o trabalho será organizado às 14 horas durante entrevista coletiva. O efetivo da Força Nacional ainda não foi para a rua para reforçar o policiamento na cidade. O Exército também ajuda no policiamento em Feira de Santana.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, confirmou nesta sexta que 10 mil PMs aderiram à greve liderada pela Associação dos Policiais, Bombeiros e seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra-BA). Esse número representa um terço do efetivo da corporação.
O comandante está reunido nesta manhã com representantes das outras três associações de policiais na tentativa de chegar a uma solução para interromper a greve iniciada no último dia 31.
Negociação -  O secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, voltou a afirmar, nesta manhã, que não vai dialogar com os grevistas. "Não vamos negociar com quem quer criar clima de terror. Não podemos aceitar que policiais encapuzados e armados façam o que estão fazendo", disse o secretário em entrevista a uma emissora de televisão.
Questionado se a população pode sair de suas casas hoje, o secretário não deu uma recomendação ao cidadão. "A situação é sensível e não podemos desconsiderar isso. Mas vamos restabelecer essa sensação de segurança o mais rápido possível", disse.
A Justiça concedeu uma liminar, na manhã de quinta-feira, ao governo do Estado que decreta a ilegalidade da greve  dos policiais militares da Bahia. A decisão deve ser cumprida de imediato, sob pena de multa de R$ 80 mil, por cada dia de paralisação.
Manhã - Esta sexta-feira amanheceu com clima de tranquilidade em Salvador após uma quinta-feira (2) de insegurança com arrastões, comércio fechando mais cedo e população apreensiva.
No começo da manhã, os soteropolitanos tentaram manter a rotina e seguiram para o trabalho, deixando os pontos de ônibus cheios. Os ônibus circularam normalmente, mas podem parar às 18h, caso o clima de tensão da noite anterior se repita. A informação foi passada pelo Sindicato dos Rodoviários para que a população usuária do sistema de ônibus possa antecipar a volta para casa.
A população também manteve os hábitos nesta manhã, saindo para caminhar e fazer suas atividades físicas. A vendedora de mingau Eliene Alves, 50 anos, seguiu sua rotina nesta sexta e saiu de casa às 5 horas para trabalhar no ponto de ônibus na Avenida Paralela, na altura da Grande Bahia. "Não vi, nem ouvi falar de nenhuma situação de arrastão. Para mim, o fluxo de pessoas no ponto está normal para dias comuns".

Apesar da tentativa de seguir os compromissos, os soteropolitanos continuam apreensivos. Populares acharam que um ônibus atravessado na rua na Estrada do Coco era resultado de mais um ataque. Mas o veículo da empresa Costa Verde estava parado na via após colidir com outro automóvel. Os passageiros tiveram apenas escoriações. 

Nesta manhã, entre 5h e 7h20, a reportagem percorreu a região da Paralela, Sussuarana, Vale dos Lagos, Jardim Armação, Tancredo Neves e Lauro de Freitas e não avistou nenhuma viatura da PM.

A situação no bairro da Liberdade está tensa após policiais da 37ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) receberem denúncia de que a unidade seria invadida. No mesmo bairro, cinco lojas foram arrombadas e saqueadas nesta madrugada.
Cinco lojas da Cesta do Povo foram assaltadas entre quinta e sexta. As ações aconteceram nos bairros da Liberdade, Caixa D'água, Ogunjá, Mata Escura e Pirajá. Em Mata Escura, o clima é de insegurança entre populares e comerciantes. Os lojistas não abriram as portas nesta manhã.

Dezessete pessoas foram assassinadas da madrugada desta sexta até as 12h30 de hoje em Salvador e Região Metropolitana, de acordo com boletim da Superintendência de Telecomunicações das Polícias (Stelecom). Entre as vítimas, estão quatro moradores de rua que foram mortos nesta sexta na Avenida Jorge Amado, no Imbuí.

Desde o início do movimento grevista, no último dia 31, foram contabilizados 39 homicídios. Nesse mesmo período foram roubados 80 veículos em Salvador e RMS.
Na Assembleia Legislativa da Bahia, onde os policiais grevistas estão acampados desde o início do movimento, o clima é de tranquilidade. Três viaturas da Polícia Militar (PM) impedem o acesso ao pátio onde os policiais e suas famílias estão acampados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário