Postagem em destaque

Notícias no BRADO JORNAL ...

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Campos 24 Horas | Jaime Lerner e Carla Machado apresentam propostas para revisão do Plano Diretor em São João da Barra

Campos 24 Horas | Informação rápida: dia e noite!: Jaime Lerner e Carla Machado apresentam propostas para revisão do Plano Diretor em São João da Barra
jaime-lerner-sjb-2.jpg (640×427)Um momento único na história do Município”. Com essa definição, o arquiteto e urbanista Jaime Lerner deu início, ao lado da prefeita Carla Machado, à apresentação das propostas de revisão do Plano Diretor de São João da Barra, nesta quarta-feira (08/02). Consolidadas após um ano de trabalho desenvolvido pelos técnicos da Prefeitura de São João da Barra em conjunto com o escritório de Lerner, as propostas serão avaliadas em audiências públicas e, em seguida, enviadas pelo Executivo à Câmara Municipal para apreciação e aprovação.
Elaborado com o objetivo de induzir e fomentar o crescimento ordenado do Município, que passa por um processo de desenvolvimento em decorrência da implantação do Complexo Industrial do Superporto do Açu, o maior empreendimento privado da América Latina da atualidade, a revisão do Plano Diretor vai nortear as políticas públicas no Município para os próximos anos.>>>>>
Uma das principais preocupações da administração municipal é além de ordenar a instalação de empresas, tanto do setor industrial, como de comércio e serviços, garantir que as vocações locais sejam contempladas em um projeto que possa impulsionar o desenvolvimento econômico e social. Conter as ocupações irregulares é um dos efeitos do crescimento que a Prefeitura vai atuar. Daí a importância da nova legislação, que regula toda a ocupação e o uso do solo.
Por meio de um convênio firmado entre a Prefeitura e a REX (empresa de desenvolvimento imobiliário do Grupo EBX), Lerner recebeu a incumbência de desenvolver os estudos para as mudanças que serão implementadas na revisão do Plano Diretor. Essas propostas têm foco nos diversos eixos de desenvolvimento local, levando em consideração as vocações tradicionais – como a agricultura e o turismo, e as novas alternativas da economia – indústria, comércio e serviços, que serão impulsionadas com o Complexo Industrial. O urbanista também foi contratado pela REX para conceber o projeto de um novo bairro em São João da Barra.
Atualmente com mais de 33 mil habitantes, São João da Barra tem 464 quilômetros quadrados, sendo uma das cidades que mais cresce no Brasil. Estudos apontam para um crescimento do PIB – Produto Interno Bruto – local superior a 700%, até 2025, e um crescimento populacional que poderá levar o número de moradores a algo em torno de 250 mil. Com cerca de 22 mil domicílios, segundo o Censo do IBGE (2010), o município precisará de mais 84 mil unidades, e em 2025, deverá ter 995 salas de aula e 670 leitos hospitalares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário