Postagem em destaque

Como está JERUSALEM durante a guerra

COMO ESTÁ JERUSALEM DURANTE A GUERRA? Israel com Aline - YouTube https://g.co/kgs/6v1eKLG

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Fronteira dos EUA e do México pode ser um local de hostilidades diplomáticas por causa de um outdoor...


Letreiro para gringo ver



Um enorme letreiro com a inscrição "No more weapons" ("Basta de armas") foi colocado a 150 metros da fronteira entre o México e os Estados Unidos e pode ser lido dos dois lados. O outdoor foi feito por militares mexicanos com três toneladas de armas apreendidas de criminosos. A inscrição em inglês não é por acaso: a ordem partiu do presidente do México, Felipe Calderón, que responsabiliza os Estados Unidos pelo contrabando das armas que cruzam a fronteira e colaboram para aumentar o clima de violência no México. O letreiro foi colocado durante uma visita de Calderón a Ciudad Juárez, a cidade mais violenta do país e que também sofre com as consequências do atual combate ao narcotráfico empreendido pelo líder mexicano.
Na chamada de atenção aos Estados Unidos, Calderón lembrou que no país vizinho as armas são compradas com a mesma facilidade com que se compra uma caixa de ferramentas. Ele defendeu a volta da legislação que esteve em vigor até 2004 e que limitava o tráfico de armas ao México, mas admitiu que o contrabando envolve fortes interesses, principalmente da indústria armamentista e do Congresso americano.
As 140 mil armas apreendidas durante o Governo de Calderón formam um verdadeiro arsenal de guerra que poderia abastecer os exércitos de Guatemala, Nicarágua, El Salvador e Honduras juntos, afirmou o presidente mexicano. Muitas delas foram destruídas na cerimônia assistida por Calderón em Ciudad Juárez.
Ele mandou ainda um recado a Barack Obama: reconheceu as ações do líder americano no esforço de deter a violência do outro lado da fronteira, mas afirmou que elas ainda são insuficientes. Presidentes da América Central já fizeram críticas similares aos Estados Unidos, principalmente em relação ao consumo de drogas no país, que sustenta os cartéis da região e gera violência em seus territórios

Nenhum comentário:

Postar um comentário