Postagem em destaque

Coisa feia e aterrorizante para o Brasil...

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Moça de 16 anos canta 'Desafinado' com afinação e prazer...


Segunda-feira, Fevereiro 06, 2012

O "DESAFINADO" NA VOZ AFINADÍSSIMA DE ANDREA MOTIS, A GRANDE REVELAÇÃO DO JAZZ DA CATALUNHA.


Nem tudo está perdido, minha gente. Abro espaço para essa talentosa jovem revelação do jazz de Barcelona, Catalunha, Andrea Motis. Com apenas 16 anos de idade, deve completar 17 neste ano, Andrea Motis já é uma artista de primeira linha. Além de cantar afinadíssima, com estilo próprio e timbre diferenciado, ainda toca trompete e sax. 
Andrea foi uma descoberta causal do maestro Joan Chamorro que rege o quinteto e toca sax tenor nesta apresentação. Apaixonado pelo jazz, Chamorro é professor numa escola de música em Sant Andreu, um dos 11 distritos de Barcelona. Andrea Motis foi e é sua aluna nessa escola que reúne principalmente adolescentes e crianças que se dedicam a aprender a execução de um instrumento musical.
De repente o experiente maestro e multi-instrumentista viu que tinha um talento nato entre seu concorrido alunado: Andrea Motis, aos 12 anos já fazia parte dos grupos musicais que iam surgindo pelo dedicado trabalho de Chamorro. Logo Andrea já estava tocando e cantando em inúmeras apresentações dos grupos profissionais dirigidos pelo maestro. Recentemente, o quinteto de Chamorro gravou um CD de jazz em que a estrela é Andrea Motis.
Andrea canta com desevoltura e delicadeza os mais famosos standards do jazz e da bossa nova, como vocês podem conferir no YouTube. Nesta apresentação ao vivo no Festival Internacional de Jazz de Barcelona, no Teatro Coliseum, em novembro de 2011, Andrea arrebata o auditório lotado. Canta com rara competência, charme e swing, o Desafinado (versão em inglês), de Tom Jobim, uma das mais famosas composições desse brasileiro excepcional dotado de insuperável genialidade musical.
Acompanham Andrea nessa excelente performance Joan Chamorro, na regência e sax tenor; Ignasi Terraza, piano; Josep Traver, guitarra, David Mengual, contrabaixo e Esteve Pi, bateria.
Enquanto no Brasil a bossa nova é esquecida para dar lugar ao pagode, ao axé e ao sertanejo, no exterior é idolatrada em teatros lotados como mostra este vídeo. 
A bossa nova, como já afirmei aqui no blog em diversas oportunidades, é a única coisa de importância cultural internacional já criada no Brasil. Está no mesmo nível do jazz e as composições de Tom Jobim estão rigorosamente no mesmo nível dos mais importantes compositores de jazz de todos os tempos.
Envio daqui do blog o meu afetuoso abraço a Andrea Motis e os melhores cumprimentos ao maestro Chamorro e a todos os músicos pela competência,  profissionalismo e bom gosto.
A apresentação está espetacular!

Nenhum comentário:

Postar um comentário