Postagem em destaque

O BRASIL ESTÁ FICANDO sem gra ca...

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Plano Diretor para São João da Barra é apresentado por Carla Machado e Jaime Lerner...

http://fmanha.com.br/


São João da Barra vai investir no transporte aquaviário

Bianca Alonso

Paulo Sergio Pinheiro
Um dos urbanistas mais respeitados do Brasil, Jaime Lerner apresentou à imprensa, na manhã de ontem, propostas para a revisão do Plano Diretor de São João da Barra (SJB). O objetivo é fazer com que o crescimento rápido que o município vem sofrendo não aconteça de forma desordenada. O encontro aconteceu no Palácio Cultural Carlos Martins e contou com a presença da prefeita Carla Machado. Entre as ações propostas no projeto estão o urbanismo líquido, com o transporte aquaviário, rede de ciclovia e criação de espaços de entretenimento.

— Momentos como este são raros em nosso país. Em geral, os grandes investimentos acontecem e o planejamento vem depois, o que prejudica o desenvolvimento da região. Para que tudo aconteça de maneira correta, são necessários vontade, solidariedade, estratégia e corresponsabilidade — frisou Jaime.

O projeto de urbanismo líquido faz parte dos estudos desenvolvidos pela equipe do urbanista. Segundo ele, é possível criar condições de drenagem, uma visão onde a água é um componente importante, inclusive para o transporte e lazer. O plano foi apresentado pelo coordenador do Plano Diretor, Taco Roorda, que faz parte da equipe do urbanista.

Jaime informou que talvez São João da Barra seja a primeira cidade do país onde o transporte aquaviário será realidade. “Imaginem quantas cidades não gostariam de ter este transporte. Imagine sair de São João da Barra de barco, ter áreas interligadas por água. A tecnologia está levando a crer que tudo isso é possível. Estamos projetando ainda a ideia de trazer pequenos ônibus elétricos para complementar o sistema”, contou.

Jaime ressaltou que a cidade pode ser mais do que um grande investimento, sendo possível que se torne uma vanguarda. “Nosso trabalho é fazer com que o município vire vanguarda em transporte, em me-io ambiente, concepção, educação, investimento social e muito mais. É uma oportunidade que está sendo dada para toda a região”, concluiu.

“Temos responsabilidade com o futuro”

A prefeita Carla Machado disse que a preocupação com o futuro de SJB é grande. Anos atrás, segundo ela, quando se falava em porto, ninguém acreditava e hoje é possível ver, não apenas o porto, mas contratos firmados de siderúrgicas, distrito industrial desenhado, entre outros.

— Temos a responsabilidade com o futuro e, por isso, pedimos a colaboração do Grupo de Eike Batista para contratar a empresa de Jaime, para prepararmos a cidade para os grandes desafios — disse.

Segundo Carla, foram vários meses de trabalho da equipe para finalizar o projeto. Agora, será levado para audiência pública e depois encaminhado à Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário