Postagem em destaque

PCC SE DESFAZ E OUTRA FACÇÃO SURGE ...

terça-feira, 20 de março de 2012

BBC Brasil - Notícias - 'Nova classe média está mudando a Rússia', diz autor mais vendido no exterior

'Nova classe média está mudando a Rússia', diz autor mais vendido no exterior
Atualizado em  19 de março, 2012 - 11:32 (Brasília) 14:32 GMT
Boris Akunin (AP)
Akunin é figura proeminente da oposição na Rússia
A nova classe média russa está mudando o cenário político no país, na opinião de um dos mais proeminentes porta-vozes da oposição, o autor Boris Akunin.
Indignado com o autoritarismo e a corrupção em na Rússia, Akunin, o escritor contemporâneo russo mais conhecido no exterior, resolveu suspender o trabalho em um romance para se dedicar à política. O autor foi uma das figuras de destaque nas campanhas da oposição para as eleições presidenciais na Rússia, no início deste mês.
Akunin estava morando e trabalhando em Paris no final do ano passado, mas resolveu retornar ao seu país depois da prisão em massa de vários manifestantes que protestavam contra o resultado das eleições parlamentares em dezembro passado.
Akunin suspendeu o romance que vinha escrevendo, sobre a Revolução Russa de 1917, e se juntou à oposição, durante as campanhas para as eleições que acabaram levando o premiê Vladimir Putin de volta à Presidência.
O presidente eleito chegou a propor um encontro com Akunin, o que não ocorreu até agora.
Boris Akunin é o pseudônimo literário de Grigory Chkhartishvili, nascido em 1956 na Geórgia, quando a República fazia parte da então União Soviética.
Ele resolveu se dedicar à literatura em 2000, depois de trabalhar como tradutor e historiador especializado em Japão na Universidade de Moscou. Sua principal criação é o detetive Erast Fandórin, personagem central de 12 romances policiais, todos ambientados na Rússia czarista, do final do século 19 ao início do século 20.
As aventuras de Fandórin, que chegou a ser descrito como uma mistura de Sherlock Holmes, Hercule Poirot, Maigret e James Bond, foram traduzidas para mais de 30 países, entre eles o Brasil, onde a editora Objetiva lançou os cinco primeiros livros da série: Rainha do Inverno, A Jogada TurcaLeviatãA Morte de Aquiles e Valete de Espadas.
Apenas na Rússia, a série vendeu mais de 15 milhões de livros. Ele possui também uma vasta legião de fãs no exterior, em particular na Europa, onde a prosa de Akunin é constantemente comparado a Tolstói, Gogol e Conan Doyle.
Três de seus livros foram adaptados para o cinema na Rússia.
BBC Brasil - A sociedade russa saiu da letargia política dos últimos anos, como foi visto nas recentes manifestações em Moscou. O que levou a esse despertar da sociedade em relação à democracia?



Nenhum comentário:

Postar um comentário