Postagem em destaque

PCC SE DESFAZ E OUTRA FACÇÃO SURGE ...

segunda-feira, 12 de março de 2012

Ideia antiga está sendo usada pelos bandidos.... Contra Exército, tráfico do Alemão usa campainha, rádio terra-ar e código morse - Rio de Janeir

Contra Exército, tráfico do Alemão usa campainha, rádio terra-ar e código morse - Rio de Janeir


Criminosos recorrem ao improviso e à criatividade nas comunicações para fugir do cerco da Força de Pacificação

Raphael Gomide, iG Rio de Janeiro 12/03/2012 07:00
Foto: AEAmpliar
Traficante FB (E), ex-chefe do tráfico de drogas do Complexo do Alemão, preso em janeiro
Para escapar do cerco do Exército, os traficantes do Complexo do Alemão mesclam improviso e sofisticação na sua comunicação. Adotam meios que variam de fogos de artifício e campainhas a rádios aeronáuticos terra-ar – usados para contato com aeronaves – a fim de manter suas atividades e evitar a repressão da Força de Pacificação.
Os traficantes do Alemão apelam para a criatividade para se comunicar. Na sexta-feira, a tropa apreendeu um dispositivo de campainha, feito por um fio de cerca de 300 metros usado por olheiros para alertar criminosos da presença da repressão. Estava escondido no beco 6, junto a um poste, na Vila Cruzeiro.
Foto: Marcelo Piu/ Agência O GloboAmpliar
Príncipe Harry é cercado por militares do Exército no Alemão, após tiroteio
Outra técnica engenhosa do Alemão, diferente de outras áreas do Rio, é um arremedo de código Morse: mensagens são enviadas à distância, à noite, pelo piscar de luzes.
O Exército, que ocupa a área desde novembro de 2010, já mapeou essas comunicações e por vezes monitora conversas de traficantes pela frequência dos rádios.
Só em fevereiro, com o aumento das patrulhas, os militares apreenderam um rádio terra-ar, 16 rádios-transmissores usados por traficantes – além de 7.000 papelotes de cocaína, cinco armas curtas (pistolas e revólveres), quatro simulacros de fuzis (feitos de madeira), um carregador de fuzil com 18 cartuchos e um saco com cerca de 40 munições da arma longa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário