Postagem em destaque

Notícias de Brasília no Diário do Poder

quarta-feira, 21 de março de 2012

A nudez é mídia de penetração eficiente... Mulheres iranianas no exílio fazem discurso com corpo nu contra opressão à mulher

9/03/2012
 às 19:00 \ Vasto Mundo

Mulheres iranianas no exílio ficam nuas em vídeo de protesto contra a discriminação e os maus tratos

NPR_banner
Banner do calendário das mulheres iranianas que posaram nuas
A história de tirar a roupa para protestar aumenta cada vez mais.
Agora, são cidadãs iranianas no exílio — que, em seu país, são perseguidas pela Polícia da Virtude se saírem às ruas de cabeça descoberta — as que lançaram calendário de fotos em que aparecem nuas. É uma forma de protesto contra os maus tratos e a discriminação às mulheres praticados no Irã em nome do Islã.
O calendário foi lançado no dia 8 passado, o Dia Internacional da Mulher. A ideia é juntar forças ao protesto da blogueira egípcia Aliaa Magda Elmahdy, que postou várias fotos de si mesma e do namorado nus, e por isso sofreu ameaças de morte.
O calendário pode ser baixado – de graça – ou comprado – e a renda será revertida para apoiar as mulheres e a liberdade de expressão -, no blog da ativista Maryam Namazie, radicada em Nova York, que tem a inscrição: “nada é sagrado”, além de contar um convite  para juntar-se ao  movimento contra uma sociedade violenta, o racismo, o sexismo, o assédio sexual e a hipocrisia.
Namazie, em seu blog, diz que “o islamismo e a direita religiosa são obcecados com os corpos das mulheres e exigem que sejam velados, amarrados e amordaçados. Assim sendo, quebra de tabus, como a nudez, é uma importante forma de resistência.”
Vejam o que dizem as mulheres que participaram do calendário, no vídeo abaixo. Depois do vídeo, se quiserem, vocês podem consultar a tradução das curtasfrases ditas em farsi (idioma do Irã) e que aparecem em inglês na tela.

Mulheres iranianas protestam com calendário revolucionário de fotos com nudez
No lugar de quem quer mas não pode …
Eu acredito na igualdade entre mulheres e homens …
Minha nudez é um ”não” ao apedrejamento até à morte …
Meus pensamentos, meu corpo, minha escolha …
Minha nudez é um “não” à política do Islã …
Por que não?
Eu sou uma mulher …
Leia também:
f

Nenhum comentário:

Postar um comentário