Postagem em destaque

MST continua invadindo.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Vídeo: a incrível história da fortaleza voadora congelada por meio século. Ela volta a funcionar mas… Confira | Ricardo Setti - VEJA.com

Vídeo: a incrível história da fortaleza voadora congelada por meio século. Ela volta a funcionar mas… Confira | Ricardo Setti - VEJA.com
Cartaz do documentário sobre o B-29 sepultado no gelo, que foi ao ar pela emissora pública de TV americana, a PBS (Foto: PBS)
Kee Bird era o nome da poderosa superfortaleza voadora B-29-95, daquelas que, aos milhares, ajudaram os Aliados a vencer o nazismo e o militarismo japonês na II Guerra Mundial.
Realizando uma missão secreta de espionagem durante a Guerra Fria — coordenada pelo Comando Aéreo Estratégico (SAC) –, o grande avião, pertencente ao 46º Esquadrão de Reconhecimento da Força Aérea dos Estados Unidos, precisou fazer uma aterrissagem forçada no desolado e geladíssimo noroeste da Groenlândia no dia 21 de fevereiro de 1947.
A Força Aérea conseguiu resgatar a tripulação depois de três dias de agonia na desolação da tundra do Ártico, mas precisou abandonar o avião no local — segundo parecia, para sempre. Várias tentativas de localizar e de recuperar o Kee Bird em 1947 e ao longo dos anos não deram certo.
Até que em 1994, quase meio século mais tarde, uma expedição privada americana liderada por um especialista em restauração de aeronaves, Danny Greenamyer, conseguiu localizar a velha fortaleza, congelada mas em bom estado. Trabalhando dia e noite, a equipe retirou o avião de seu túmulo de gelo, reparou-o, lubrificou as peças necessárias e — quase um milagre — logrou fazer seus poderosos motores funcionarem novamente.
Aí, contudo, ocorreu um imprevisto. Vejam vocês mesmos no vídeo abaixo. A dica, uma vez mais, foi passada ao blog pelo ex-variguiano José Carlos Bolognese.
A proeza da expedição resultou num documentário, B-29-Frozen In Time (B-29 Congelado no Tempo), que foi ao ar em 1996 pela emissora pública de TV americana, a PBS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário