Postagem em destaque

Canal de ISRAEL ...!

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Acesso à Internet tem vínculo com desigualdade social...


16/05/2012 20:39

Um terço dos brasileiros tem internet em casa

Número deixa o Brasil em 63º lugar no ranking de 154 países de pessoas com acesso domiciliar à webDIÁRIO DE S. PAULO
Cerca de 33% dos brasileiros têm acesso à internet em casa e quase a metade utiliza banda larga. Esse número deixa o Brasil em 63º lugar no ranking de 154 países de pessoas com acesso domiciliar à internet. Na Suécia, 97% dos domicílios estão conectados à rede.
A pesquisa Mapa da Inclusão Digital, da FGV (Fundação Getulio Vargas) e da Fundação Telefonica, utilizou dados do Censo 2010, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). De acordo com o mapa, a cidade de São Caetano do Sul apresenta o maior índice do país de acesso à internet em casa (69%). Já em Aroeiras, no Piauí, o percentual é igual a zero.
O estudo mostra também que o nível de acesso se difere numa mesma região. Segundo o coordenador da pesquisa, Marcelo Neri,  essa diferença pode ser explicada pela desigualdade social  e porque uma região pode concentrar mais idosos do que outra. O estudo mostra também que a maior  parte da população acessa a internet em casa, utilizando banda larga (46,92%). Depois, vêm os centros públicos de acesso pago (35,11%). Cerca de 31% acessam no trabalho, seguidos da casa de amigos e parentes (19,7%) e instituição de ensino (17,5%). O acesso público gratuito é utilizado por 5,52% da população. Na pesquisa, os entrevistados puderam escolher mais de uma opção de acesso.
Neri falou da importância de o estado criar mais centros de inclusão digital como forma de socializar os custos de acesso à internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário