Postagem em destaque

Coisa feia e aterrorizante para o Brasil...

segunda-feira, 14 de maio de 2012

New York e seu carisma! / Lucas Mendes


Enviado por Ricardo Noblat - 
14.5.2012
 | 15h03m
GERAL

New York City, a vaidosa, por Lucas Mendes

Lucas Mendes, BBC Brasil
A paisagem do Rio é imbatível. Paris é a mais linda. Roma assombra. Londres é história com charme, inteligência e bom gosto. Mas Nova York é monumental. E campeã de vaidade. Nenhuma outra cidade posou tanto para os fotógrafos. Nem Tóquio.
Podem dizer que minha pesquisa é superficial. Provavelmente. Aprecio correções e críticas.

A vaidosa em 1932

Não fui tão a fundo em dois dias de pesquisas, mas pelo que apurei na internet, nenhuma cidade tem um arquivo com mais de 2 milhões de fotos com todos os prédios, casas, garagens, enfim, qualquer construção que entrasse na frente da câmera levava um clique.
A coleção começou em 1830 e, em duas décadas, as de 40 e 80, os prefeitos pagaram para fotografar a cidade inteira.
A vaidade novaiorquina tinha e ainda tem razões práticas: impostos, seguros e históricas. Pelo endereço do bloco e tamanho da casa, era possível calcular os impostos.

Ainda, e com toda a razão vaidosa, em 2011 (e sem photoshop...)

As seguradoras usavam e usam para compensar perdas de segurados e a cidade tem um arquivo de todas as fachadas históricas que não podem ser alteradas.
Deste vasto arquivo, 870 mil foram digitalizadas e estão disponíveis na internet (nyc.gov/records). Além das fotos publicadas na semana passada, ainda há preciosas coleções de desenhos e a mais completa coleção de fotos relacionadas à justiça criminal no mundo.
Leia a íntegra em Vaidade monumental 

Nenhum comentário:

Postar um comentário