segunda-feira, 30 de julho de 2012

Catedral de Smolensk, Rússia


Enviado por Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa - 
30.7.2012
 | 12h00m
OBRA-PRIMA DO DIA - CATEDRAIS BIZANTINAS

Arquitetura - Catedral de Smolensk (1524)

O Convento de Novodevichy, ou Novo Convento das Donzelas, fui fundado em 1524 por Vasily III em comemoração à recaptura de Smolensk das mãos dos lituanos, em 1514.
A principal igreja do convento, a Catedral da Assunção, foi dedicada ao ícone conhecido como Mãe de Deus; reza a tradição que o ícone foi pintado por São Lucas, o Evangelista.
O convento é uma miniatura do Kremlim; as magníficas cinco cúpulas de sua catedral seguem o estilo da Catedral da Assunção, que fica dentro do Kremlim.
 
 No início do século XVII, durante o reinado de Boris Godunov, as paredes da catedral foram ornamentadas com afrescos representando episódios históricos da luta pela criação de um Estado russo unido.
Em 1680, uma equipe de artistas e artesãos criou uma das obras mais lindas da época: um iconostasis todo em ouro. Iconostasis é uma parede ou biombo divisório decorado com ícones, que separa a nave da igreja do Santuário. O biombo da Catedral de Smolensk atrai visitantes do mundo inteiro (foto abaixo).
 
A Torre do Sino, semelhante à famosa Torre do Sino que Ivan, o Terrível, fez construir no Kremlin, foi erguida entre 1689 e 1690 e consiste numa estrutura hexagonal coroada por uma cúpula dourada. As muralhas de fortificação do convento são anteriores à catedral, e datam do final do século XVI.
 
 O cemitério, que faz parte do complexo, é dividido em Velho e Novo. No Novo Cemitério estão enterrados alguns notáveis, tais como Tchecov, Maiakosvsky, Gogol, Stanislavsky, os Tretiakov e Nikita Kruschev.
Em 1922, o convento foi fechado por ordem dos soviéticos, as freiras expulsas e o convento transformado no Museu da Emancipação da Mulher. Em 1964, tornou-se residência oficial do Metropolitano da Igreja Ortodoxa.
Hoje, todo o complexo, que inclui o convento e suas dependências, as muitas capelas, o refeitório, as dependências dos criados, além, como é óbvio (e como nunca deixou de estar), a Catedral, está aberto ao público.

Smolensk, Rússia

Nenhum comentário:

Postar um comentário