Rio -  Gigantes da Internet e da área de tecnologia como Google, Facebook, Apple e Twitter abrem vagas de empregos possibilitando a milhares de brasileiros a chance de trabalhar no exterior ou nas filiais instaladas no País. Essas companhias são consideradas ‘empresas dos sonhos’ por terem um ambiente de trabalho mais descontraído. E o melhor: é possível conquistar uma oportunidade para trabalhar lá.

A pesquisa da Cia de Talentos, empresa de recrutamento e seleção de profissionais, comprova isso: 46.107 jovens brasileiros afirmaram que a Google é a companhia mais desejada para atuar. Entre os motivos da escolha dos entrevistados, estava a qualidade de trabalho, ambiente saudável, oportunidade de realização pessoal/fazer o que gosta, possibilidade de carreira internacional e envolvimento em diferentes projetos.

Também envolvida na pesquisa, a Nextview People acredita que não há como ter jovens fiéis a uma marca se não há chance de crescimento na empresa. “Desenvolvimento profissional e conhecimento são grandes pontos de atenção dos jovens e se a empresa impedir ou não proporcionar isso, eles vão buscar melhores chances”, conta Danilca Galdini, sócia da companhia.

E é essa percepção que constitui nomes como Google, Facebook, Twitter e Apple. Os escritórios são diferenciados, com diversos espaços para lazer, com jogos, restaurantes, sofás, salas de descanso e até bares. Tudo para reforçar o conceito dos seus próprios produtos: inovação, criatividade e social. Tal modelo de ambiente de trabalho e a evolução dessas empresas têm estimulado o público jovem a tentar uma vaga.

Interessou? Profissionais de áreas como Tecnologia da Informação, Administração, Comunicação Social e Marketing têm chances por lá. Mas é preciso preparação e muito estudo, pois elas exigem experiência de um a dez anos de mercado, dependendo da vaga a qual se candidata — júnior a gerente — e fluência oral e escrita em inglês.

Ser proativo faz candidato ter vantagem na disputa

Além de formação Superior, cursos de especialização, experiência no mercado e idiomas, é preciso ter uma personalidade de destaque, ser proativo. Essa é a ‘receita’ de Denise Retamal, diretora-executiva da Rhio’s Recursos Humanos. Segundo ela, um emprego nas gigantes como Google e Facebook pode exigir algo diferente de muitas outras empresas por aí. “Diversas carreiras que podem ser desenvolvidas nessas empresas, exigem um perfil específico do profissional”, analisa.
Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia
Profissional de Tecnologia da Informação, Luiz Felipe Costa afirma: ‘Penso em trabalhar nessas empresas. São famosas e renomadas no setor que trabalho’ | Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia
Ela lista: “Além de uma boa formação no Ensino Superior, é preciso ser amante deste universo de redes sociais e tecnologia, além de ser essencial o conhecimento do inglês”. Para a especialista, o segredo na busca por uma vaga também está na personalidade do candidato.

“Independentemente da profissão, o ideal é ser proativo, ter uma visão estratégica, cultivar criatividade e ter noções de marketing ou gestão de negócios”, avalia Denise.

Luiz Felipe Costa, 21 anos, se forma neste ano e já vislumbra as portas do futuro. Alguns de seus objetivos profissionais são em empresas como Google, Facebook e Apple, que ele não esconde ser fã: “Penso em trabalhar nessas empresas, sem dúvidas. São famosas e renomadas no setor que trabalho”, afirma.

Costa, que é desenvolvedor na Infobase Consultoria, de Tecnologia da Informação, já tem formação completa de inglês e pensa em novas qualificações. “Quero mais especializações na minha área, que são vitais para enriquecer o conhecimento e praticar minhas habilidades em TI”, diz.

Dicas


CURSO GRATUITO
Surgem diversas vagas para Tecnologia da Informação em empresas. O Brasil Mais TI (www.brasilmaisti.com.br) oferece por ano dez mil vagas em cursos gratuitos de formação.

CHANCE NO EXTERIOR
A feira Eduexpo chega ao Rio dia 17 de setembro, no Hotel Marriott (Avenida Atlântica 2.600, em Copacabana). Com entrada gratuita, os interessados poderão descobrir cursos de idioma, graduação, pós, MBA, extensão, Ensino Médio, estágios, cursos de férias, bolsas e trabalho remunerado. Inscrições em: www.edufindme.com/eduexpo2012.

Caso o jovem consiga uma oportunidade em um dos escritórios no exterior, é possível considerar a chance de fazer um curso também. Segundo Julio Ronchetti, é preciso planejamento na hora de montar essa nova rotina profissional fora do País, com curso e trabalho: “Alguns é possível conciliar com estudos, outros não”.

REDE SOCIAL
A Eduexpo criou uma rede social para quem quer se conectar com universidades e estudantes de todo o mundo, a Edufindme. Basta acessar o endereço http://edufindme.com e fazer contato para conhecer tudo sobre a vida ‘lá fora’.

GOOGLE

A frase que convida o candidato a trabalho na Google é “Faça coisas legais que importam”. No endereço www.google.com/about/jobs é possível saber como é, detalhadamente, ser um funcionário da empresa. Além disso, conhecer os papéis e carreiras que podem ser desenvolvidos na Google. Por último, o site também mostra as vagas abertas para cada país. No Brasil, Belo Horizonte e São Paulo abrigam uma filial da gigante: até ontem, no primeiro escritório, três postos em aberto; no segundo, 39. As chances podem variar, portanto, se candidate enquanto há tempo.

FACEBOOK

O escritório do Facebook em São Paulo está com oito vagas disponíveis. No site www.facebook.com/careers, é possível se candidatar: até ontem, estavam abertas chances para soluções em mídia, finanças, vendas, marketing e comunicação interna. O portal também relata, em vídeos, textos e declarações dos próprios funcionários, como é construir uma carreira e a rotina dentro da empresa. Para se candidatar, é bem prático: selecionar ‘Inscrever-me agora’ na vaga aberta e anexar currículo. É preciso, no entanto, ter carta de recomendação.

TWITTER

Com inauguração de escritório no Brasil até o fim deste ano, o Twitter convoca brasileiros para uma oportunidade de emprego na empresa. Mas que tipo de candidato eles esperam contratar?

“Estamos sempre interessados em admitir profissionais que são apaixonados, enérgicos e ágeis em seus pensamentos e atividades”, destaca uma porta-voz do microblog. Quem ainda tem dúvidas sobre como é a rotina de trabalho por lá, vale conferir a página https://twitter.com/jobs/why_work.

Para ver as vagas disponíveis, é preciso acessar https://twitter.com/jobs/positions e selecionar a carreira que pretende seguir. Em seguida, verificar se onde está localizada a vaga. Enquanto a filial do Brasil não é inaugurada, as chances estão na sede nos Estados Unidos.

Mesmo que a vaga esteja distante para brasileiros, a porta-voz sugere: “Estude a lista de vagas de emprego, compreenda o negócio que desempenhamos e se candidate!”.

APPLE

Apple, uma das maiores marcas do mundo — e a mais valiosa —, também tem emprego para brasileiros. Ao acessar o endereço www.apple.com/jobs, você pode conferir alguns dos benefícios da empresa. Para se candidatar, clique em ‘Start your search’, em um botão cinza ao lado direito do site. É preciso criar um cadastro no portal para seguir adiante: em ‘Look for a job in Corporate’, selecione ‘Create a profile’ para construir seu currículo virtual ou ‘Start your search’ para saber onde estão as oportunidades. No País, nove vagas estão abertas no escritório de São Paulo, para profissionais em tecnologia, analistas, gerentes e executivos em negócios da companhia e engenheiros.