sábado, 6 de outubro de 2012

Mensaleiros poderão fugir ?

http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2012/10/mensalao-procurador-geral-da-republica.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+BlogDoAluizioAmorim+(BLOG+DO+ALUIZIO+AMORIM)

sábado, outubro 06, 2012

MENSALÃO: PROCURADOR GERAL DA REPÚBLICA ESTUDA PEDIR RECOLHIMENTO DOS PASSAPORTES DOS RÉUS!

Procurador Roberto Gurgel
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, estuda medidas para evitar que os réus condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no processo do mensalão fujam do país. Entre elas, estaria recolher o passaporte. Ele afirmou que precauções devem ser tomadas assim que os ministros fixarem a punição de cada condenado.

— É claro que há uma preocupação grande com a efetividade do cumprimento da pena – alertou Gurgel.

Depois da conclusão do julgamento do mensalão, os ministros deverão analisar um pedido de prisão imediata. Gurgel esclareceu que estuda pedir que os condenados só deixem o país com autorização judicial se o STF não determinar a prisão. No entanto, ele afirmou que não acredita que os condenados no processo fugirão para outro país.

— O mundo hoje é pequeno.

Questionado sobre a possibilidade do ex-diretor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato não retornar ao Brasil, Gurgel disse que o advogado do réu prometeu que o cliente retornaria. O executivo já foi condenado pelo STF e estava em viagem de férias na Europa. Seu advogado Marthius Lobato havia declarado que Pizzolato retornaria ontem ao Brasil.

— Ele saiu do país regularmente — afirmou Gurgel — O advogado me assegurou que ele está retornando.

Quando o procurador soube da viagem de Pizzolato, se lembrou imediatamente do caso de outro condenado com sobrenome italiano: Saltavore Cacciola, o dono do Banco Marka que fugiu depois da prisão decretada por crimes contra o sistema financeiro. Pizzolato também teria nacionalidade italiana.

— Daí é um problema porque em principio nenhum país extradita um nacional. Tem de esperar ele ir para Mônaco — brincou o procurador numa referencia à prisão do número um da lista de procurados pela polícia brasileira, em 2007. Cacciola foi detido pela Interpol durante uma viagem ao principado. Do site do jornal O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário