Postagem em destaque

O BRASIL VAI MAL

Democracia O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este? Caímos, no combate à corrupção, 25 posições, da 69ª para a 104ª posição ...

domingo, 14 de outubro de 2012

Vettel e Alonso são os principais candidatos no Mundial de Pilotos da F1

http://www.jblog.com.br/formula1.php?itemid=30640&catid=257

Vettel vence e lidera mundial

O Grande Prêmio da Coreia do Sul de Fórmula 1 esteve longe de ser um dos melhores da temporada. Com a vitória, Sebastian Vettel assumiu a liderança do mundial. O alemão da Red Bull chegou ao seu quarto triunfo – terceiro consecutivo – em 2012. Em Yeongam, o atual bicampeão conquistou sua 25ª vitória na carreira, igualando o número de triunfos das lendas Jim Clark e Niki Lauda.

A vitória de Sebastian Vettel foi decidida na largada, após ganhar a posição de seu companheiro de equipe. Interessante é que Sebastian largou do lado mais sujo da pista, e, ainda assim, conquistou a liderança na primeira curva. Depois, o alemão disparou na frente e só foi visto na bandeira quadriculada, dada pelo cantor Psy – aquele do mega-sucesso Gangnam Style.

O domínio da Red Bull na Coreia do Sul foi comprovado na dobradinha do time austríaco. O resultado ajudou a Vettel abrir seis pontos de vantagem sobre Fernando Alonso : o alemão chegou a 215 pontos contra 209 do espanhol.

Com uma ótima largada, Alonso não conseguiu ameaçar os touros vermelhos. O espanhol fez uma corrida burocrática. É bem verdade que teve a vida facilitada com as duas McLaren fora da disputa – Jenson Button foi acertado por Kamui Kobayashi na primeira volta e Lewis Hamilton sofreu com os pneus.

Num ritmo melhor do que seu companheiro de equipe, Felipe Massa mostra que vive grande fase na Fórmula 1. O piloto brasileiro foi constantemente rápido e só não pressionou Alonso pelo terceiro lugar porque, faltando 15 voltas para o fim, a escuderia disse claramente para ele manter uma distância de dois a três segundos atrás do espanhol.

E antes que alguém comece a espernear, não há nada de absurdo nesta situação. Afinal, Alonso luta pelo título. Situação bem diferente daquela do GP da Alemanha de 2010, quando Felipe escutou pelo rádio a degradante frase: “Fernando is faster than you”.

Escrevi na última sexta-feira que se fossem contados apenas os resultados desde a volta das férias da F1, ou seja, a partir do GP da Bélgica, Felipe Massa estaria entre os primeiros colocados. Somado o resultado da corrida sul-coreana, o brasileiro da Ferrari seria o vice-líder do mundial com 52 pontos, atrás de Vettel, que teria 93. Nesta situação hipotética, Alonso teria 45.

Em uma corrida com pouquíssimas emoções, duas ultrapassagens merecem destaque. Na primeira, na volta 24, Kimi Raikkonen deixou Lewis Hamilton para trás. Na curva seguinte, o inglês deu o troco e recuperou sua posição naquele momento da prova.

A outra manobra, que foi a melhor do GP, foi a disputa pela sexta posição entre Hamilton e Romain Grosjean. O britânico defendeu sua posição dos ataques do francês com maestria. O que ambos não contavam é que Nico Hulkenberg, da Force India, iria se aproveitar da disputa de McLaren e Lotus para, por fora, deixá-los para trás.

O mundial de F1, que é o mais disputado da história da categoria, e que começou com sete pilotos de sete equipes vencendo as sete primeiras corridas do campeonato, entra na reta final com, praticamente, dois pilotos na briga pelo título.

O mundial de pilotos está assim:
1. Sebastian Vettel: 215 pontos
2. Fernando Alonso: 209
3. Kimi Raikkonen: 167
4. Lewis Hamilton: 153
5. Mark Webber: 152
6. Jenson Button: 131

Nenhum comentário:

Postar um comentário