sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Yoani Sánchez e marido foram presos quando tentavam assistir ao julgamento de espanhol Carromero julgado por morte de opositores do governo cubano


Blogueira Yoani Sánchez foi presa, diz blogueiro governista cubano

EFE – 9 horas atrás

Bayamo (Cuba), 5 out (EFE).- A blogueira crítica cubana Yoani Sánchez e seu marido Reinaldo Escobar foram presos quando tentavam chegar a Bayamo para assistir ao julgamento do espanhol Ángel Carromero, que começa nesta sexta-feira, informou o blogueiro governista Yohandry Fontana.
Sánchez e Escobar foram detidos quando tentavam realizar "uma provocação e um show midiático" para "prejudicar" o desenvolvimento do julgamento contra Carromero, segundo o blogueiro.
"Não é a primeira vez que Yoani Sánchez e Escobar fazem provocações desse tipo", escreveu Fontana em seu blog.
Ontem, Yoani Sánchez informou em sua conta do Twitter sobre sua viagem de Havana a Bayamo, onde hoje Carromero está sendo julgado por homicídio pela morte dos opositores Oswaldo Payá e Harold Cepero em um acidente de trânsito ocorrido em julho no leste da ilha.
O porta-voz da opositora Comissão Cubana de Direitos Humanos e Reconciliação Nacional (CCDHRN), Elizardo Sánchez, disse hoje à Agência Efe que está tentando confirmar a prisão de Yoani Sánchez e seu marido.
Sánchez acrescentou que soube de pelo menos 5 detenções de dissidentes na cidade de Bayamo e que não descarta que haja mais prisões hoje.
A blogueira cubana Yoani Sánchez, autora do blog "Geração Y", é conhecida por sua postura crítica ao regime de Havana.
O julgamento contra o espanhol Carromero, para quem a Promotoria pede 7 anos de prisão, pode receber sua sentença hoje. EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário