Postagem em destaque

PREVISÕES ...

A intervenção divina para retirar Israel do jugo do Faraó significava retirar do Egito José e Maria; significava retirar do Egito o próprio ...

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Cédula de cem pesos com rosto de Evita Perón tem rejeição na Argentina


América Latina

Cédula com rosto de Evita é rejeitada na Argentina

Supermercados não aceitam nota de 100 pesos com rosto de Eva Perón

A presidente argentina, Cristina Kirchner, durante a apresentação do novo modelo da nota de 100 pesos, em homenagem aos 60 anos de Eva Perón, em julho de 2012
A presidente argentina, Cristina Kirchner, durante a apresentação do novo modelo da nota de 100 pesos, em homenagem aos 60 anos de Eva Perón, em julho de 2012 (Divulgação/Casa Rosada)
A nova cédula do peso argentino que estampa o rosto de Eva Perón, em homenagem ao aniversário de 60 anos de sua morte, está causando confusão no país por não ser reconhecida por alguns comerciantes enquanto é perseguida por colecionadores, informou nesta terça-feira o jornal Clarín. O Ministério da Justiça teve que divulgar um comunicado para acalmar os ânimos e para informar o óbvio – que as cédulas são legais e devem ser aceitas.
Aposentados da província de Buenos Aires denunciaram que, ao receber a Previdência Social em 29 de novembro, os caixas estavam abarrotados de notas de 100 pesos com a figura de Evita. “No domingo, tive que deixar minhas compras no caixa do supermercado porque não aceitaram a minha cédula”, disse ao Clarín a professora aposentada Elena Lucero. “Recorri a vários armazéns e não tive sorte alguma”, completou.
Reprodução
Detalhe da nota de 100 pesos argentinos, com a imagem de Eva Perón
Detalhe da nota de 100 pesos argentinos, com a imagem de Eva Perón
“Os novos bilhetes de 100 pesos com a imagem de Eva Perón são legais e devem ser aceitos normalmente”, anunciou o Ministério de Justiça. As autoridades argentinas também lembraram que a cédula coexistirá com a que mostra a imagem da posse de Julio Argentino Roca (ex-presidente) - nenhuma sairá de circulação.
Saiba mais: Casa da Moeda argentina imprime nova cédula em homenagem a Evita

Em La Plata, uma cidade da província de Buenos Aires, comerciantes guardam uma cédula de Evita para comparar com a oferecida pelos clientes nas lojas. Ao mesmo tempo em que algumas lojas e supermercados não aceitam a cédula de Evita, colecionadores a procuram como um tesouro, muitas vezes pagando mais do que o seu valor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário