Postagem em destaque

Notícias de Brasília no Diário do Poder

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Congresso tem nota baixa e perde em confiança para o Supremo

http://www1.folha.uol.com.br/poder/1206043-brasileiro-confia-mais-no-stf-que-no-congresso-diz-pesquisa-ibope.shtml

24/12/2012 - 14h14

Brasileiro confia mais no STF que no Congresso, diz pesquisa Ibope


DE SÃO PAULO
O STF (Supremo Tribunal Federal) tem índice de confiança maior que o do Congresso Nacional entre a população, aponta pesquisa Ibope. Segundo o jornal "O Estado de S. Paulo", que divulgou a pesquisa, em uma escala de 0 a 100, o Supremo tem nota 54, contra 34 das Casas legislativas.
Pesquisa Datafolha de 16 de dezembro já mostrava que a confiança dos brasileiros no STF cresceu durante o julgamento do mensalão.
De acordo com o estudo do Datafolha, a mais alta corte do país foi a única instituição que obteve aumento no grau de confiança da população nos últimos quatro meses. No levantamento realizado em agosto, 67% dos entrevistados disseram confiar no Supremo. Em dezembro, foram 70%.
Sergio Lima - 10.dez.2012/Folhapress
Ministros durante sessão do STF; eles receberão aumento de 5% no ano que vem
Ministros durante sessão do Supremo Tribunal Federal
Não é possível fazer comparações sobre a pesquisa Ibope, pois é a primeira vez que o instituto mede o índice de confiança do STF na população.
Ainda na pesquisa Ibope, o Congresso é apontado como a instituição de menor confiança entre os brasileiros se comparado às outras seis medidas pelo estudo. O Corpo de Bombeiros é o líder com 83 pontos. Em medição de junho deste ano, o Congresso ficou em penúltimo lugar, à frente apenas dos partidos políticos.
A pesquisa Ibope também mostra diferenças no grau de confiança entre os brasileiros. Os mais confiantes são os mais ricos (o índice chega a 60 pontos na faixa de renda familiar superior a 10 salários mínimos), entre quem mora nas regiões Norte e Centro-Oeste (também 60 pontos) e entre os com 50 anos ou mais (56 pontos).
+ CANAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário