Em estações de trem , estritament, às onze horas, uma mensagem fazia um convite para o silêncio. Um minuto depois, exatamente às 11,01 horas, deixando todas as catedrais, igrejas e capelas em nosso país seus  sinos percutimam sons fúnebres. Também na Suíça, aconteceu a mesma homenagem ao acidente.
O transporte público participou. Em todo o país foram ônibus, bondes e metrôs em 11,00 parada um minuto. Os veículos paravam  em um ponto de parada e interrompiam sua viagem.  Além disso, TEC e do metrô de Bruxelas participaram da ação.
Momento de reflexão nas escolas

Nas escolas afetadas foram mantidos momentos de reflexão curtas. O St. Lambert Escola em Heverlee reuniu a mão na mão crianças no playground da escola portões se abriram, juntamente com os professores e alguns pais. Eles foram abordados pelo diretor da escola e permitem balões. No local funeral na escola elementar urbana 't Stekske em Lommel foram dezenas de pessoas pararam. As crianças da escola estavam de luto  em período de aulas.  Na cidade Lommel as  pessoas do lado de fora da prefeitura formaram uma longa fila e de mãos dadas. Outros colégios também e em muitas outras escolas em todo o país estavam  às 11,00 discutindo o terrível desastre. O Staff da Câmara e do Senado oraram na Praça da Nação. Todo o parlamento federal, centenas de funcionários, pessoal e deputados da Câmara e do Senado juntos. Os presidentes do Senado e da Câmara, Sabine de Bethune e André Flahaut, e quinze senadores participaram da homenagem. Também o parlamento do cantão de Valais fez um minuto de silêncio. No porto de Zeebrugge mostrou os navios da P & O Norqueen e orgulho de Bruges às 11,00 suas sirenes soaram. Este fim de semana será o início de muitos esportes de um minuto de silêncio ser realizadas. de rádio e TV ainda, bandeiras a meio mastro
As estações nacionais de rádio e televisão cumpriram o silêncio. As redes de rádio e televisão da emissora pública ainda permaneceu um minuto e uma lona e levados à 10.55 hora adicional Notícias VRT ao vivo.
As bandeiras nos edifícios públicos em nosso país pendurado meio mastro durante dois dias, incluindo as bandeiras europeias e belgas sobre os edifícios da Comissão Europeia, na Bélgica. Também na vizinha Holanda e Suíça penduraram todas as bandeiras a meio mastro nos edifícios públicos. luto nacional. Esta foi  apenas a quarta vez que o nosso país proclamaou um dia de luto nacional. O último é datado de 04 de agosto de 2004, após a explosão de gás em Ghislenghien. Em 31 de julho de 1993, após a morte do Rei Balduíno, já foram três dias de luto. Quando o desastre em mina de Marcinelle 1956 ,262 mineiros foram mortos, incluindo 95 belgas, o país também era de vinte e quatro horas de luto.