Postagem em destaque

MALDADE É O PROJETO Blue .beam ...

*O PROJETO BLUE BEAM: Já soube que os governos estão admitindo os OVNIs e há vários movimentos atuando para a implantação de uma religião gl...

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Perigo esperado é divulgado por órgãos de segurança da América Latina...

Quinta-feira, Maio 17, 2012


ALERTA DE SEGURANÇA ADVERTE PARA PERIGO DE ATENTADO TERRORISTA ISLÂMICO NA AMÉRICA LATINA. BRASIL ESTÁ NA ROTA DO TERROR!


Clique sobre a imagem para vê-la ampliada
Os organismos de inteligência de vários países latino-americanos se encontram em estado de alerta, segundo informa o site Infobae. Um alerta que, no momento, se mantém em reserva, foi reforçado ante a chegada de informações complementares a partir de fontes de alti nível no Oriente Médio que confirmam a chagada ao continente de grupos operativos dda organização terrorista Hezbollah com a finalidade de perpetrar um atentado terrorista.

Os serviços dos países envolvidos estão monitorando em detalhe a situação e atualizando planos de contingência ante a ameaça desses grupos, cuja presença na América Latina vem sendo há muito tempo noticiada.

As autoridades fronteiriças e os organismos de migração vigiam os movimentos de passageiros que respondem a perfis definidos como suspeitos segundos protocolos de seguranmça e prevenção do terrorismo.

Os recentes atentados abortados contra objetivos israelenses na Índia, Tailândia e Georgia, atribuídos pelo primeiro-ministro israelense Benjamín Netanyahu células iranianas e ao Hezbollah, são um precedente que preocupa, salienta o site Infobae que é editado na Argentina.

Antecedentes
Já em junho do ano passado, membros da Câmara de Representantes dos Estados Unidos denunciaram que terroristas do movimento libanês operavam na Triple Fronteira da Argentina, Brasil e Paraguay, e na Venezuela. Nessa ocasião, o representante republicano Patrick Meehan, chefe da sub-comissão contra o Terrorismo da Comissão de Segurança Nacional, disse que o Hezbollah "tem uma vasta rede na região", e que isso constituía um risco para a segurança dos Estados Unidos.
Faz tempo que o continente oferece vários atrativos para os propósitos subversivos do regime iraniano e suas orgasnizaçõeds afins, em particular o Hezbollah, que elegeu a América Latina como plataforma para desestabilização e a partir desse continente atacar os interesses norte-amnericanos. Clique AQUI para ler a reportagem completa - EN ESPAÑOL

EN ESPAÑOL

Los organismos de inteligencia de varios Estados latinoamericanos se encuentran en estado de alerta. Un alerta que, por el momento, se mantiene en reserva, pero que se ha visto reforzada ante la llegada de informes complementarios desde fuentes de alto nivel en Medio Orienteque confirman el arribo al continente de grupos operativos de Hezbollahcon el fin de perpetrar un atentado terrorista.

Los servicios de los países concernidos están monitoreando en detalle la situación y actualizando planes de contingencia ante la amenaza de un inminente pase a la acción por parte de estos grupos, cuya presencia en la región viene siendo señalada desde hace tiempo.

Las autoridades fronterizas y los organismos de migración vigilan losmovimientos de pasajeros que responden a perfiles definidos como sospechosos según los estándares de seguridad y prevención del terrorismo.
Los recientes atentados abortados contra objetivos israelíes en India, Tailandia y Georgia, atribuidos por el premier Benjamín Netanyahu a células iraníes y a Hezbollah, son un precedente que preocupa.

Antecedentes
Ya en junio del año pasado, miembros de la Cámara de Representantes de los Estados Unidos denunciaron que terroristas del movimiento libanés operaban en la Triple Frontera de la Argentina, Brasil y Paraguay, y en Venezuela. En esa ocasión, el representante republicanoPatrick Meehan, jefe de la subcomisión contra el Terrorismo de la Comisión de Seguridad Nacional, dijo que Hezbollah "tiene una vasta red en la región" y que eso constituía un riesgo para la seguridad estadounidense.

Hace tiempo que el continente ofrece varios atractivos para los propósitos subversivos del régimen iraní y sus organizaciones afines, Hezbollah en particular, que la han elegido como plataforma para la desestabilización y desde la cual atacar los intereses estadounidenses.Clique AQUI para ler a reportagem completa - EN ESPAÑOL

Fotos do Yahoo / Apreciem

Clique no link e veja mais fotos

Site da LEI DE ACESSO tem poucos interessados por procura de informação... Será medo de ser rastreado?

Quinta-feira, Maio 17, 2012

LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO: HOUVE MUITA PROCURA PELOS GASTOS COM CARTÃO CORPORATIVO DE LULA, ZÉ DIRCEU E ERENICE!

Clique sobre a imagem para vê-la ampliada
No primeiro dia de vigência da Lei de Acesso à Informação, órgãos federais evitaram divulgar documentos inéditos. A lei contempla que, além de o cidadão poder formular pedidos de dados, os governos podem ter papel ativo e divulgar informações inéditas. Os ministérios se limitaram a divulgar um link para a Corregedoria-Geral, onde poderia ser acessado um portal sobre a lei.
Os gastos dos ex-ministros da Casa Civil José Dirceu e Erenice Guerra com cartão corporativo - ambos varridos do Executivo após a explosão de escândalos - e dados sobre os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso monopolizaram as atenções daqueles que foram ao Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) instalado no Palácio do Planalto.
A sala, de quarenta metros quadrados, tem seis computadores e quatro câmeras de vigilância. Quatro funcionários da Secretaria de Administração da Secretaria-Geral da Presidência da República foram treinados pela Controladoria-Geral da União (CGU) para orientar os interessados. Até as 16h30 desta quarta-feira, 16, o SIC do Planalto havia registrado 17 solicitações de informação.
O SIC do Planalto atende o cidadão que for atrás de informações do Gabinete de Segurança Institucional, da Casa Civil, da Secretarias Geral, de Relações Institucionais e de Comunicação Social e da vice-presidência da República.
À tarde, o sistema eletrônico de recebimento de pedidos da CGU apresentou problemas técnicos. Já os SICs de boa parte dos ministérios ficaram vazios durante o dia e receberam poucos pedidos por e-mail.Leia MAIS

Educação Brasileira mostrada pelo Governo é ficção... mas a realidade supera a ficção !

http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2012/05/evasao-escolar-e-dramatica-maioria-dos.html


EVASÃO ESCOLAR É DRAMÁTICA! MAIORIA DOS BRASILEIROS TEM O CÉREBRO FRACO.

Os dados divulgados esta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) revelam que, se no Estado do Rio a situação do ensino médio é crítica, na capital é pior ainda. No 1º ano, por exemplo, 51% dos estudantes da rede pública repetem ou abandonam a escola. O número coloca os cariocas com o terceiro pior desempenho entre todas as 27 capitais do país, à frente apenas de Vitória (53,3%) e Porto Alegre (52,5%).
Entre os 92 municípios fluminenses, a rede pública da cidade do Rio só é melhor do que Búzios no 1º ano do ensino médio. O município da Região dos Lagos apresentou taxa de 53,6% na soma de abandono e repetência. Na outra ponta, aparece a pequena Italva, com apenas 5,8%. Os dados são referentes ao ano de 2011.
Levando-se em conta todos os três anos do ensino médio, a capital fluminense tem 39,7% dos estudantes retidos porque largaram a escola ou não conseguiram passar para outra série. O Rio aparece como a quarta pior capital do país. A pior foi Salvador, com 42,9%. A melhor, Manaus (19,3%). Dentro do estado, os cariocas novamente só conseguem ficar melhor do que Búzios (41,6%).

Para especialista, problema é ainda maior

Para a mestre em educação pela PUC-Rio e superintendente-executiva do Instituto Unibanco, Wanda Engel, a situação pode ser ainda mais grave do que a mostrada por esses números.
— O problema pode ser ainda mais sério, já que há pesquisas mostrando que, em termos nacionais, 20% dos alunos que saem do ensino fundamental sequer se matriculam no ensino médio. Para quem ingressa, o principal momento de desistência é o 2º bimestre do 1º ano. E a grande questão é a falta de condições acadêmicas: o estudante chega sem ter aprendido fração para estudar física e química. Tira zero nas provas e acaba achando que não é capaz — avalia ela. Leia AQUI a reportagem completa e veja gráfico

GOL vai reduzir números de voos e deve demitir 500 funcionários...

Setor aéreo

Gol deve demitir 500 funcionários até o final do mês

Corte será feito por conta da redução do número de voos diários da companhia

Em abril, a demanda doméstica da Gol cresceu 1,1% em comparação com igual período do ano passado
Em abril, a demanda doméstica da Gol cresceu 1,1% em comparação com igual período do ano passado
A empresa aérea deve demitir 500 funcionários até o final do mês, a maioria aeroviários (funcionários que fazem serviços em terra) segundo publicou nesta quinta-feira o jornal Valor Econômico. Até o fim do primeiro trimestre, a empresa deve acumular um total de 1.200 demissões, com o anúncio de novos cortes entre junho e julho. Nesses anúncios, porém, o número de funcionários a serem desligados deve ser menor do que os anúncios feitos até agora.
As demissões compõe a estratégia da Gol de reformular o tamanho da companhia, dada a redução de 10% de sua malha de voos, após seu prejuízo de 751 milhões no ano passado, o segundo maior prejuízo da história da empresa. Entre março e abril, sua malha que tinha 1.150 voos diários, teve 100 voos cortados. A Gol não comenta o assunto.
Demanda - A demanda doméstica da Gol cresceu 1,1% em abril de 2012 sobre abril de 2011, segundo informou, nesta quinta-feira, a companhia. Na comparação com março deste ano, houve aumento de 4,9%. A oferta doméstica ficou 0,8% maior em abril na comparação anual e 5,4% menor comparada ao mês imediatamente anterior. A taxa de ocupação doméstica, de 71,8% em abril deste ano, aumentou 0,2 ponto porcentual ante abril do ano passado e 7,1 pontos porcentuais na comparação com março de 2012.
No mercado internacional, a demanda caiu 1,6% na comparação com abril de 2011 e subiu 1,5% sobre março de 2012. Já a oferta internacional recuou 6,8% ante o mesmo mês do ano passado e caiu 4,9% em relação ao mês imediatamente anterior. A taxa de ocupação internacional, de 64,6%, aumentou 3,4 pontos porcentuais na comparação anual e avançou 4,1 pontos porcentuais na comparação mês a mês.
A Gol informa ainda que o yield (indicador de tarifa) líquido da companhia em abril aumentou em aproximadamente 1,5% na comparação com o mesmo período de 2011, ficando entre 17,8 e 18,3 centavos de real. A receita de passageiros total dividida pelo total de assentos-quilômetro oferecidos (PRASK) líquido apresentou aumento de quase 2,0% na comparação anual.
A demanda da Webjet, adquirida pela Gol em 2011, cresceu 7,3% em abril na comparação com abril de 2011 e recuou 17,8% ante março deste ano. A oferta aumentou 7,8% na comparação anual e recuou 17,8% sobre o mês imediatamente anterior. A taxa de ocupação da Webjet, de 75,2% no mês passado, caiu 0,3 ponto porcentual ante abril de 2011 e se manteve estável sobre março de 2012.

(Com Agência Estado)
LEIA MAIS

Jornal do Brasil - TAM vira chilena em 15 de junho

TAM vira chilena em 15 de junho

Uma fonte da cyberluna fincada na sede da LAN, em Santiago, garante que a empresa trabalha com a data do dia 15 de junho para abocanhar, enfim, a brasileira TAM.
processo de fusão, iniciado em agosto de 2010, está em estágio final com a aprovação pelas autoridades de lá e de cá.
No dia 12 de junho, haverá, na Bolsa de Valores de São Paulo, o encerramento da troca de ações, com o cancelamento do registro da TAM como companhia aberta, para a nova LATAM, holding que administrará as duas empresas.
As marcas continuarão separadas e, até o fim do ano, a chilena deve repassar dois aviões de fuselagem larga para incrementar as rotas internacionais da TAM.
Fusão entre TAM e LAN deve se concretizar em 15 de junho com a criação da LATAM
Fusão entre TAM e LAN deve se concretizar em 15 de junho com a criação da LATAM
Tags: aviação, empresas, lan, latam, mercado

Fisco vê sonegação e faz devassa na cervejaria Crystal - DCI Diário Comércio Indústria & Serviços

Repare que é fácil fazer trocadilho e fiscalização em organizações privadas e mais difícil fazer o mesmo em instituições públicas...Na Cervejaria Crystal você identifica números que falam, relatam e definem o modo operacional da empresa ao passo que em uma instituição pública você verá eufemismo para ações criminosas, expressões semânticas que se enredam em afirmações nebulosas e labirínticas e definem o contrário da realidade e se tornam uma obra de ficção mal contada....!!!

SOROCABA - Uma operação conjunta realizada pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo em conjunto com o Ministério  Público Estadual, com apoio das polícias Civil e Militar, realizou uma devassa n...

Jornal do Brasil - Rio - PM é preso e carro da Polícia Civil é flagrado em casa de vítima de extorsão

A Polícia é um organização de inteligência, de busca de dados, de fiscalização e de indicação de suspeitos para serem julgados, portanto, não pode ser enganada sistematicamente por candidatos à sua agremiação como nesse caso relatado pelo Jornal do Brasil
Depois de um informe recebido pelo Disque-Denúncia, agentes da Corregedoria da Polícia Civil prenderam um policial militar, na tarde desta sexta-feira. Ele é acusado de extorsão.O PM estava na casa da vítima em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. A informação passada aos policiais dava conta que agentess da 137ª DP (Miracema), Norte Fluminense, extorquiriam uma pessoa.Na porta da casa da vítima havia uma viatura da 137ª DP (Miracema) que tinha um plástico encobrindo a origem da viatura. 

Google cria mais recursos para ampliar conhecimentos e seduzir internautas...

http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2012/05/google-enriquece-ainda-mais-sua-busca-com-knowledge-graph.html?utm_source=twitter.com&utm_medium=referral&utm_campaign=editorial

Google enriquece ainda mais sua busca com ‘Knowledge Graph’

Google apresentou nessa quarta-feira (16), uma interessante ferramenta que complementa as pesquisas em seu mecanismo de busca. O “Knowledge Graph” (ou “Gráfico do Conhecimento”) é uma forma mais dinâmica e rápida do internauta localizar a informação que deseja ainda com mais informações complementares dentro do buscador.
"Gráfico do Conhecimento" do Google: resultados mais precisos, com menos cliques (Foto: Reprodução/Google)"Gráfico do Conhecimento" do Google: resultados mais precisos, com menos cliques e mais assuntos relacionados com o tema buscado (Foto: Reprodução/Google)
O sistema utiliza de uma interface visual para apresentar ao usuário as relações existentes sobre o termo procurado. Se essa palavra ou expressão é muito genérica, o Knowledge Graph pode distinguir e exibir cada um desses significados, para que o internauta possa escolher através de um clique exatamente aquilo que está procurando.
Por exemplo, se você digitar no buscador a palavra “Apple”, que pode ser uma empresa de tecnologia, uma fruta, ou uma antiga gravadora da indústria fonográfica. A ferramenta distingue cada um dos significados da palavra buscada, para que você acesse apenas o conteúdo correspondente à verdadeira intenção da busca.
O Knowledge Graph também pode informar ao internauta sobre eventos, atividades e locais interessantes para se visitar em um determinado local do planeta. Outra característica interessante do serviço é de informar ao usuário se outras pessoas estão fazendo aquela mesma busca naquele momento, ou se outros internautas fizeram recomendações sobre aquele local.
O serviço permite ainda que o internauta se aprofunde ainda mais por um determinado assunto, uma vez que os resultados tendem a oferecer dados até então desconhecidos para a pessoa. Curiosidades, estatísticas e detalhes técnicos são apresentados de modo que o usuário se aprofunde ainda mais no tema, ou encontre tópicos relacionados ao assunto pesquisado de forma simples.
O Knowledge Graph também está disponível para os sistemas mobile, no Android (a partir da versão 2.2, na caixa de pesquisa rápida e no navegador nativo) e no iOS 4 (no navegador, e em breve, no app de pesquisa do Google). No momento, o recurso está disponível apenas para os Estados Unidos, e não há previsão de lançamento para o Brasil.
Abaixo, um vídeo que mostra o conceito do Knwoledge Graph:

Jesus é commodity!


Igreja quer ampliar seu domínio na mídia

O pastor Valdemiro Santiago, fundador e líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, quer mergulhar de cabeça na mídia.
O ex-discípulo da Igreja Universal, que já está presente em vários canais de TV ao mesmo tempo com pregação televisiva em horários pagos, fez uma proposta para comprar o jornal paulista Diário de S.Paulo, hoje de propriedade de J. Hawilla.
O grupo ainda analisa a intenção de Valdemiro, que chegou a ser apontado, no fim da década de 1990, como sucessor de Edir Macedo na Universal. Hoje, são desafetos.
 Pastor Valdemiro Santiago 
 Pastor Valdemiro Santiago 

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Cheia do Rio Negro bate recorde de 2009


  • amAZONAS
  •   |  ISTOÉ Online
  •   |  16.Mai.12 - 16:01
  •   |  Atualizado em 16.Mai.12 - 20:22
Maior da história, enchente já atinge 77,3 mil famílias
AE
O nível da água do rio Negro atingiu, na manhã desta quarta-feira, a cota de 29,78 m (relativos ao nível do mar). É a maior marca registrada na história do Estado, superando em 1 cm a de 2009. O dado foi anunciado pelo serviço de hidrologia do Porto de Manaus, órgão responsável pela medição da cota do rio Negro, que banha a capital do Estado.
Dos 62 municípios do Amazonas, 52 já tiveram decretada situação de emergência pelas suas respectivas prefeituras. Pelos dados da Defesa Civil estadual, 77.348 famílias foram afetadas de alguma forma pela subida do nível da água dos rios. Os dois municípios mais atingidas são Careiro da Várzea e Anamã, que estão com quase 100% dos seus territórios alagados. Fora o impacto na população, o prejuízo na produção agrícola deve superar os R$ 11 milhões segundo cálculos da Secretaria de Produção Rural.
 

Acesso à Internet tem vínculo com desigualdade social...


16/05/2012 20:39

Um terço dos brasileiros tem internet em casa

Número deixa o Brasil em 63º lugar no ranking de 154 países de pessoas com acesso domiciliar à webDIÁRIO DE S. PAULO
Cerca de 33% dos brasileiros têm acesso à internet em casa e quase a metade utiliza banda larga. Esse número deixa o Brasil em 63º lugar no ranking de 154 países de pessoas com acesso domiciliar à internet. Na Suécia, 97% dos domicílios estão conectados à rede.
A pesquisa Mapa da Inclusão Digital, da FGV (Fundação Getulio Vargas) e da Fundação Telefonica, utilizou dados do Censo 2010, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). De acordo com o mapa, a cidade de São Caetano do Sul apresenta o maior índice do país de acesso à internet em casa (69%). Já em Aroeiras, no Piauí, o percentual é igual a zero.
O estudo mostra também que o nível de acesso se difere numa mesma região. Segundo o coordenador da pesquisa, Marcelo Neri,  essa diferença pode ser explicada pela desigualdade social  e porque uma região pode concentrar mais idosos do que outra. O estudo mostra também que a maior  parte da população acessa a internet em casa, utilizando banda larga (46,92%). Depois, vêm os centros públicos de acesso pago (35,11%). Cerca de 31% acessam no trabalho, seguidos da casa de amigos e parentes (19,7%) e instituição de ensino (17,5%). O acesso público gratuito é utilizado por 5,52% da população. Na pesquisa, os entrevistados puderam escolher mais de uma opção de acesso.
Neri falou da importância de o estado criar mais centros de inclusão digital como forma de socializar os custos de acesso à internet.

Um montão de adolescentes toma conta do rico Brasil....


16/05/2012
 às 19:59

Sérgio Cabral decide fazer companhia a Simão Bacamarte na “Casa Verde”, sob o olhar atento de Machado de Assis, que acompanha tudo , ali na Cosme Velho

Já deveria ter comentado o assunto, mas acabou me escapando. Sérgio Cabral (PMDB), a mais inimputável das figuras púbicas no Brasil depois de Lula, é mesmo um pândego. Em julho do ano passado, ele decidiu criar um Código de Conduta para os servidores públicos nas suas relações com entes privados. No mês anterior, um acidente com helicóptero havia matado sete pessoas, entre elas a namorada de seu filho e a mulher de Fernando Cavendish. Todos, incluindo o governador, estavam na Bahia para comemorar o aniversário do empresário. Cabral, assim, propunha um código para controlar… Cabral! O governador havia viajado num jatinho emprestado por Eike Batista.
Agora, depois de revelada a sua farra de Paris, em companhia de boa parte do primeiro escalão do governo do Rio — mais o onipresente Cavendish —, o que fez Cabral? Resolveu ampliar o tal Código, entenderam? A nova redação prevê que o servidor deve evitar locais frequentados por prestadores de serviço e aparentar intimidade com fornecedores. Uau!!!
Dançar na boquinha da garrafa com fornecedores e prestadores de serviço, então, nem pensar!
Que homem fabuloso este! Ele é uma espécie de vanguarda e retaguarda ao mesmo tempo. Enfia o pé na jaca, é descoberto, e lá vem um texto proibindo… que se enfie o pé na jaca. Cabral transgride, e Cabral contém.
Ah, se Machado estivesse vivo, morando ainda li no Catete, na rua Cosme Velho, nº 18, Cabral desbancaria Simão Bacamarte, o “médico de loucos” de “O Alienista”. Seria o governador a criar a Casa Verde para receber os lunáticos, não é? O fim do conto não é surpresa pra ninguém. Depois de prender quase toda a cidade de Itauaí na clínica, o alienista se convence de que a sua suposta plena normalidade é que era a verdadeira loucura. Solta todo mundo e prende a si mesmo.
Cabral é o Simão Bacamarte moderno, ao mesmo tempo um metro da loucura, tomada como normalidade,  e de sua contenção! Logo veremos Cabral dando pito em Cabral em público.
Por Reinaldo Azevedo

Diferença de diárias super-tarifadas serão devolvidas


16:23 \ Brasil

Dinheiro devolvido

Copacabana Palace: devolução do dinheiro
Não serão somente as tarifas dos hotéis cariocas que cairão na semana da Rio+20. Nas conversas que teve com o governo, o setor se comprometeu a devolver, com toda a segurança, o valor cobrado a mais nos últimos meses pelas reservas.
Ou seja, aqueles que pagaram as tarifas extorsivas – muito mais altas do que seria cobrado em qualquer feriado – despenderão o mesmo valor que for acordado nas reuniões que estão sendo feitas nesta semana no Rio de Janeiro entre representantes do governo e dos hotéis.
Por Lauro Jardim

Priscilla Guillayn // Reis da Espanha não comemorarão bodas de ouro...


Reis da Espanha não comemorarão bodas de ouro

Os reis da Espanha completam bodas de ouro no pior momento dos 36 anos de reinado de Juan Carlos I. Com o país em recessão; a incerteza sobre o futuro do genro, Iñaki Urdangarín, marido da infanta Cristina, indiciado por um caso de corrupção; e a imagem atingida depois de uma polêmica viagem para caçar elefantes em Botsuana (na qual fraturou o quadril), o monarca não celebrará seus 50 anos de casado. A decisão, segundo a Casa Real, já estava tomada antes do safári africano, que gerou uma enorme repercussão na imprensa nacional e internacional e acabou trazendo à luz uma suposta crise conjugal. Juan Carlos e Sofia se casaram no dia 14 de maio de 1962, em Atenas, com uma celebração católica e outra ordodoxa, às quais assitiram 147 membros de 27 monarquias. Em 1987, na comemoração das bodas de prata, convidaram 17 casais espanhóis, que também completavam 25 anos de casamento, para uma recepção no Palácio Real, na qual estavam presentes membros da realeza européia e do Governo espanhol.

Claudia Sarmento, os 40 anos de Okinawa


Os 40 anos de Okinawa

 
  Os japoneses comemoraram nesta terça-feira uma data importante na História do pós-guerra: os 40 anos da devolução da ilha de Okinawa para o Japão, depois da ocupação americana. A base militar dos EUA, no entanto, continua sendo motivo de discórdia. Setenta por cento das tropas americanas no Japão estão baseadas em Okinawa e a base aérea de Futenma (foto) é rejeitada pela população. Um acordo entre EUA e Japão prevê o deslocamento da base para outra área menos povoada da ilha, mas os moradores e o governo local querem os soldados fora de seu território. Pesquisa da NHK divulgada hoje mostrou que 71% da população de Okinawa acredita que o resto do país não entende o seu sofrimento e não se preocupa com o lugar, palco de uma das batalhas mais sangrentas da Segunda Guerra, entre japoneses e americanos. 
 

Elisa Martins /// Cidade do México


Morre escritor mexicano Carlos Fuentes


Autor de dezenas de romances, o escritor mexicano Carlos Fuentes, de 83 anos, faleceu hoje na Cidade do México. A notícia foi confirmada pela presidente do Conselho Nacional para a Cultura (Conaculta), Consuelo Saizar. Ela afirmou que uma homenagem e despedida srão realizadas amanhã no Palácio de Belas artes da capital. Fuentes nasceu no Panamá mas passou grande parte de sua vida no México, onde morreu, devido a uma hemorragia provavelmente causada por uma úlcera. 
Ontem, Fuentes tinha recebido o título honoris causa pela Universidade das Ilhas Baleares, na Espanha. No início do mês, na Feira do Livro de Buenos Aires, Fuentes chegou a dar declarações sobre os atuais candidatos à Presidência no México, a quem classificou de "medíocres".
Pelo twitter, personalidades e políticos mexicanos como o presidente Felipe Calderón e o prefeito da Cidade do México, Marcelo Ebrard, manifestaram seu pesar. A imprensa local lembra o escritor e sua vasta obra literária merecedora de diversos prêmios como Cervantes e Príncipe de Astúrias, mas lamenta o fato de ele nunca ter recebido um Nobel.