Postagem em destaque

MALDADE É O PROJETO Blue .beam ...

*O PROJETO BLUE BEAM: Já soube que os governos estão admitindo os OVNIs e há vários movimentos atuando para a implantação de uma religião gl...

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Máquinas profissionais fabricadas no Polo Industrial terão benefícios fiscais


http://adnews.uol.com.br/pt/tecnologia/ultrabook-e-maquina-fotografica-profissional-terao-beneficios-fiscais.html

size_590_ultrabook-da-toshiba-na-ces-2012.jpg (590×445)Ultrabook e máquina fotográfica terão benefícios fiscais

30 de maio de 2012 · 15h23

Ainda sem produção nacional, os filmes de proteção e privacidade para netbook, notebook e monitores começarão a ser fabricados no Polo Industrial de Manaus. O produto terá os benefícios fiscais previstos às empresas instaladas na região, que cumprirem o Processo Produtivo Básico (PPB) definido pela portaria interministerial publicada no Diário Oficial desta segunda-feira.
 


A Portaria MDIC/MCTI nº 121/2012 estabelece que seis etapas da fabricação do 
 produto deverão ser feitas em Manaus, mas que a empresa poderá deixar de fabricar a folha de policarbonato se investir em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na Amazônia Ocidental. Os valores a serem investidos estão definidos no documento.

Ultrabook

A pedido de empresas instaladas no país, o governo alterou o Processo Produtivo Básico de netbooks e notebooks fabricados na Zona Franca de Manaus e em outras regiões. O objetivo foi atualizar a legislação para que os ultrabooks também possam ser produzidos no Brasil com os benefícios da Lei de Informática, que, entre outras exigências, exige o cumprimento do PPB estabelecido para o produto.

Como esse computador utiliza um tipo de memória que ainda não é fabricada no Brasil, as PortariasMDIC/MCTI nº 109 e nº 110, de 2012, permitem que os fabricantes importem o produto até 31 de dezembro deste ano. A partir dessa data, o governo espera que “a unidade de armazenamento de dados SSD (Solid State Drive) com circuito integrado MCP (Multi Chip Package) denominado iSSD (Integrated Solid State Drive)" já esteja sendo fabricado no Brasil.

Pela legislação anterior (Portaria MDIC/MCT nº  232/2009) se essa etapa fosse descumprida, a empresa perderia o direito aos benefícios fiscais. O cronograma para cumprimento das demais etapas não foi alterado. A portaria foi publicada no DOU de 18 de maio último.

Câmera fotográfica

São fabricadas no país, atualmente, apenas as câmeras fotográficas digitais compactas, que podem receber benefícios fiscais se as indústrias que estiverem instaladas em Manaus cumprirem o PPB de áudio e vídeo (Portaria MDIC/MCTI nº 3/2012). Como uma empresa instalada na região pediu autorização para também fabricar câmeras fotográficas digitais profissionais com as mesmas isenções fiscais, o governo publicou a Portaria MDIC/MCIT nº 111/2012, em 18 de maio, alterando o PPB até então vigente.

A partir da mudança, o fabricante está liberado para importar, pelo prazo de 2 anos, parte dos itens necessários à industrialização que ainda não são fabricados no Brasil. A portaria define como câmeras fotográficas digitais profissionais as que utilizam sistemas especiais de captura de imagens tais, como exemplo, Reflex ou Mirrorless; que possuam controle da entrada de luz feita pela abertura do diafragma e pela velocidade do obturador, possibilitando ajuste de foco e zoom na própria lente e que, ainda, sejam dotadas de lentes intercambiáveis, que possam ser trocadas.
 
 

Olha o EUFEMISMO ... 'Flexibilizar a Lei da Ficha Limpa'




Câmara cogita ‘flexibilizar’ a Lei da Ficha Limpa


Sem estrondos, a Câmara pôs para andar um projeto que abre uma brecha na Lei da Ficha Limpa. Autoriza gestores públicos condenados pelo Tribunal de Contas da União a disputar eleições. A proposta tramita na Comissão de Constituição e Justiça.
O autor chama-se Silvio Costa (PTB-PE). Escalado para a função de relator, o colega Ronaldo Fonseca (PR-DF) declara-se a favor do projeto. Nesta terça (30), realizou-se uma audiência pública. Entidades como CNBB, OAB e MCCE (Movimento contra a Corrupção Eleitoral)criticaram a iniciativa.
Num de seus artigos, a Lei da Ficha Limpa incluiu as decisões do TCU no rol das inelegibilidades. Um administrador com as contas rejeitadas por vícios insanáveis fica automaticamente proibido de candidatar-se a cargos eletivos por oito anos. Se o novo projeto for aprovado, esse pedaço da lei vira letra morta.
Pela proposta, o ‘conta-suja’ só será excluído das urnas se a condenação do TCU for confirmada por uma sentença judicial de última instância. Embora receba o apelido de tribunal, o TCU não compõe o organograma do Judiciário. É um órgão auxiliar do Poder Legisaltivo.
Tenta-se abrir um buraco na lei que exige dos candidatos prontuários higienizados antes que o eleitor tenha sentido o gostinho de vê-la aplicada. O STF decidiu que a Lei da Ficha Limpa não valeu para 2010. Depois, validou-a para as eleições futuras, a começar da disputa municipal de 2012. Descobre-se agora que a lei corre o risco de chegar a 2014 manca.
Convidado para a audiência pública desta terça, o presidente do TCU, ministro Benjamin Zymler, criticou a proposta. Disse que condicionar a decisão do tribunal de contas à confirmacão do Judiciário “é simplesmente fazer com que se espere anos e anos a fio até o trânsito em julgado ou até que um colegiado aprecie essa questão.”Traduzindo Zymler: considerando-se o ritmo da Justiça brasileira, um sujeito com as contas rejeitadas pelo TCU por improbidade administrativa pode disputar um, dois, quem sabe três mandatos até que seja alvejado por uma sentença definitiva, insuscetível de recurso.
O advogado Pedro Henrique Braga, que representou a OAB no debate da Câmara, classificou o projeto do deputado Silvio Costa de “retrocesso”.  Falaram contra também o representante do MCCE, Júlio de Oliveira, e o procurador da República José Gomes.
Pela CNBB, discursou o advogado Marcelo Lavanére. Ex-presidente da OAB, o doutor bateu abaixo da linha da cintura. Para ele, o projeto “vai na contramão da decência.” Em resposta, o autor Silvio Costa, de costas para a manifestação do STF, declarou que a Lei da Ficha Limpa é inconstitucional.
Por quê? Na opinião do deputado, a lei fere a Constituição porque desconsidera o princípio da presunção de inocência. E quanto à decisão do Supremo, que considerou a Ficha Limpa constitucional? O veredicto não foi unânime, desmerece Silvio Costa. Como se, num Fla-Flu em que o Flamengo prevalecesse por 2 a 1, o juiz pudesse entregar o troféu ao Fluminense.
A despeito de todas as críticas, o relator Ronaldo Fonseca também não se deu por achado. Ele diz não estar convencido de que a proposta rema na contramaré da moralidade. “A única diferença do projeto para a Lei da Ficha Limpa é que ele torna obrigatória a análise pelo Poder Judiciário.”
O diabo é que essa “única diferença” pode livrar um gestor desonesto da grelha da inelegibilidade por cinco anos, dez anos. Talvez mais. O deputado já apresentou seu parecer. Recomendou a aprovação da novidade na Comissão de Justiça. Pressionado, Ronaldo não exclui a hipótese de reconciliar-se com o bom senso.
“Eu jamais cometeria a loucura de ir contra a Lei da Ficha Limpa. Se ficar convencido de que isso pode ocorrer, mudo meu parecer.” Cabe perguntar: o que diabos será necessário para convencer o deputado de que o óbvio é o óbvio?
Preside a Comissão de Justiça da Câmara o grão-petê Ricardo Berzoini (SP). Sabe o que ele acha? Sim, Berzoini também defende o ajuste na lei. Chama o retrocesso de “aperfeiçoamento.” Declara: “Não podemos fazer um debate maniqueísta, onde há contrários e favoráveis à Lei da Ficha Limpa. Precisamos garantir o seu cumprimento.” Hã, hã…
Todo esse movimento ocorre uma semana depois de a Câmara ter aprovado, contra uma resolução do TSE, o projeto que libera as candidaturas de políticos com contas de campanha rejeitadas pela Justiça Eleitoral. A toque de caixa, a proposta já seguiu para o Senado. Evidência de que, no Legislativo, só a lógica caminha em ritmo de tartaruga paraplégica.

De acordo com SMS... // Cabral não é convocado pela CPI

http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/cpi-do-cachoeira-convoca-perillo-e-agnelo-cabral-nao
sms-cabral-vaccarezza1.jpg (310×209)

Por Ricardo Brito
Brasília - Após dois adiamentos, o que levantou suspeitas de acórdão entre PSDB, PT e PMDB, a CPI do Cachoeira decidiu na tarde desta quarta-feira aprovar a convocação dos governadores de Goiás, o tucano Marconi Perillo, e do Distrito Federal, o petista Agnelo Queiroz. Os integrantes da comissão, contudo, rejeitaram pedido para trazer o governador do Rio de Janeiro, o peemedebista Sérgio Cabral.
A convocação de Perillo foi aprovada por unanimidade, com o apoio em peso da oposição, um dia depois de o governador ter feito uma visita de surpresa à CPI colocando-se à disposição para depor. Já o pedido para a vinda de Queiroz, que teve que demitir seu ex-chefe de gabinete Cláudio Monteiro por suspeita de envolvimento com o esquema do contraventor Carlinhos Cachoeira, recebeu 16 votos favoráveis e 12 contrários. Cabral, por sua vez, teve 17 votos contra sua chamada e 11 a favor.
Recurso
Pouco antes, a comissão rejeitou, por 18 votos a nove, recurso da oposição para tentar votar em conjunto a convocação dos três governadores. O PSDB tentou, sem sucesso, fazer uma votação única com o argumento de que todos são chefes de Executivo estadual.
"Nós não queremos participar de farsa que ponha debaixo do tapete os problemas dos outros governadores", afirmou o líder do PSDB na Câmara, Bruno Araújo (PE). "Nós temos que convocar, de maneira isonômica, os três governadores que têm suspeitas que se avolumam", disse o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS).
O senador Humberto Costa (PT-PE) disse que a situação dos três governadores não é a mesma. "Nós vamos chamar o governador do Rio de Janeiro porque ele botou um guardanapo na cabeça e ficou dançando, é isso?", questionou ele, referindo-se ao episódio em que Cabral aparece em fotos com o ex-dono da Delta Construções Fernando Cavendish em um jantar na Europa. A Delta é suspeita de ter sociedade oculta com Carlinhos Cachoeira.



A Política tratada por ângulo mais apropriado... / Dilma veta A Fazenda 5 | The piauí Herald | Blogs [revista piauí] pra quem tem um clique a mais


Lula pressiona Blatter para atrasar Copa para 2015

Lula pressiona Blatter para atrasar Copa para 2015


ITAQUERÃO - Animado com a repercussão de suas habilidades políticas, o ex-presidente Lula se reuniu com Joseph Blatter, presidente da FIFA, no escritório do cartola Andrés Sánchez. "Pelo ritmo das obras da Dilma parece uma temeridade insistir em realizar a Copa em 2014", argumentou Lula. "Melhor deixar para 2015, depois das eleições", disse. E a seguir completou: "O Mano Menezes está despreparado". — Leia o post completo.

  • Dilma demite Lula

    Dilma demite Lula
    STF - Após pressionar Gilmar Mendes para atrasar o julgamento do Mensalão, o ex-presidente em exercício foi flagrado no apartamento de Neymar. "Achei que fosse um encontro social. Mas o Lula veio com uma conversa mole de que o Corinthians nunca ganhou uma Libertadores e blá blá blá. Afirmou que eu seria embaixador da ONU se simulasse uma lesão para ficar de fora das semifinais. Não entendi direito", declarou o craque santista. — Leia o post completo.

  • Com 5% de obras prontas, Brasil sugere à FIFA jogar 5% dos jogos

    Com 5% de obras prontas, Brasil sugere à FIFA jogar 5% dos jogos
    BRASÍLIA – O governo se mostrou bastante satisfeito com o balanço da Copa de 2014, apresentado ontem à imprensa em evento que começou com 78% de atraso. O ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, que perdeu a hora e chegou depois de iniciada a solenidade, se disse animado com o andamento moroso das obras, um sinal, segundo ele, de que tudo está sendo feito com muito capricho, muito esmero. — Leia o post complet

Gato de sete vidas....


Gato resgatado de dentro de peça de motor em GO está internado
30 de maio de 2012  13h05  atualizado às 13h07

Corpo de Bombeiros conseguiu resgatar o gato com vida de dentro de peça de carro em Rio Verde (GO)  Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
Corpo de Bombeiros conseguiu resgatar o gato com vida de dentro de peça de carro em Rio Verde (GO)Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

A CPI de Cachoeira irá ajudar o comportamento dos políticos e empresários brasileiros?

http://www.jb.com.br/pais/noticias/2012/05/24/presidente-da-cpi-do-cachoeira-usa-verba-para-comprar-reportagens/

Presidente da CPI do Cachoeira usa verba para comprar reportagens 

Portal Terra
O senador Vital do Rêgo (PMBD-PB), presidente da CPI do Cachoeira e corregedor do Senado, usa dinheiro público para a compra de reportagens a seu favor em veículos de imprensa de seu Estado. Três jornalistas, de rádios e sites de internet, disseram que recebem dinheiro da verba indenizatória do peemedebista para publicar reportagens enviadas pelo seu gabinete. 
Os ouvintes e leitores não são informados de que se trata de material pago. As informações foram publicadas no jornal Folha de S. Paulo.
Embora o código de ética da Associação Nacional dos Jornais (ANJ) proíba, as operações são legais. O senador negou a prática. Segundo ele, as empresas são contratadas para promover a divulgação do seu mandato. 
Rêgo já havia sido acusado de ter uma funcionária-fantasma. Ele disse que irá investigar a frequência de Maria Eduarda Lucena dos Santos, que se diz coautora do hit Ai se Eu te Pego, cantada por Michel Teló. Ela consta na lista de empregados no escritório do senador na Paraíba e não bate ponto.

Para presidente do Conar, imprensa brasileira sofre “bullying” | Instituto Millenium

Para presidente do Conar, imprensa brasileira sofre “bullying”

29 de maio de 2012
Autor: Comunicação Millenium
pequeno normal grande
O V Congresso Brasileiro da Indústria de Comunicação, que começou na última segunda-feira, 28 de maio, em São Paulo, debateu a relação entre democracia e imprensa. O evento, que contou com a participação de Gilberto Leifert, presidente do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar); Roberto Civita, presidente do Grupo Abril e Carlos Ayres Britto, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF); teve como foco a defesa pela liberdade de expressão e pelo livre exercício da imprensa.
Leifert afirmou que o país, mesmo com a democracia plena e fortalecida, vivencia um momento em que a liberdade de imprensa sofre “bullying”. O presidente do Conar comentou a tentativa de “impor seríssimas restrições à propaganda de bebidas alcoólicas, medicamentos, refrigerante” por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Leifert também disse que o risco para a liberdade de expressão está na ação de pessoas que se valem do anonimato para atacar as propagandas por meio da internet.
Para o presidente do STF, a sobrevivência da democracia está ligada à autonomia da imprensa: “Por ser a instância que oferta à população com uma alternativa, com uma explicação diferente da que o próprio governo dá para os fatos, a imprensa tira a Constituição do papel. Vitaliza a Constituição. A metáfora de que a imprensa e a democracia são irmãs siamesas não é exagerada. É de fato um vínculo umbilical, a ponto de que, se for cortado esse cordão, é a morte das duas: da imprensa e da democracia.”, ressaltou Ayres.
Roberto Civita disse que as empresas devem se empenhar para minimizar os possíveis efeitos nocivos dos seus produtos. O empresário também destacou qual é a função do Estado no que se refere à imprensa: garantir a liberdade de expressão.
Fonte: O Globo

Blog de Claudio Humberto



29/05/2012 | 19:35

Gilmar Mendes mostra documentos
para provar que Lula plantou notícia

FotoMIN. GILMAR MENDES
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, mostrou nesta terça-feira (29) o extrato de sua conta bancária e outros documentos para provar gastos da viagem que fez à Alemanha, em abril de 2011. Segundo o ministro, ele esteve na Europa entre 12 e 25 de abril a fim de participar de um evento acadêmico na Universidade de Granada. A passagem de ida, de Guarulhos (SP) a Granada (Espanha), com conexão em Madri, e a passagem de volta, trecho Berlim–Frankfurt (Alemanha)–Guarulhos (SP)–Brasília, foram pagas pelo STF e ficaram no valor de R$ 16,1 mil. “Vocês sabem que desde 1989 eu frequento a Alemanha todo o tempo, tenho uma filha que mora lá, dou aula lá. Vão ver as passagens tiradas pelo STF”, afirmou. Mendes negou ainda que tenha pego carona com o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO). “Agora, por que esse tipo de notícia? Se eu tivesse pegado o avião, se ele [Demóstenes] tivesse me oferecido? Eu tinha algum envolvimento com o eventual malfeito dele?”, questionou. O ministro acusou Lula de receber essas informações de “gângsters” e "bandidos" que plantam falsas notícias na imprensa. “As notícias que me chegaram são que sim, que ele era a central de divulgação disso, o próprio presidente”, afirmou. “Colegas de vocês [jornalistas] que me disseram isso”, completou ao dizer que Lula quer “melar” o julgamento do mensalão. 
Enviar por e-mail Imprimir Twitter
29/05/2012 | 18:48

Lula será investigado na justiça comum

André Dusek
FotoEX-PRESIDENTE LULA
A representação da oposição contra o ex-presidente Lula foi encaminhada nesta terça-feira (29) à primeira instância da Justiça Federal. O documento foi apresentado ontem (28) à Procuradoria Geral da República (PGR) e o procurador-geral, Roberto Gurgel, entendeu que Lula não tem mais foro privilegiado. Desta forma, qualquer investigação contra o ex-presidente deverá ser feita pelo Ministério Público Federal do Distrito Federal (MPDF) e não pela PGR. A representação foi feita pelos líderes do PSDB, DEM, PSOL e PPS, após o ex-presidente ser acusado de pressionar o ministro Gilmar Mendes para que o Supremo Tribunal Federal (STF) adie o julgamento do mensalão. Diante do fato, a oposição acusa Lula de praticar os crimes de tráfico de influência, coação no curso do processo penal e corrupção ativa.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Líder da Al-Qaeda morreu no Afeganistão...

Al-Qaeda perdeu mais um líder em Afeganistão

 
29.05.2012, 14:32
Al-Qaeda perdeu mais um líder em Afeganistão
© Foto: ru.wikipedia.org
Imprimirenviar por E-mailPostar em blog
Um dos líderes da rede terrorista Al-Qaeda foi morto no Afeganistão. Na terça-feira, o comando das forças internacionais no Afeganistão anunciou que um natural da Arábia Saudita, Sakhr al-Taifi, tinha sido eliminado em um ataque aéreo contra o refúgio de militantes na província de Kunar, no leste do país, perto da fronteira com o Paquistão. Segundo o comando da ISAF, a vítima era o "número dois" na hierarquia da Al-Qaeda no Afeganistão, responsável pelos fornecimentos de armas ao movimento Talibã, bem como pelo recrutamento de mercenários estrangeiros.

Afirmar alguma coisa, defender o óbvio, reconhecer virtudes, detonar defeitos, tudo isso é muito difícil ainda mais em um País que utiliza o eufemismo para afogar verdades, para salvar reputação...

CPI do Cachoeira

Exame de voz destaca "segmentos fraudulentos" em fala do ministro Gilmar Mendes

Do UOL, em São Paulo
O laudo de uma perícia em análise de frequência de voz aponta trechos "fraudulentos e suspeitos" na entrevista do ministro Gilmar Mendes veiculada nesta segunda-feira (28) pelo canal "GloboNews", sobre um encontro seu com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Na edição do último domingo (27), a revista Veja publicou reportagem em que o ministro Gilmar Mendes relata um suposto encontro entre ele, Lula e o ex-ministro Nelson Jobim no dia 26 de abril.

ANÁLISE DE VOZ APONTA FRAUDES EM ENTREVISTA DE GILMAR MENDES

Veja pelo link>>>>>>
Segundo Mendes, o ex-presidente teria insinuado que poderia protegê-lo na CPMI do Cachoeira, que investiga a relação entre políticos e agentes públicos com o bicheiro Carlinhos Cachoeira, em troca do adiamento do julgamento dos envolvidos no mensalão no STF (Supremo Tribunal Federal). O escândalo do mensalão, que deve ser julgado em agosto próximo, envolveu pagamentos a parlamentares da base aliada do então presidente Lula em troca de aprovação de projetos no Congresso Nacional.
À emissora de TV, Mendes confirmou o teor da conversa que teria travado com Lula.
Na análise de um total de 3 minutos de trechos da entrevista, foram detectadas 11 ocorrências de "alto risco", cinco de "provável risco" e duas de "baixo risco".
"Alto risco é uma maneira de dizer que a pessoa está mentindo", afirma o perito responsável pela análise, Mauro Nadvorny.
Nadvorny é diretor-presidente da empresa Truster Brasil, que produz a tecnologia que detecta sinais de tensão, estresse, medo, embaraço e excitação em arquivos de voz.. De acordo com Nadvorny, esses fatores permitem situar declarações em uma escala de veracidade.
O laudo indicou "alto risco" de fraude nos trechos em que o magistrado diz que o mensalão "entrou na pauta das conversas", que "o presidente tocou várias vezes na questão da CPMI" e no trecho em que Mendes diz ter "nenhuma relação, a não ser relação de conhecimento e de trabalho funcional com o senador Demóstenes".
Veja a seguir alguns dos trechos da entrevista de Gilmar Mendes considerados "fraudulentos e suspeitos" pelo laudo de Nadvorny, acompanhados da conclusão do perito:
Gilmar Mendes: “Este assunto entrou na pauta das conversas”
De acordo com a análise do software, o ministro Gilmar Mendes não está sendo verdadeiro quando afirma que o assunto (mensalão) entrou na pauta das conversas.
Gilmar Mendes: “E aí o presidente disse da importância do julgamento do mensalão, que se possível não se julgasse esse ano porque não haveria objetividade”
De acordo com a análise do programa, o ministro Gilmar Mendes está sendo verdadeiro quando afirma que o presidente Lula teria dito que não haveria objetividade. Não é possível concluir que ele tenha dito algo sobre a importância do julgamento não acontecer este ano.
Gilmar Mendes: “O presidente tocou várias vezes na questão da CPMI, desenvolvimento da CPMI, o domínio que o governo tinha sobre a CPMI”
De acordo com a análise do programa, o ministro Gilmar Mendes não está sendo verdadeiro quando afirma que o presidente Lula tocou no assunto da CPMI.
Gilmar Mendes: “Então eu disse a ele: ‘com toda franqueza, presidente, eu vou lhe dizer uma coisa, parece que o senhor está com alguma informação confusa’”
De acordo com a análise do programa, o ministro Gilmar Mendes está sendo verdadeiro quando afirma que disse ao presidente Lula que ele estava com uma informação “confusa”.
Gilmar Mendes: “ 'O senhor não está devidamente informado, eu não tenho nenhuma relação, a não ser relação de conhecimento e de trabalho funcional com o senador Demóstenes”
De acordo com a análise do programa, o ministro Gilmar Mendes não está sendo verdadeiro quando afirma que não tem nenhuma relação com a matéria da CPMI.
Gilmar Mendes: “Aí então eu esclareci a viagem de Berlim, (...) me encontrara com o senador em Praga porque isso foi agendado previamente, ele tinha também uma viagem para Praga, então nos deslocamos até Berlim. Eu vou um pouco a Berlim, como o senhor vai a São Bernardo
De acordo com a análise do programa, o ministro Gilmar Mendes não está sendo verdadeiro quando afirma que se encontrou com o senador (Demóstenes) em Praga para ir a Berlim (para visitar sua filha) numa viagem previamente agendada.
Gilmar Mendes: “Claro que houve a conversa sobre o Mensalão, o Jobim sabe disso”
De acordo com a análise do programa, o ministro Gilmar Mendes muito provavelmente não está sendo verdadeiro quando afirma que a conversa existiu e que Jobim sabe disso.
Procurado pelo UOL para comentar o laudo, o ministro Gilmar Mendes não se manifestou até agora.

Equipamento

A análise de Nadvorny foi feita voluntariamente, com o software de análise de voz da Truster Brasil, o mesmo usado pelos serviços de inteligência das polícias do Rio Grande do Sul e do Distrito Federal.
"A tecnologia faz uma varredura em todo o arquivo de voz para estabelecer uma linha básica e aponta os techos em que a fala foge dessa linha, o que indica, em diferentes graus, que a pessoa não está sendo verdadeira", diz Nadvorny.
Segundo ele, nos trechos em que o programa aponta "alto risco", há praticamente certeza de que a pessoa está mentindo. "Isso porque a natureza humana não é construída para mentir. Quando a pessoa mente, ela está sob estresse", afirma.

CPI do Cachoeira

Foto 11 de 29 - Bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, afirma na tarde desta terça-feira (22) que ficará calado no Congresso durante CPI que investiga há um mês suas supostas relações com parlamentares e outros agentes públicos, afirmou como já era esperado MaisAgência Brasil