No final da tarde, Gilmar Mendes interrompeu a fala de um dos advogados dos réus e pediu vênia para contar seu sonho.
HOSPITAL SÍRIO-LIBANÊS – Liberado por sua equipe médica para fazer e falar o que bem entender, o ex-presidente Lula criticou o interesse desmedido da imprensa pelo julgamento do mensalão. “Nunca antes na história desse país se gastou tanta tinta e tanta saliva com algo tão irrelevante”, desdenhou. “Está claro que essa é uma manobra da imprensa burguesa e da TV Globo para desviar o foco das Olimpíadas”, vaticinou.

Lula se solidarizou com os dorminhocos Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes: “Esse julgamento está mais chato que arremesso de peso e nado sincronizado. Por falar nisso, o Joaquim e o Gilmar sincronizaram bem a soneca. Merecem medalha.”

Questionado sobre a pauta da conversa que teve com a presidente Dilma Rousseff durante o longo almoço de ontem, Lula disse que não falaram do mensalão. “Ficamos assistindo à final do salto com vara feminino”, confidenciou. “Pena que bateu aquele vendaval no dia da Fabiana Murer, senão era ouro”.

Lula disse que vai passar a tarde de terça colado na TV. Mais uma vez, nada de mensalão. “Imagina se eu vou ver julgamento? Olimpíada é só de quatro em quatro anos”, justificou. “Hoje tem Alemanha e Nova Zelândia no hóquei, um clássico. Vou até reunir os amigos e fazer um churrasco”. 

Por recomendação de Lula, a presidente Dilma enviou ao COI um ofício solicitando a inclusão do truco e da biriba como modalidades olímpicas a partir de 2016.