Postagem em destaque

MALDADE É O PROJETO Blue .beam ...

*O PROJETO BLUE BEAM: Já soube que os governos estão admitindo os OVNIs e há vários movimentos atuando para a implantação de uma religião gl...

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Recomendo: Viva mais 100 anos // Exercício de futorologia... // Eu daqui a cem anos // Superinteressante // Rodrigo Rezende


Tecnologia

Meu dia em 2112

Tenho uma tarefa ingrata: contar um dia na minha vida para um leitor de cem anos atrás. E de forma que ele me entenda. Difícil. Naquele tempo, eles ainda usavam as mãos para escrever, acredita?

por Rodrigo Rezende
1º de agosto de 2112.

Caro leitor,

Esta matéria é para comemorar os 125 anos da SUPER. Talvez você ache que teletransporte e telepatia são hoje coisas corriqueiras. Bem que eu gostaria de teletransportar meu chefe ou ler a mente das mulheres. Pena que nada disso existe hoje. Talvez haja no futuro. Mas não ouso cravar isso. Em 2012, o pessoal da SUPER não tinha aprendido a lição da edição número 1, com os supercondutores. Tentaram prever o futuro mais uma vez. Sem sucesso, claro. Agora não vamos cair no mesmo erro. Por isso, decidimos escrever esta matéria para um leitor do passado. Para você de 2012: bem-vindo ao presente.


8h00

"Bom dia. em 2142 você Terá câncer", diz o médico que se materializa assim que entro no banheiro. Mas nem ligo. Todo dia de manhã o app médico vem com algum diagnóstico diferente. Alimentado por milhares de sensores que buscam sinais de doenças 24 horas, ele sabe tudo sobre meu corpo. Também pudera: há sensores na privada, nas minhas roupas, na cama e até no chão. Todos prontos a disparar a qualquer sinal de proteína que indique doença. Mas o câncer não me assusta porque sei que os nanobots vão dar conta do recado. Esses robozinhos menores que o ponto em cima deste "i" circulam pela minha corrente sanguínea o tempo todo, exterminando qualquer célula cancerosa. Aí em 2012 você ainda não está tão tranquilo, mas as coisas estão evoluindo. Na sua época, cientistas do Hospital de Massachusetts criaram um chip capaz de identificar câncer em 115 de 116 pacientes com a doença. Já para os cientistas em 2112, câncer é fichinha perto de outro inimigo: a gripe. Eu mesmo estou meio mal agora e não tenho muito o que fazer. As mutações do vírus da gripe continuam dando um baile na medicina.

9h30

Checo meus e-mails. Logo na primeira mensagem, meu chefe se materializa na cadeira do escritório e grita: "Quando você entrega esse texto?". Na realidade, não tem ninguém na cadeira. Se eu o vejo, é porque está dentro do meu olho. Calma. Parece esquizofrenia, mas é só tecnologia. Eu uso uma lente de contato eletrônica com acesso à internet. E a imagem do meu chefe está projetada nela. Ela tem a mesma resolução que a minha retina e simula um espaço 3D tão bem quanto meu olho. É ela que traduz instantaneamente para a minha língua o que colegas indianos e chineses falam em nossas teleconferências. E que traz meus amigos virtualmente ao bar quando saio sozinho. Em 2012, só existem protótipos dela. Um deles foi o do cientista Babak A. Parviz, que conseguiu colocar uma tela de LEDs com resolução de 8x8 dentro de uma lente de contato. Pena que não dava nem para jogar Atari nela. Outra versão foi o paleozoico Google Glass. Aí no passado foi até publicado no YouTube um vídeo com um protótipo dele.

10h15

"Preparar carro". Basta o pensamento para ele se ligar e me esperar na porta de casa. Desperdício de combustível? Nada disso. Muitas décadas depois do originalmente previsto pela primeira SUPER, os supercondutores finalmente entraram para o dia a dia. Carros, trens e ônibus agora são todos movidos por eletromagnetismo. O petróleo hoje vale menos que água. Estradas foram substituídas por trilhos para supercondutores. Mas está na hora de sair. Penso "abrir porta". A porta de casa se abre. E não é telecinese. Infelizmente, ainda dependo de um aparelho para poder acionar objetos com a mente. É o tradutor mental: um conjunto de sensores eletromagnéticos em forma de capacete que capta a atividade dos meus neurônios e interpreta exatamente o que penso. Ele se conecta à internet e comanda tudo, do editor de texto ao micro-ondas. Pois é: a neurociência avançou bastante nos últimos 100 anos. Aí em 2012 já existem formas rudimentares do tradutor mental: gente jogando videogame e macacos controlando braços mecânicos com a mente em laboratório. Mas o primeiro a usar um tradutor mental de fato foi o gênio da física Stephen Hawking. Desenvolvido por cientistas do MIT, o tradutor com a tecnologia iBrain permitiu que o físico se comunicasse mesmo depois da paralisia total no corpo.

10h30

Dirigir é coisa do passado. A onda agora é viajar parado. O carro faz tudo sozinho: estaciona, calcula o trajeto e dá a partida. Aí em 2012 você também não está muito longe disso. Foi no seu ano que o Google conseguiu licença para andar com um carro sem motorista nas ruas de Las Vegas (EUA). Atecnologia do seu tempo ainda era baseada em câmeras, radar e laser. Mas pelo menos funcionava. Já o meu carro aqui não quer sair do lugar. Será defeito de software? Checo pela lente de contato se ele está atualizado. Ok, está. Abro na lente o programa "Conserte Tudo 2112". Nada. Deve ser problema nessa maldita lente. É ela que liga o carro. E é ela que... Opa, uma moça piscando em vermelho no meu campo visual. Programei a lente para sinalizar toda vez que passar alguém compatível com o meu perfil. Pelo menos alguma coisa ainda funciona direito. Vou pedir ajuda a ela.

10h35

Meus problemas acabaram: carro arrumado. E ainda descolei o ID da lente da moça - algo como o número de celular mais perfil de Facebook em 2012. Ela me deu uma mãozinha no conserto. Agora só preciso resolver um detalhe: perdi minha mão. Dei bobeira enquanto acenava um tchau para a moça no meio do trilho supercondutor, e um carro superveloz decepou minha mão na hora. Mas tudo bem. Era biônica mesmo. Compro outra logo mais. Tinha essa mão desde os 15 anos, quando era moda trocar órgão biológico por mecânico - do mesmo jeito que era moda fazer tatuagem no século passado. Estranho? Não tanto. Aí em 2012 já tem gente trocando mão biológica por biônica - como um austríaco de 26 anos que vai amputar sua mão sem movimentos e substituí-la por uma prótese. A diferença é que hoje trocamos mãos, pernas e outros órgãos em bom estado por partes mecânicas. Afinal, elas são mais fortes e têm coordenação motora melhor. Não quer ser androide? Também não tem problema. Se perder um olho, um rim ou um pulmão, basta ir à loja de órgãos e comprar um novo. Graças à evolução da engenharia genética, agora é possível criar um órgão inteiro a partir de um punhado de células.

13h45

"Oi, moça. Tudo bem?" Assim que ela atende a ligação da minha lente, é como se eu me teletransportasse para uma cadeira dentro do ateliê onde ela trabalha. No canto do meu campo visual, vejo uma cena digna do histórico Exterminador do Futuro. Com um comando de seu tradutor mental, a moça dá ordens a um nanobot. Ele vai até uma pilha de matéria e começa a se reproduzir, tal como seres unicelulares. E, em segundos, bilhões de nanobots esculpem o bloco de matéria. Surge do nada uma obra de arte. É assim que se constroem objetos em 2112. Basta projetar um design ou fazer um download direto na internet e mandar para os nanobots. Aí em 2012 você pode achar que está a anos-luz dessa tecnologia. Mas cientistas da Intel já trabalham em um meio de montar objetos usando as propriedades de atração e repulsão na carga elétrica da matéria. Enquanto os nanobots esculpem, eu tento agilizar o meu lado com a moça: "Você conhece o restaurante do elevador espacial?", pergunto. Sem desviar o olhar da escultura, ela responde: "Não". Eu: "Quer conhecer?". Ela:"Pode ser". Eu: "Hoje às 21h00?". Ela: "Ok. Conversamos lá. Até!". De repente, a sala de casa aparece de novo na minha lente. E um sorriso aparece nos meus lábios.

21h00

Céu azul. Nuvens e mais nuvens. O elevador espacial sobe mais ou menos como um avião em 2012. Mas aí o céu vai ficando roxo. E cada vez mais escuro. Estrelas começam a aparecer. De repente, surge a Terra azul lá embaixo. Pronto: estamos no espaço. Em essência, o elevador espacial é uma haste de 100 mil km de altura fincada na superfície da Terra. Mas como um haste 8 vezes maior que o diâmetro do planeta e que alcança um quarto da distância até a Lua consegue ficar de pé? A resposta está na física e nos nanotubos de carbono. Gire uma bola de tênis amarrada a um cordão. A corda não fica fixa, esticada? O mesmo princípio é usado no elevador com a rotação da Terra. Só que a rotação da Terra é de 1 670 km/h na linha do Equador - tão rápido que estouraria qualquer cordão. A menos que ele fosse feito de nanotubos de carbono, um material 180 vezes mais duro que o aço. Ele já existe aí em 2012. Mas os cientistas ainda só conseguiam fabricar tubos de poucos centímetros. Chegamos ao restaurante, que fica em um satélite geoestacionário a 35 mil km de altura. Logo que sentamos à mesa, ela me diz: "Eu sou de câncer". E aponta para a constelação de câncer pela janela. O tradutor mental lê meu cérebro e percebe que não sei nada de zodíaco (se ainda existe até 2012 por que não continuaria existindo aqui em 2112?). Então, minha lente mostra o texto que repito: "Quer dizer que você é muito ligada à família, não é... (Ops, qual o nome dela? Aparece na lente: Renata)... Renata?" Ela me olha com cara de que ouviu palavrão. "Desculpa, Ana" - tento o segundo sopro da lente. Cara de que chupou limão. "Quer dizer, Elisa!" - o jeito é improvisar. Ela vira de lado, olha para o espaço e me deixa no vácuo. Sem saber o que fazer, vou ao banheiro. Maldita lente com defeito! No meio do caminho, lembro: Carolina! De nada adianta. Minha mesa já está mais vazia que o espaço sideral. Lá fora no mirante, Carol conversa com 2 amigos reais e 3 virtuais. No meio do restaurante, coloco a mão no olho, jogo a lente no chão e piso em cima. Essa lente só serve mesmo é para lixo espacial. Pois é, amigo de 2012. O futuro chegou. Mas a vida continua não sendo fácil.
Dá uma olhada neste vídeo e veja como provavelmente será a sua vida:
Sight from Sight Systems on Vimeo.


Para saber mais
A Física do Futuro,
Michio Kaku, Rocco, 2012

Polícia de Mato Grosso trocou tiros com bandidos do 'Novo Cangaço"

Diário de Cuiabá

   Sexta feira, 12 de outubro de 2012Edição nº 13436 12/10/2012  










MARCELÂNDIAAnterior | Índice | Próxima

Policiais trocam tiros com assaltantes

Bope encontrou cinco criminosos escondidos na mata e houve o tiroteio. Até o fechamento desta edição, não havia registro de mortes


Assaltantes de banco agiram na modalidade “Novo Cangaço” e fugiram com 6 reféns
ADILSON ROSA
Da Reportagem

A polícia acredita ter fechado o cerco ao bando que assaltou a agência do Banco do Brasil na cidade de Marcelândia (a 750 quilômetros de Cuiabá). O Bope trocou tiros com assaltantes anteontem à tarde a cerca de 70 quilômetros da cidade numa mata fechada. Não há informações de mortos, mas os policiais pediram reforço e além de PMs de batalhões próximos, policiais civis da Gerência de Combate ao Crime Organizado e da Gerência de Operações Especiais se deslocaram para o local, que está há cerca duas horas de viagem.

Segundo os policiais, caía uma forte chuva no local, dificultando o acesso. As primeiras informações dão conta que os PMs trocaram tiros com quatro ou cinco bandidos fortemente armados, alguns com fuzis iniciando um tiroteio.

“Não temos informações de ferido entre os bandidos. Os policiais estão todos ilesos, mas esse confronto deve continuar e queremos cercar o local, o que não está sendo fácil”, informou um dos policiais.

Anteontem, policiais militares do Bope localizaram o acampamento da quadrilha. No local, apreenderam um colete a prova de balas pertencente à Polícia de outro Estado, além de dois celulares, faca e mantimentos. Os objetos indicam que os fugitivos ficaram várias horas naquele local. A localização do acampamento ocorreu, por volta das 14 horas.

Segundo os PMS, foram encontrados restos de comida e também vestígios de tala de fazer curativo. Os policiais acreditam que o material foi usado no ferimento do integrante da quadrilha que está baleado. A perícia aponta que o grupo dormiu a noite de terça-feira no acampamento e fugiu no dia seguinte, abandonando alguns objetos, mas levando todas as armas.

O assalto ocorreu na terça-feira de manhã quando o bando, fortemente armado rendeu clientes e funcionários e fugiram levando seis reféns e também o dinheiro do cofre.

Policiais da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), chefiados pelo delegado Flavio Stringueta, estão em Marcelândia dando continuidade às investigações. Os policiais adiantaram que os ladrões estavam encapuzados e vestidos de camisa de manga longa, o que dificulta a identificação. (AR)

Nota do PT namora o ridículo e desfaz a esperança


Furtado do blog de Ricardo Noblat

11/10/2012
 às 16:00 \ Política & Cia

MENSALÃO: Nota do PT que se solidariza com Dirceu — sem, covardemente, dizer isso às claras — é cínica, mentirosa e totalitária

O PT não se emenda.
Não tem jeito.
Vejam o caso dessa reunião do alto comando do partido, em São Paulo.
Começa que teve a participação e, na prática, a condução do criminoso condenado pelo Supremo Tribunal Federal José Dirceu.
Em seguida, que apoiou inteiramente a tese do réu condenado segundo a qual “a melhor resposta” ao julgamento do Supremo — que está enviando para a cadeia ele e outros “cumpanheiros” — é a eleição do ex-ministro da Educação Fernando Haddad prefeito de São Paulo.
Me expliquem o que quer dizer isso!
Quer dizer que a decisão soberana do Supremo — no caso dele, Dirceu, por sonoros 8 votos a 2 em favor da condenação por corrupção ativa — precisa de uma “resposta”?
E por quê?
A decisão foi tomada por algum tribunal de países que Dirceu admira, como a Venezuela em que o coronel Chávez manda na Justiça?
Em que país Dirceu julga que vive? Na Cuba que visita sempre com prazer, e onde recebeu treinamento para uma guerrilha que nunca teve coragem de fazer?
E o que é que teria que ver uma eventual vitória de Haddad em São Paulo com a cadeia onde, se tudo correr bem, o ex-chefe da Casa Civil irá passar larga temporada?
O eleitorado estaria, por acaso, absolvendo os ladravazes do PT?
O sonho dos tucanos paulistas é trazer o mensalão para a campanha de José Serra contra Haddad. Dirceu está fazendo isso por eles.
Mas continuo.
Não bastasse esse bestialógico, o Diretório Nacional do PT, obviamente influenciado por Dirceu, lançou ao final da reunião uma daquelas notas vociferantes, com as tradicionais entrelinhas totalitárias e ameaçadoras de sempre, em que diz, a certa altura:
“Nosso desempenho nas eleições municipais ganha ainda maior significado, quando temos em conta que ele foi obtido em meio a uma intensa campanha, promovida pela oposição de direita e seus aliados na mídia, cujo objetivo explícito é criminalizar o PT.
Não é a primeira, nem será a última vez, que os setores conservadores demonstram sua intolerância; sua falta de vocação democrática; sua hipocrisia, os dois pesos e medidas com que abordam temas como a liberdade de comunicação, o financiamento das campanhas eleitorais, o funcionamento do Judiciário; sua incapacidade de conviver com a organização independente da classe trabalhadora brasileira.
Mas a voz do povo suplantou quem vaticinava a destruição do Partido dos Trabalhadores”
Comento, em seguida, alguns pontos dessa nota agressiva e mentirosa:
1. “Criminalizar o PT”
Quem criminalizou não o PT, mas ex-membros de sua alta cúpula dirigente, não foi “a oposição de direita e seus aliados na mídia”, mas o mais alto e respeitável tribunal do país.
Não custa lembrar, uma vez mais, com infinita paciência, que, além de tudo, dos 10 ministros que votaram, 7 estão no Supremo por indicação de governos petistas.
2. A “intolerância” dos “setores conservadores”
O que é a “intolerância” que os “progressistas” e “esquerdistas” do PT — aliados de Collor, Maluf, Sarney e Renan Calheiros — atribuem aos “setores conservadores”?
Onde está a intolerância — esta sim, apanágio do PT desde seu nascedouro?
Por acaso seria aplaudir a decisão do Supremo que a) atestou que existiu o mensalão, até então, para Lula et caterva, “uma farsa”; b) atestou que foi alimentado por dinheiro público; c) comprovou que se destinava a comprar o apoio de deputados no Congresso para o lulalato; d) comprovou, e decidiu de acordo, que Dirceu, pela posição que ocupava, cometeu, em diferentes ocasiões, o crime de corrupção ativa?
Pois então me incluam entre os “conservadores” e “intolerantes”.
3. Liberdade de comunicação
Que autoridade tem o PT para falar do assunto? Estão há anos tentando o “controle social da mídia” — que, sabemos desde o tristemente célebre Franklin Martins, é calar a boca da imprensa independente. Nem o ministro petista Paulo Bernardo, das Comunicações, apoiou ou apoia esses delírios, que claramente o partido quer recolocar em debate.
4. Funcionamento do Judiciário
O PT só gosta que o Judiciário funcione quando não é para colocar na cadeia seus figurões.
No que é, afinal, que os “setores conservadores” estão obstaculizando o funcionamento do Judiciário?
Quem, senão Lula, acusou o mensalão — depois de aceita a denúncia do Ministério Público pelo Supremo — de ser uma “farsa”?
5. ” Incapacidade de conviver com a organização independente da classe trabalhadora brasileira”
Não me façam rir. Estão falando com maria-vai-com-as-outras Paulinho da Força, que já foi adversário feroz de Lula, aderiu ao lulalato e agora, em São Paulo, resolveu apoiar o tucano José Serra?
Ou da CUT? Aí a piada é maior ainda, já que se trata da velha e conhecida correia de transmissão sindical do partido — o qual, uma vez no poder, vem sucessivamente premiando sindicalistas por sua instalação em postos nos quais estão preparados, principalmente, para embolsar os salários graúdos.
A nota do PT, que se solidariza com Dirceu sem, covardemente, assumir isso, é cínica, mentirosa e de tom totalitário. Também faltou coragem aos lulo-petistas para dizer às claras o que a nota só sugere: sua inconformidade com as decisões democráticas do Supremo.

Robô Curiosity continua trabalhando e descobrindo coisas em Marte...


Curiosity encontra pedra marciana com que se parece com as da Terra

Análises iniciais mostram que objeto piramidal apresenta elementos de algumas rochas raras, mas bem conhecidas

BBC 


BBC
Nasa
Jipe-robô Curiosity detectou rocha incomum mas amplamente conhecida
A expectativa era de que os primeiros sedimentos a serem coletados pelo robô Curiosity, da atual missão da Nasa em Marte, fossem apenas rochas de um material comum como o basalto, mas uma análise recente revelou dados intrigantes. 

O objeto piramidal, que recebeu o apelido de "Jake Matijevic", um engenheiro de uma missão recente da agência espacial americana ao planeta vermelho, apresenta uma composição ainda inédita na pesquisa sobre Marte.
As análises iniciais mostram que o objeto teria elementos de algumas rochas raras, mas bem conhecidas na Terra.
Edward Stolper, um dos chefes da missão no Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), diz que essas rochas se formam a partir de formações de magma ricas em água que se resfriaram sob altas pressões.
"[A rocha é] amplamente conhecida na Terra, em ilhas oceânicas como o Havaí e Santa Helena e nos Açores, e também em áreas rochosas do Rio Grande e por aí vai. Então, novamente, não é comum, mas é muito conhecida", acrescentou.
O jipe-robô Curiosity examinou a rocha pela primeira vez três semanas atrás. Na ocasião, não se acreditava que o sedimento tivesse alto valor científico.
Análises O fato de o Curiosity poder examinar in loco os materiais coletados com seus próprios instrumentos é o principal diferencial desta missão. Até então, equipamentos anteriores enviados pela Nasa à Marte podiam coletar objetos, mas não analisá-los com esta precisão.
Veja comparação de tipo de rocha encontrado em leito de rio em Marte (esquerda) e na Terra (direita). Foto: Nasa
1/52
Os cientistas identificaram que a rocha é rica em elementos como sódio e potássio e pobre em magnésio e ferro, o que a colocam em grau de comparação com o feldspato, uma rocha que não contém minérios.
O robô da Nasa chegou à superfície do planeta vermelho ainda em agosto e, desde então, já andou 500 metros.
O objetivo da missão é determinar se Marte já teve condições de abrigar a vida em algum momento desde sua formação.
Nas poucas semanas em que começou a colher materiais, o Curiosity já identificou uma série de rochas que foram claramente depositadas em água corrente. A teoria é que o jipe está localizado na nascente de um antigo local de grandes depósitos de sedimentos, conhecido como cone aluvial, onde uma rede de pequenos rios cruzava a superfície bilhões de anos atrás.