Postagem em destaque

MALDADE É O PROJETO Blue .beam ...

*O PROJETO BLUE BEAM: Já soube que os governos estão admitindo os OVNIs e há vários movimentos atuando para a implantação de uma religião gl...

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Já Somos uma re(s)pública? // Pasquale Cipro Neto


pasquale cipro neto

 

15/11/2012 - 03h00

Já somos uma re(s)pública?


O feriadão desta vez foi gordo, gordíssimo. E hoje, na ponta inicial do feriadão, o que é mesmo que se comemora? A proclamação da República, ou seja, nossa passagem de império a república. Sei que para muita gente o sonho dourado ainda é uma ditadura, qualquer que seja (com um imperador ou rei, um general, um Médici, um Castro, ou qualquer dessas coisas), pusilânime como qualquer, qualquer ditadura (de direita, de esquerda, de centro --ou de nada, como, aliás, as ditaduras soem ser), em que os delírios do ditador de turno são a lei.
Pois bem. Malgrado a vontade de muita gente, o Brasil, ao menos no nome e no papel, é uma república. O ideal mesmo seria termos, literalmente, uma república, ou seja, uma "res publica", expressão latina que dá origem à palavra "república" e que significa "coisa pública". A república é república justamente porque nela o que está acima de tudo não é a vontade, a opinião ou o credo do ditador de plantão, mas o interesse público. Por acaso não é esse o cerne do que julga o Supremo neste momento? O famigerado mensalão não foi a apropriação de dinheiro público para fins partidários, pessoais etc., etc., etc.?
O caro leitor já ouviu, por exemplo, alguém elogiar a "postura republicana" de determinada autoridade (o/a presidente da República, por exemplo) na condução de determinada questão? O que significa esse elogio? O que se elogia é a atitude da autoridade que põe em primeiro plano o interesse público, e não o pessoal ou partidário, por exemplo.
Há oito anos, escrevi sobre o tema "res publica" neste espaço. Tomando por base o significado literal de "república", abordei alguns fatos da época e concluí que ainda estávamos longe do que realmente é uma república. E hoje? A situação mudou? A nação brasileira já sabe diferenciar o público do privado e sobrepõe aquele a este? Nosso espírito já é definitivamente republicano?
Não vou entrar nessa discussão, não, caro leitor. Pense e conclua. Eu só queria levantar a lebre a partir do que é precípuo na minha função (comentar e analisar fatos da língua). Permito-me lembrar-lhe o que dizia o grande educador Paulo Freire: "A leitura do mundo precede a da palavra". No caso específico do que estamos abordando, eu diria que é possível fazer os dois percursos, e isso certamente fica mais claro e mais funcional quando se sabe "ler", por exemplo, uma palavra como "república", que, em seus empregos formais, ainda significa o que nos ensina a etimologia (parte dos estudos linguísticos que se ocupa da origem e da evolução das palavras).
É preciso tomar cuidado com os falsos encantos da etimologia. Há muito chute por aí. Obras sérias (como o "Houaiss", por exemplo) são claras quando é clara a origem da palavra; quando não é, nada de tiro para qualquer lado ("origem obscura" é o que se diz quando não há documentação suficiente).
O desmonte cirúrgico da palavra e a associação de seus elementos mórficos com os de outras palavras podem aumentar a intensidade da absorção do que se lê. Se tudo isso for precedido pela leitura do mundo e associado a ela, pode-se começar a pensar na concretização da função (ou das funções) da leitura, do estudo, do aprendizado. O caso de república é só um exemplo, um ótimo exemplo, não lhe parece?
Depois disso, não se torna mais interessante saber por que o Brasil é uma república? E por que nosso país se chama República Federativa do Brasil? Epa! O que é "federativa", que é da família de "federação", "confederação" etc.? Agora é sua vez. Vá em frente. É isso.
Pasquale Cipro Neto
Pasquale Cipro Neto é professor de português desde 1975. Colaborador da Folha desde 1989, é o idealizador e apresentador do programa "Nossa Língua Portuguesa" e autor de várias obras didáticas e paradidáticas. Escreve às quintas na versão impressa de "Cotidiano".

    Neymar é autor do gol mais bonito de 2012


    5/11/2012 12h34 - Atualizado em 15/11/2012 13h09

    Neymar derrota Messi e é escolhido o autor do gol mais 


    bonito de 2012


    Com um golaço marcado na vitória do Santos sobre o Internacional por 3 a 1, craque do Peixe recebeu 60,67% dos votos na enquete do "Arena"

    Por SporTV.comSão Paulo
    80 comentários


    Com um golaço marcado na vitória do Santos sobre o Internacional por 3 a 1 em março deste ano, Neymar derrotou Messina briga pelo gol mais bonito, em enquete realizada pelo programa "Arena SporTV". O craque do Peixe recebeu 60,67% dos votos dos internautas na enquete do"Arena".
    Na última quarta-feira, a FIFA anunciou a relação dos dez concorrentes ao Prêmio Puskas, que escolhe o gol mais bonito do ano. Vencedor da premiação no ano passado, Neymar vai disputar o bicampeonato com outros nove concorrentes, entre eles o argentino Lionel Messi. O atacante, que marcou três vezes contra o Brasil em um amistoso realizado em junho deste ano, concorre com o terceiro gol que fez no confronto. O atacante do Barcelona recebeu 39,33% votos na enquete do programa e perdeu para o brasileiro
    Neymar e Messi na partida do Brasil contra a Argentina (Foto: Mowa Press)Neymar e Messi na partida do Brasil contra a Argentina (Foto: Mowa Press)

    Chegou a vez do interior de SP conhecer a violência da estupidez humana


    Onda de violência chega a oito cidades do interior de São 



    Paulo


    A capital paulista teve a noite mais violenta da semana. No interior do estado, os bandidos queimaram carros, ônibus e um caminhão.

    Fábio Turci e Cristina MaiaSão Paulo e Leme, SP

    São Paulo teve a madrugada mais violenta da semana. Dessa vez, a criminalidade atingiu a capital e oito cidades do interior. Só em Araraquara, cinco pessoas foram executadas. Na capital, seis pessoas foram mortas e 18 ficaram feridas em ataques. Entre os baleados, há três policiais.
    Em Grajaú, na zona sul de São Paulo, o barulho dos tiros despertou moradores. Três pessoas foram baleadas e duas delas morreram. Em outros pontos da cidade, os policiais que estavam entre os alvos de criminosos sobreviveram.
    Acompanhe o Jornal Hoje também pelo twitter e pelo facebook.
    O PM Carlos Henrique da Silva foi baleado, às 3hs, em um bar em Americanópolis, na zona sul da cidadea. O tiro acertou o ombro do policial, que foi socorrido e está fora de perigo. Ele contou que estava no bar, com alguns amigos, quando um carro com dois homens parou em frente. Ele achou que os dois quisessem alguma informação e foi na direção deles. Foi quando um dos homens atirou. Os criminosos foram presos minutos depois.
    Ainda na zona sul, no bairro de Pedreira, o policial civil Tarcísio Marcelino de Souza tinha acabado de sair do trabalho quando foi abordado por dois homens armados em uma moto. O investigador reagiu e foi baleado. Os bandidos fugiram.
    Já o soldado da PM Marcelo Gregório foi atacado em uma pizzaria na Penha, zona leste. Dois criminosos atiraram e o policial, que estava de folga, reagiu. Ele e um cliente ficaram feridos. Os criminosos também fugiram.
    Violência no interior
    A violência também atingiu oito cidades do interior paulista. Os bandidos queimaram carros, ônibus e um caminhão. Duas salas de uma creche foram incendiadas. Um dos ataques foi a uma base da Guarda Municipal de Leme, a 190 quilômetros da capital. Os bandidos atearam fogo e toda a fachada ficou queimada.
    Na região de Jundiaí, os bandidos colocaram fogo em dois ônibus e na moto de um policial militar, que estava parada do lado de fora do Batalhão. O fogo atingiu postes de iluminação e deixou moradores sem energia elétrica por três horas.
    O caso mais violento foi registrado em Araraquara, a 270 quilômetros da capital. Cinco pessoas foram mortas a tiros e, segundo a polícia, todas a mortes têm características de execução. Homens que estavam em um carro cinza passaram atirando. Um casal morreu dentro de uma pastelaria, na frente do filho de 17 anos. A polícia acredita que alguns dos ataques foram uma represália a um confronto entre policiais e assaltantes de uma distribuidora de alimentos. Um bandido morreu.
    Na quarta-feira (14), a polícia de São Paulo prendeu Leandro Rafael Pereira da Silva, conhecido como Léo Gordo, e Wellington Viana Alves, conhecido como Baré. Segundo as investigações, eles são suspeitos de participação nas mortes de dois PMs na capital e tinham dez dias pra matar cinco policiais.
    Escutas telefônicas indicam que Léo Gordo estava recrutando homens para esses crimes. “Nós conseguimos prender quem dava as ordens, quem determinava quantos e quais policiais seriam mortos. A segunda etapa agora é prender esses executores”, explica o delegado Celso Marchiori.
    O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, falou sobre o combate a violência: “A partir de três a quatro dias, começam as chamadas operações de contenção, para evitar a entrada de drogas e armas no estado. São 14 pontos estratégicos, que foram estabelecidos pela inteligência da Polícia Civil e Polícia Federal”.

    "Emoções intempestivas" dominam um ponto do planeta que nunca esteve em paz...


    Israel divulga vídeo de ataque que matou líder do Hamas

    Imagem mostra carro de Ahmed Al-Jabari sendo monitorado por militares e atingido por bombardeio em Gaza

    BBC Brasil 
      BBC
    O governo de Israel divulgou imagens da operação que matou na quarta-feira o principal líder militar do Hamas, em Gaza. O vídeo aéreo mostra o carro de Ahmed Said al-Jabari sendo monitorado pelos militares. Poucos segundos depois, o carro é atingido por um bombardeio.
    Al-Jabari, de 46 anos, morreu na hora. A porta-voz do Exército de Israel disse que a ação militar foi uma resposta a uma onda de mísseis disparados pelo Hamas contra cidades israelenses. Os ataques teriam sido feitos a partir de Gaza.
    Já o Hamas reagiu com palavras duras e promessa de vingança. O porta-voz do grupo afirmou que o país inimigo vai pagar um preço caro pelo assassinato de al-Jabari.
    Veja o vídeo:
    <object width="512" height="400"><param name="movie" value="http://www.bbc.co.uk/emp/external/player.swf"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowScriptAccess" value="always"></param><param name="FlashVars" value="config_settings_language=pt&config_settings_displayMode=video&config_settings_showPopoutButton=false&playlist=http%3A%2F%2Fwww%2Ebbc%2Eco%2Euk%2Fportuguese%2Fmeta%2Fdps%2F2012%2F11%2Femp%2F121115%5Fgaza%5Fjabari%5Fdg%2Eemp%2Exml&config_settings_showFooter=true&"></param><embed src="http://www.bbc.co.uk/emp/external/player.swf" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" allowScriptAccess="always" width="512" height="400" FlashVars="config_settings_language=pt&config_settings_displayMode=video&config_settings_showPopoutButton=false&playlist=http%3A%2F%2Fwww%2Ebbc%2Eco%2Euk%2Fportuguese%2Fmeta%2Fdps%2F2012%2F11%2Femp%2F121115%5Fgaza%5Fjabari%5Fdg%2Eemp%2Exml&config_settings_showFooter=true&"></embed></object>

    Walmart usa normas anticorrupção em seus mercados estrangeiros como Brasil, China, Índia, México depois de denúncias de violações de seus funcionários...

    http://extra.globo.com/noticias/brasil/comando-do-walmart-confirma-investigacao-sobre-corrupcao-no-brasil-6743428.html#axzz2CK8Oyur4


    Comando do Walmart confirma investigação sobre 


    corrupção no Brasil


    Reuters

    A direção do Walmart nos Estados Unidos confirmou hoje, em comunicado ao mercado, que a empresa começou a conduzir uma revisão mundial de suas políticas, práticas e controles internos para cumprimento de regras anti-corrupção. E o Walmart no Brasil faz parte dessa investigação, baseada em denúncias de desvios de conduta.
    A informação já havia sido comentada no mercado cerca de cinco meses atrás, quando um congressista americano comentou com a imprensa nos EUA a existência de uma investigação em alguns países, como o Brasil. O Valor publicou em junho a notícia sobre a apuração em andamento no país.
    A empresa relatou que, nos últimos 18 meses, gastou mais de US$ 35 milhões em medidas para colocar as suas operações no exterior dentro de normas anti-corrupção defendidas pela rede.
    "Nós temos inquéritos ou investigações sobre denúncias de violações da FCPA [conjunto de normas anticorrupção nas operações no exterior] potenciais em um número de mercados estrangeiros onde atuamos incluindo, mas não limitado a Brasil, China e Índia", informou no comunicado David Tovar, porta-voz da rede. "Isto é, para além da investigação em curso no México."
    "A empresa tem feito melhorias em seus programas de conformidade em todo o mundo e tem tomado uma série de ações específicas e concretas com relação aos nossos processos, procedimentos e pessoas", e continua: "Desde a implementação da revisão global e os avançados programas de anti-corrupção de conformidade, a empresa tem identificado ou sido informada de alegações adicionais sobre possíveis violações da FCPA".
    A empresa explica que quando alegações são relatados ou identificados, juntamente com consultores terceirizados, são feitas consultas de conduta e, quando justificado, são abertas investigações.
    "Como essas questões estão atualmente sob revisão, seria inapropriado fazer mais comentários sobre as acusações, até que tenhamos concluído as investigações", explica.
    "Nós levamos o cumprimento da FCPA muito a sério e estamos empenhados em ter um programa de conformidade global, forte e eficaz em todos os países em que operamos. Nós não vamos tolerar descumprimento em qualquer lugar ou em qualquer nível da empresa. Estamos trabalhando diligentemente para fortalecer nossos programas de compliance e dedicar recursos consideráveis para esse esforço ", informa o comunicado.
    (Adriana Mattos | Valor)



    Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/brasil/comando-do-walmart-confirma-investigacao-sobre-corrupcao-no-brasil-6743428.html#ixzz2CK8X1hE7

    As lutas do octógono tem atração fora da arena...

    Denise Rocha, o furacão da CPI do Cachoeira, se exibe por fora dos octógonos das lutas do MMA


    'Furacão da CPI' exibe corpão em sua estreia como ring girl em Maceió Foto: Divulgação
    Nilton Carauta

    A advogada Denise Rocha, conhecida popularmente como "Furacão da CPI" por sua participação na CPI do caso Cachoeira, fez sua estreia nesta quarta-feira como ring girl do Coliseu Extreme Fight, em Maceió.
    “Estou acostumada a este universo. Fiz três anos de aulas de boxe e um ano de Muay Thai”, conta a beldade, que se diz de queixo caído com os lutadores brasileiros. “Meus preferidos são Vitor Belfort, Anderson Silva e Rodrigo Minotauro”, afirma.
    Capa da “Playboy” de setembro, Denise apoia a implementação do esporte para as mulheres: “Tenho certeza que nossas meninas vão fazer bonito”.



    Leia mais: http://extra.globo.com/famosos/furacao-da-cpi-exibe-corpao-em-sua-estreia-como-ring-girl-em-maceio-6742687.html#ixzz2CK1Jbs4w

    quarta-feira, 14 de novembro de 2012

    Resultados das quartas de final do Futsal


    TABELAMUNDIAL DE FUTSAL

    P - PONTOS V - VITÓRIAS E - EMPATES D - DERROTAS GP - GOLS PRÓ GC - GOLS CONTRA SG - SALDO DE GOLS
    QUARTAS DE FINAL
    QUARTAS 1 - 14/11 - 07H - BANGCOC
    bandeiraBRASIL
    • 3
    bandeiraARGENTINA
    • 2
    QUARTAS 2 - 14/11 - 09H30M - BANGCOC
    bandeiraUCRÂNIA
    • 1
    bandeiraCOLÔMBIA
    • 3
    QUARTAS 3 - 14/11 - 09H30M - BANGCOC
    bandeiraPORTUGAL
    • 3
    bandeiraITÁLIA
    • 4
    QUARTAS 4 - 14/11 - 12H - BANGCOC
    bandeiraESPANHA
    • 3
    bandeiraRÚSSIA
    • 2

    Brasil vai à semifinal depois de vencer Argentina na prorrogação


    14/11/2012 09h16 - Atualizado em 14/11/2012 12h28

    Com paralisia facial, Falcão resolve contra Argentina e põe 


    Brasil na semi


    Seleção vai para o intervalo perdendo por 2 a 0 e arranca virada épica na prorrogação; próximo desafio no Mundial será contra a Colômbia, na sexta

    Por SporTV.comBangcoc, Tailândia



    A Argentina esteve perto de eliminar o Brasil nas quartas de final da Copa do Mundo de Futsal. Os hermanos venciam por 2 a 0 (gols de Rescia e Borruto) até os 13 minutos do segundo tempo, quando os atuais campeões mundiais começaram uma reação épica no ginásio Huamark, em Bangcoc. Com gols de Neto e Falcão, o time brasileiro levou o jogo à prorrogação, quando brilhou a estrela do camisa 12, que, há três dias, convive com um novo problema. Acometido por uma paralisia facial, em decorrência de estresse, o craque - que esteve perto de ser cortado do Mundial, por conta de uma lesão na panturrilha - atuou no sacrifício, mas nem isso reduziu o seu brilho. Aos cinco minutos do primeiro tempo da prorrogação, ele marcou o gol da classificação, decretando a vitória brasileira por 3 a 2. Emocionado, o ala caiu aos prantos, contagiando todos da equipe brasileira.
    Falcão comemora gol no jogo do Brasil contra a Argentina no futsal (Foto: AP)Com paralisia facial, Falcão comemora gol que deu a vitória sobre a Argentina (Foto: AP)
    - Tem histórias que são eternizadas, e o dia de hoje é um desses. A paralisia atrapalha, porque não consigo enxergar direito. Mas há coisas que não se explicam. Só tenho que agradecer a Deus. Não há nada ganho, mas as circunstâncias de hoje tornaram esta vitória muito especial - afirmou Falcão em entrevista ao SporTV após a partida.
    Galeria Brasil vence Argentina Futsal (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Drama, sofrimento e, enfim, vitória: Brasil avança às semifinais (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
    Os comandados de Marcos Sorato encaram agora a Colômbia na semifinal, sexta-feira, às 10h30m, em Bangcoc. A seleção colombiana obteve a classificação ao vencer a Ucrânia por 3 a 1, nesta quarta-feira, no ginásio Huamark.
    O Brasil chegou ao ataque pela primeira vez aos dois minutos. Em jogada de velocidade, Fernandinho arrancou pela direita e bateu rente à trave de Santiago Elìas. A resposta da Argentina veio no minuto seguinte, em chute de Cuzzolino, que Tiago voou para defender no canto. Mais soltos em quadra que o habitual, os hermanos tiveram sua melhor oportunidade até então, aos quatro, quando Basile dominou na esquerda do ataque e carimbou a trave brasileira.
    Refeita do susto e já com um novo quarteto em quadra, a seleção do Brasil voltou a finalizar aos seis. Após tabelar com Jé, Rodrigo encheu o pé e Elìas defendeu com segurança. Explorando os contragolpes, a Argentina assustou novamente aos sete, em jogada em que Rescia foi lançado na esquerda e tentou o toque na saída de Tiago, que tirou com o pé. Com dificuldade de penetrar na marcação argentina, o Brasil insistia nas finalizações de longe, como aos nove, quando Vinicius emendou cobrança de escanteio e Elìas foi buscar.
    jogo Brasil Argentina Futsal mundial (Foto: FIFA.com via Getty Images)Muito marcado, Fernandinho não conseguiu render
    o esperado (Foto: FIFA.com via Getty Images)
    Aos 10, a situação do time de Marcos Sorato começou a se complicar. Em dividida na intermediária, o árbitro panamenho Wenceslaos Aguilar deu o segundo cartão amarelo a Jé, alegando que o pivô brasileiro aplicara uma cotovelada em Stazzone. Expulso, o jogador deixou a quadra chorando, incoformado com a decisão do juiz. Mesmo com um jogador a menos por dois minutos, o Brasil seguiu se impondo. Aos 11, Neto tabelou com Fernandinho e foi derrubado no momento da conclusão. Segundos depois, Ari arrancou em velocidade, saiu na cara do gol, mas tocou para fora.
    Já com cinco jogadores em quadra, o Brasil esteve muito perto de abrir o placar aos 13. Em cobrança de falta frontal, Neto soltou uma bomba na trave e a bola acabou saindo pela linha de lado. Aos 16, Fernandinho tabelou com Simi e bateu a meia altura. Elìas conseguiu espalmar para o lado. Logo depois, porém, a seleção sofreria dois grandes golpes. Em lançamento longo de Basile, Rescia tocou na saída de Tiago e fez 1 a 0 para a Argentina. Menos de um minuto depois, os hermanos ampliariam. Após tabela rápida, Borruto dominou na área e bateu por baixo, marcando o segundo.
    Correndo atrás