sábado, 19 de janeiro de 2013

"Governo cria vale-imprensa" // Gilberto Dimenstein


gilberto dimenstein

 

18/01/2013 - 08h31

Governo cria vale-imprensa


Vou hoje escrever contra os interesses da minha categoria: os jornalistas.
A ministra Marta Suplicy (Cultura) estimulou o debate sobre o vale-cultura mostrando que esse dinheiro público pode servir para comprar jornais e revistas - mesmo que seja, enfatizou, uma publicação "porcaria".
Mesmo que fosse um jornal ou revista de alta qualidade o dinheiro seria bem aplicado?
Como jornalista, sou obrigado a acreditar que a atividade jornalística é importante para a cidadania. Logo, mais gente informada, melhor.
Será que grupos como a Folha, Globo, Estado, Abril, entre outros, com fortes esquemas de marketing, capazes de atrair anunciantes e leitores, deveriam ganhar esse subsídio público?
Um absurdo pegar um dinheiro destinado à cultura para ajudar jornais e revistas.
Do ponto de vista cultural e educacional é jogar dinheiro fora. Para mim, cultura e educação são inseparáveis: as escolas deveriam ser centros culturais para estimular o encanto da descoberta do conhecimento.
Podem apostar: com essa lei, será muito mais provável os jornais e revistas captem muito recursos do vale-cultura do que um projeto de teatro ou cinema na periferia.
Na prática, o PT está criando um vale-imprensa.
Gilberto Dimenstein
Gilberto Dimenstein ganhou os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. Integra uma incubadora de projetos de Harvard (Advanced Leadership Initiative). Desenvolve o Catraca Livre, eleito o melhor blog de cidadania em língua portuguesa pela Deutsche Welle. É morador da Vila Madalena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário