sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Projeto da Microsoft faz jogo de videogame 'sair' da tela - notícias em CES 2013 - Consumer Electronic Show

G1 - Projeto da Microsoft faz jogo de videogame 'sair' da tela - notícias em CES 2013 - Consumer Electronic Show

10/01/2013 12h18 - Atualizado em 10/01/2013 12h24

Projeto da Microsoft faz jogo de 




videogame 'sair' da tela


Ilumiroom usa o Kinect e projetor para expandir área de ação do game.
Dispositivo pode ser usado no sucessor do Xbox 360.

Do G1, em São Paulo
15 comentários
Projeto da Microsoft usa o Kinect e projetor para fazer game sair da tela (Foto: Divulgação)Projeto da Microsoft usa o Kinect e projetor para fazer game sair da tela (Foto: Divulgação)
Um projeto da Microsoft apresentado na feira de tecnologia Consumer Electronic Show (CES) 2013 quer que os games jogados no videogame Xbox 360 "saiam" da tela e se expandam para a sala de estar ou quarto do jogador. Segundo a empresa, o dispositivo não usa TVs 3D ou óculos especiais.
Chamado de Ilumiroom, o protótipo usa o sensor Kinect - que capta o movimento dos jogadores e leva para dentro do game, dispensando o joystick - e um projetor que são conectados no videogame. Esta combinação que faz os tiros dos inimigos, luzes e explosões irem em direção ao jogador e se espalharem. Em jogos no espaço, as estrelas se espalham pelo quarto.
Já em jogos de tiro em primeira pessoa, em que o gamer observa a ação do ponto de vista do personagem, a tecnologia expande o ambiente do jogo para as paredes da casa.
De acordo com o vídeo publicado pela Microsoft (clique aqui para assistir), a tecnologia escaneia o cômodo da casa, identificando o local dos objetos e compensando sua posição para apresentar uma imagem com mais qualidade. Desse modo, vasos, plantas, prateleiras ou mesas não irão atrapalhar na sensação de imersão que o projeto propõe. E, segundo o vídeo, estes mesmos objetos que estão na sala após escaneados podem ganhar alguns efeitos como riscos, dando a sensação de que foram desenhados, e "vibrar" quando há uma explosão no game, por exemplo.
Aparelho escaneia sala do jogador para poder projetar imagens compensando posição dos objetos no cômodo (Foto: Divulgação)Aparelho escaneia sala do jogador para poder projetar imagens compensando posição dos objetos no cômodo (Foto: Divulgação)
A descrição do Ilumiroom pela Microsoft diz que o dispositivo "foi desenvolvido para aumentar a imersão dos games unindo o mundo virtual com o real ao se projetar imagens. Tudo o que aparece no vídeo [divulgado] acontece em tempo real. Não foram usados efeitos especiais."
Área do game 'sai' de dentro do televisor em projeto da Microsoft (Foto: Divulgação)Área do game 'sai' de dentro do televisor em projeto
da Microsoft (Foto: Divulgação)
A Microsoft não disse quando essa tecnologia será lançada e nem em quais condições ela deve ser usada (em um quarto escuro, por exemplo, ou se ela funcionará com a luz do dia entrando pela sala do usuário). Entretanto, documentos da empresa que vazaram na internet em 2012 e que apontam informações sobre o videogame sucessor do Xbox 360 citam uma tecnologia similar, que expandiria a ação dos jogos para fora da TV. Óculos de realidade aumentada também estariam nos planos da companhia.

Para ler mais notícias de Tecnologia e Games, clique em g1.globo.com/tecnologia. Siga também o G1 no Facebook e Tecnologia e Games no Twitter e por RSS

Nenhum comentário:

Postar um comentário