Postagem em destaque

VESPEIRO (Fernão Lara Mesquita)

quarta-feira, 13 de março de 2013

Salão do Automóvel de Genebra antecipa estreias de carros para o mercado brasileiro


Salões

12-03-13 | Texto: Daniel Magri | Foto: Daniel MagriVoltar

De Genebra para o Brasil

Veja os modelos apresentados no Salão que em breve chegarão por aqui

É curioso notar que eventos como um Salão do Automóvel pegam a cara do país onde eles acontecem. O brasileiro, em São Paulo, por exemplo, tem clima quente e novidades voltadas para nosso mercado. Já o de Genebra, na Suíça, praticamente assume o papel político do País e, de forma neutra, traz novidades que interessam a diversos tipos de público. Inclusive para nós brasileiros.

O evento suíço foi palco para importantes lançamentos, que vão dos carrões aos elétricos, passando por híbridos supereconômicos – quem diria que viveríamos para ver uma Ferrari híbrida? – e chegando a veículos que sugerem formas alternativas de transporte.

Durante nossa cobertura no Salão de Genebra vimos muitos modelos que, em breve, estarão rodando por nossas ruas. Separamos alguns para você conhecê-los nesta matéria:

Peugeot 

A Peugeot apresentou o 2008. O utilitário será lançado oficialmente no segundo semestre de 2013 e será produzido na planta da marca francesa no Brasil em breve. O novo 2008 foi criado na plataforma do hatch 208. Conforme as informações anunciadas, o modelo tem 4,14 m de comprimento e 1,74 m de largura. Vem para brigar com Ford EcoSport e Renault Duster.

Audi

A marca das quatro argolas levou para o Salão o RS Q3. Trata-se da primeira versão esportiva que a marca lança para sua linha de utilitários. Ele traz sob o capô motor 2,5L, turboalimentado, de 310 cavalos de potência. Além do bloco apimentado, o modelo ganhou uma série de modificações no visual para aumentar sua pegada esportiva. Chega por aqui no primeiro trimestre de 2014.

Outra novidade foi o RS6 Avant, a perua mais rápida do mundo. O carro ultrapassa os 100km/h em 3,9 segundos com motor 4.0 TFSI V8 biturbo que desenvolve 560cv de potência. No Brasil sua comercialização terá início no último trimestre.

Dacia

A Dacia, braço romeno da Renault, apresentou o Duster Adventure. Ele é a versão aventureira do utilitário comercializado por aqui e está equipado com um pacote especial de acessórios. Entre eles, encontram-se barras no teto, acabamento diferenciado para o exterior e tapetes internos emborrachados, além de rodas de 16 polegadas de diâmetro. O modelo será comercializado a partir de abril em mais de 16 países. Há a possibilidade de sua chegada ao Brasil, uma vez que se trata de uma edição especial.

Citroën

A Citroën levou para o evento suíço o conceito Technospace. Mas pode chamar de novo C4 Picasso. A versão final da minivan deve ser revelada daqui a alguns meses, durante o Salão de Frankfurt, na Alemanha. No Brasil, o modelo deverá contar com o motor 1,6L THP, com transmissão de seis velocidades - conjunto que já equipa o DS4.

Ford

A marca do Oval Azul levou para o Salão o EcoSport. Até aí, nenhuma novidade para nós brasileiros. Mas lá no Velho Continente o utilitário ganhou um recheio diferente: o aclamado motor 1,0L EcoBoost. Isso mesmo, o EcoSport na Europa é 1,0L! Algo que a Ford no Brasil sempre descartou.

BMW

A marca bávara revelou o Série 3 GT. Uma mistura entre sedã e perua, o modelo distingue-se por incluir um spoiler traseiro que é ativado quando o veículo atinge 110 km/h e retrai-se quando a velocidade cai para 70 km/h. Ainda não há data estimada para sua chegada ao Brasil.

Mercedes-Benz

A principal atração da Mercedes-Benz no Salão de Genebra foi a versão esportiva do Classe A, o A 45 AMG. Contudo, o modelo que provavelmente chegará antes ao Brasil é o CLA. Apresentado pela marca durante a última edição do Salão de Detroit , em janeiro, o modelo conta com motor de 211 cavalos, suspensão esportiva e tração integral all-wheel drive.

Volkswagen

Em meio a uma enxurrada de “Golfs” que a Volkswagen levou para o Salão, encontramos o Cross-Up!. O modelo é a versão aventureira do compacto Up!, que deve chegar ao Brasil no segundo semestres deste ano. Na última segunda-feira (12), um leitor do WebMotors flagrou um protótipo camuflado do modelo rodando pelo município de São Bernardo do Campo (SP), terra da Volkswagen no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário