Postagem em destaque

Coisa feia e aterrorizante para o Brasil...

terça-feira, 16 de abril de 2013

Arenas para a Copa das Confederações estão com atraso e preocupam a Fifa...

Tarja - Copa das Confederações 2013
http://veja.abril.com.br/noticia/esporte/com-mais-um-prazo-ignorado-fifa-assustada-vai-a-capital

Futebol

Com mais um prazo ignorado, Fifa, assustada, vai à capital

Estádio Brasília, o palco da abertura da Copa das Confederações, só deve ser entregue em maio. Representantes do COL vão inspecionar o local nesta terça

Estádio Mané Garincha em abril de 2013
Estádio Mané Garincha em abril de 2013 - Ueslei Marcelino/Reuters
O governo do DF justificou o adiamento da inauguração culpando as fortes chuvas dos últimos dias. Esse tipo de clima, porém, é tradicional na região nesse período do ano. Não seria difícil, portanto, saber que a reta final das obras seria prejudicada por isso
Representantes da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014 deverão visitar as obras do Estádio Nacional de Brasília ainda nesta terça-feira. Os dirigentes estão alarmados com a notícia de que o governo do Distrito Federal adiou a inauguração do local, palco da abertura da Copa das Confederações, com a partida entre Brasil e Japão, em 15 de junho. Inicialmente, a abertura da arena estava marcada para o próximo domingo, dia 21 - a poucos dias, portanto, do limite do prazo estabelecido pela Fifa, que exigia a entrega de todos os estádios do torneio neste mês de abril. Agora, porém, o local só será inaugurado em 18 de maio, a menos de um mês do início do torneio, que servirá de teste para o Brasil antes do Mundial do ano que vem. Em nota divulgada na noite de segunda, a Fifa e o COL disseram ter "grande preocupação" com a situação de Brasília. A visita desta terça, diz o texto, servirá para "avaliar a situação em detalhes e melhor compreender o ajuste do cronograma para a entrega da arena".
O governo do DF justificou o adiamento da inauguração culpando as fortes chuvas dos últimos dias. Esse tipo de clima, porém, é tradicional na região nesse período do ano. Não seria difícil, portanto, saber que a reta final das obras seria prejudicada por isso - o que exigiria um planejamento mais cauteloso e detalhado. De acordo com o secretário extraordinário da Copa no DF, Cláudio Monteiro, a grama preparada para o estádio poderia sofrer danos caso fosse fixada nos próximos dias, justamente em função dos temporais. "As chuvas estão fortes há 15 dias, inclusive à noite. Isso não tem permitido que a drenagem seja construída", explicou ele. De acordo com o secretário, realizar a inauguração agora poderia atrapalhar o processo e fazer com que o gramado ficasse prejudicado a longo prazo. A reinauguração do estádio, que contaria com a presença da presidente Dilma Rousseff, aconteceria na comemoração do 53º aniversário da fundação de Brasília.
Leia também:
Copa dá arenas a quem não precisa e ignora quem as quer
Na reta final, surge o temor sobre os 'puxadinhos' da CopaComo a Copa vai obrigar o país a enfrentar seus problemas

Com o adiamento, a inauguração do estádio acontecerá somente na final do Campeonato Brasiliense, o Candangão. A arena deverá receber até 30.000 torcedores, menos da metade da lotação máxima, de 72.000 torcedores. A mudança na data da inauguração não vai alterar a partida entre Santos e Flamengo, na rodada de abertura do Brasileirão, no dia 26 de maio. O jogo será um dos eventos-teste para a Copa das Confederações - e será o primeiro com venda de ingressos para todos os setores do estádio. O estádio receberá o primeiro jogo da Copa das Confederações em 15 de junho, quando a seleção brasileira encara o Japão. Em 2014, o estádio do Distrito Federal receberá sete jogos da Copa do Mundo. Até o momento, foram entregues o Castelão, em Fortaleza, o Mineirão, em Belo Horizonte, e a Arena Fonte Nova, em Salvador. Para este mês, está prevista a entrega do Maracanã, no Rio de Janeiro, que será a sede das finais da Copa das Confederações e da Copa do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário