Postagem em destaque

O BRASIL ESTÁ FICANDO sem gra ca...

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Desafio do espaço aéreo brasileiro // JB

http://m.jb.com.br/pa
Gripen-NG-foto-Saab.jpg (1720×815)

 

is/noticias/2013/08/13/comandante-da-fab-dilma-tomara-decisao-sobre-cacas-em-curto-prazo/





Comandante da FAB: Dilma tomará decisão sobre caças em 'curto prazo'




Jornal do Brasil


O fortalecimento da defesa aérea do país esteve em pauta na tarde desta terça-feira (13) na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado. Oficiais da aeronáutica, senadores e deputados debateram a compra, pela Força Aérea Brasileira (FAB), de 36 aeronaves de caça estrangeiras, com transferência de tecnologia para o Brasil. No debate, o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, afirmou que a presidente Dilma Rousseff já declarou que tomará a decisão "em curto prazo".
O presidente da CRE, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), explicou que o chamado Projeto FX-2 da FAB começou em 2001, tendo esse primeiro processo se encerrado em 2005 – por conta da conjuntura econômica nacional – sem a compra definitiva de caças. Ferraço contou que foi adotada uma posição paliativa, com a compra de caças usados. Ele lembrou que os aviões de caça Mirage 2000 serão aposentados no último dia de 2013 e manifestou preocupação com o que chamou de “fragilidade do espaço aéreo” brasileiro.
"Essa situação coloca o país em um iminente apagão aéreo", alertou o senador, acrescentando que o Congresso Nacional confia na Aeronáutica.
Para Ferraço, a aquisição de aeronaves é importante para a posição estratégica do Brasil, que é uma liderança na América Latina, tem projeção mundial e almeja mais protagonismo na Organização das Nações Unidas (ONU). A nova fase do Projeto FX-2, explicou o senador, começou em 2008 e consiste na aquisição de 36 aeronaves de caça “de múltiplo emprego”, incluindo itens como os simuladores de voo correspondentes, a logística inicial e a transferência de tecnologia “necessária para a capacitação do parque industrial aeroespacial brasileiro no desenvolvimento de um caça de quinta geração”.
Monitoramento
O comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, disse que, o país possui equipamentos compatíveis para fazer face às necessidades da defesa nacional. Ele ressaltou, porém, que o projeto FX-2 complementaria a segurança do país. Saito lembrou que o monitoramento de defesa do Brasil chega a 22 milhões de metros quadrados, considerando as regiões de tratado internacional.
"Quem controla o espaço e faz defesa aérea dá proteção ao país", disse.
Sobre os modelos selecionados, o comandante Saito acrescentou que a Presidência da República já tem as informações sobre as preferências da Aeronáutica e já estaria em condições de tomar uma decisão sobre a compra dos caças. Segundo Saito, Dilma Rousseff tomará a decisão “em curto prazo”. Ele informou que, depois de decidida a compra, a entrega dos aviões pode demorar entre quatro e seis anos.
Ainda de acordo com Juniti Saito, o relatório sobre a compra dos aviões foi entregue ao Ministério da Defesa no início de 2010. O comandante admitiu que a análise da Aeronáutica é mais técnica, enquanto a do governo é mais política. Ele negou, porém, que exista conflito com o Ministério da Defesa.
Segundo Saito, a Aeronáutica trabalha na aquisição de caças modernos desde o ano de 1995. Ele afirmou que os adiamentos no processo têm mais a ver com a questão orçamentária e negou que a Aeronáutica faça pressão sobre o governo. Saito ainda informou que os Mirage 2000, que serão retirados de uso no fim do ano, deveriam ter sido desativados já em 2011, por conta das horas de voo, e informou que a Aeronáutica vai receber caças F-5 modernizados. Ele admitiu que a situação não é a ideal, mas que a Aeronáutica “faz o possível”.
"Vários prismas"
O presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (Copac), brigadeiro José Augusto Crepaldi Affonso dos Santos, explicou que a FAB planeja a aquisição de uma nova aeronave com base na análise dos riscos da construção ou da aquisição e dos desafios tecnológicos e logísticos. E informou que algumas aeronaves brasileiras chegam a voar 40 anos, pouco acima da média mundial.
Affonso dos Santos disse que as ofertas de compra são “exaustivamente” analisadas sob vários prismas, inclusive sobre a possibilidade de transferência de tecnologia. Uma das exigências é a efetividade do caça na defesa aérea, no ataque aéreo e no ataque ao solo. A junção dessas ações em uma mesma aeronave, disse Affonso dos Santos, diminui os custos para o país. Ele lembrou que, desde 2008, três aeronaves foram selecionadas como possíveis objetos de compra: Boeing F-18E/F Super Hornet (norte-americano), Dassault Rafale F3 (francês) e Saab Gripen NG (sueco). O desafio, segundo o presidente da Copac, é a comparação entre as características técnicas das aeronaves.
"O projeto FX-2 vai representar um grande salto tecnológico para o país", declarou.
Transferência de tecnologia
Ricardo Ferraço enfatizou que a compra desses aviões de guerra deve ter como característica prioritária a transferência de tecnologia para o Brasil por parte do país escolhido como vendedor. O objetivo é que essa transferência de conhecimento ajude no desenvolvimento das capacitações tecnológicas nacionais, de modo a eliminar, progressivamente, a compra de serviços e produtos importados, e possibilitar a produção nacional de um caça.
Respondendo à senadora Ana Amélia (PP-RS), o comandante Juniti Saito informou que há diferenças na forma da transferência de tecnologia de cada modelo. Integridade estrutural, sensores, fusão de dados e integração de motores estão entre as áreas que a Aeronáutica receberia tecnologia.
"Não estamos apenas comprando um avião de prateleira. A transferência de conhecimento é importante. É fazendo junto que a gente aprende a tecnologia", afirmou Saito.
Para o deputado Carlos Zaratini (PT-SP), a transferência de tecnologia é parte fundamental desse processo. Ele disse que, conforme informações recebidas, o projeto sueco teria mais transferência de tecnologia, ao contrário da empresa americana, cuja transferência de conhecimento ficaria dependente de autorização do Congresso dos Estados Unidos.
Informações da Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário