quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Joselito Müller X Maria do Rosário...uma amostra da realidade...!

quarta-feira, outubro 16, 2013


MARIA DO ROSÁRIO, DOS DIREITOS HUMANOS, QUER TIRAR DO AR UM BLOG DE HUMOR QUE SE TRANSFORMOU EM VIRAL NAS REDES SOCIAIS.

A ministra Maria do Rosário, secretária de Direitos Humanos, resolveu pedir à Polícia Federal que investigue e responsabilize os autores do blog de humor Joselito Müller - Jornalismo destemido”, por causa de um post que ironiza a ministra. Em nota, o Ministério também revelou que pediu à empresa que hospeda o blog que retire o conteúdo do ar. 
Na verdade, o blog não é de “notícias falsas’, mas sim de textos de humor que ironiza não só Maria do Rosário, mas vários políticos, conforme se pode constatar lendo os textos. 
Depois que a Folha noticiou o fato na sua seção “Poder”, o blog Joselito Müller voltou à carga, postando um texto intitulado “Blogueiro que inventou boato sobre Maria do Rosário é internado em hospício.”
O fato caiu nas redes sociais e acabou se transformando um viral o que levou o blog, ao que parece, a bater recordes de audiência nesta quarta-feira.
Transcrevo a notícia da Folha de S. Paulo e abaixo a “suíte”, da matéria postada no blog Joselito Müller - Jornalismo destemido.
Leiam:
A ministra Maria do Rosário (Secretaria de Direitos Humanos) pediu nesta quarta-feira (16) à Polícia Federal que investigue e responsabilize os autores do blog "Joselito Müller - jornalismo destemido", de notícias falsas.
Sob o título "Maria do Rosário se comove ao ver vídeo de assaltante baleado", o site veicula, desde terça-feira (15), texto que atribui à ministra frases como "É necessário compreender que quando uma pessoa dessas, vítima do capitalismo selvagem, atira em alguém, fomos nós que lhes demos a arma e a municiamos".
"A Secretária Nacional de Direitos Humanos, Maria do Rosário, declarou essa manhã que ficou 'comovida' ao assistir vídeo que virou viral na internet, que mostra um policial alvejando um assaltante, logo após este último tentar roubar a moto de um cidadão", diz o site, que não revela a identidade de seus autores.
"Atenção: Este é um blog de zuação! Não leve a sério, embora os textos sejam verossímeis", dizem os autores.
Entre as notícias veiculadas pelo blog, estão: "Flamengo passará a exigir certidão de antecedentes criminais para contratar jogador", "Brasil exportará maconha para o Uruguai" e "Atendendo a agenda do politicamente correto, Marta Suplicy manda mudar nome do escultor Aleijadinho".
Em nota, a Secretaria Nacional de Direitos Humanos diz que solicitou à empresa que hospeda o site que retire o conteúdo do ar. "Ao atribuir falsas declarações à ministra, o blog comete um ato criminoso e fere princípios éticos fundamentais", diz a pasta.
"Sou defensora plena da liberdade de expressão, mas a manipulação é inadmissível. No caso específico, minha opinião é clara: o policial agiu dentro da lei", diz a ministra, em nota.
Folha tentou contato com os autores do blog por meio de mensagens no próprio site, mas, até a última atualização desta reportagem, ainda não tinha obtido retorno. Do site da Folha de S. Paulo

Blogueiro que inventou boato sobre Maria Rosário é internado em hospício

Após espalhar boato que ganhou enorme repercussão nas redes sociais nas últimas vinte e quatro horas, o blogueiro Joselito Müller foi preso na manhã de hoje.

Joselito, autor do blog “Jornalismo destemido”, divulgou falsa notícia segundo a qual Maria do Rosário teria “ficado comovida ao ver vídeo de policial alvejando assaltante” (veja a postagem)

Conduzido à sede da Polícia Federal em Natal, Rio Grande do Norte, ele foi inquirido o motivo pelo qual inventou falsas declarações atribuídas à secretária nacional de direitos humanos, Maria do Rosário, respondendo que, “viajei pro futuro e vi ela dizendo isso. Como divulguei antes e pegou mal, ela desmentiu”.

Joselito se referiu à nota divulgada pela Secretaria de Direitos Humanos sobre o fato: Confira.

Face a falta de sentido de suas declarações, Joselito foi submetido a exame psiquiátrico, sendo diagnosticado como esquizofrênico.

Diante de tal diagnóstico, ele foi conduzido ao manicômio judicial, onde aguardará o curso da ação penal que responderá.

Segundo o advogado de Joselito, “caso seja considerado que ele cometeu algum delito, ele será submetido a medida de segurança.”

Joselito não se abalou com a custódia cautelar, pois disse que “apesar dos pesares, foi a primeira vez que alguém conseguiu fazer com que ela (Maria do Rosário) desse uma declaração em favor da polícia.” Do blog Joselito Müller

Nenhum comentário:

Postar um comentário