atualizado às 16h27

Denúncias de tráfico de mulheres sobem 1.547% em 2013

Ligue 180 fez 31 atendimentos internacionais, realizados por brasileiras que vivem em outros países, sendo 15 na Espanha, dez na Itália e seis em Portugal

A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, divulgou balanço da Central de Atendimento à Mulher Ligue 180 Foto: Valter Campanato / Agência Brasil
A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, divulgou balanço da Central de Atendimento à Mulher Ligue 180
Foto: Valter Campanato / Agência Brasil
  • Fernando Diniz
    Direto de Brasília

O número de denúncias de tráfico de pessoas para a Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180) subiu 1.547% no primeiro semestre de 2013, segundo números divulgados pela Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) da Presidência da República. Em 2012, o serviço registrou 17 denúncias do tipo contra 263 em 2013, sendo 173 casos internacionais. Segundo a ministra-chefe da SPM, Eleonora Menicucci, o aumento se deve à realização de operações da Polícia Federal contra quadrilhas de tráfico de pessoas. 
"Houve a partir desse desbaratamento, um aumento de denúncias de tráfico de pessoas no primeiro semestre, sendo 173 de casos internacionais e 90 no Brasil. Ou seja, o aumento é assustador. Na realidade do problema e é absolutamente positivo do ponto de vista da busca e da procura por um atendimento", disse.
Segundo a ministra, duas operações da PF partiram de denúncias ao Ligue 180 - uma em junho do ano passado e outra em janeiro deste ano. As investigações levaram aproximadamente seis meses. "As prisões demoram. Os processos são lentos", explicou. 
Dentre os casos de tráfico internacional, 129 denúncias se referiam à exploração sexual, 42 de exploração de trabalho e dois casos de remoção de órgãos. Dos relatos de tráfico interno, 64 eram de exploração sexual, 25 de exploração de trabalho e um caso para fins de adoção.
O Ligue 180 também fez 31 atendimentos internacionais, realizados por brasileiras que vivem em outros países, sendo 15 habitantes da Espanha, dez na Itália e seis em Portugal.
Cidade de 2 mil habitantes lidera atendimentos
Segundo a SPM, a cidade que proporcionalmente mais fez ligações ao Ligue 180 foi Gabriel Monteiro, localizada no interior de São Paulo. Com 2.708 habitantes e uma população feminina de 1.332 pessoas, o município registrou 40 ligações. Para a pasta, isso mostra a importância da interiorização do programa.
Segundo a ministra Eleonora Menicucci, 80% dos registros do município são ligações de informações gerais, em geral a respeito da Lei Maria da Penha.
A lista é seguida pela cidade de Rio Doce (MG), também com menos de 3 mil habitantes, e Amapá (AP), com 8 mil habitantes.
Disque 180
Segundo a ministra, até dezembro o Ligue 180 deve se transformar em Disque 180. Com um investimento de R$ 25 milhões, o governo pretende montar uma plataforma para agilizar as denúncias, direcionando no instante da ligação o telefonema para a Polícia Civil ou Ministério Público.
"Cada denúncia, cada relato de violência sofrida, vai se transformar em uma denúncia que será investigada", disse. "A mulher vai à delegacia diz que está com ameaça de morte, o juiz demora quase 30 dias para expedir uma ordem de proteção, pede atestado psicológico, e, quando a medida chega, a mulher já morreu", contou. "Nós não perderemos as mulheres. O disque é muito mais eficaz e ágil", acrescentou.
Terra