terça-feira, 5 de novembro de 2013

Fé perto do Céu... ? Mosteiros em Meteora na Grécia

05/11/2013 06h00 - Atualizado em 05/11/2013 11h45

Mosteiros construídos em cima de 




penhascos impressionam turistas


Eles foram erguidos no século 15 em rochas de Meteora, na Grécia.
Pedras de difícil acesso se formaram 60 milhões de anos atrás.

Do G1, em São Paulo

Mosteiro em Meteora, na Grécia (Foto: Pierre Huguet/Biosphoto/AFP)Mosteiro em Meteora, na Grécia (Foto: Pierre Huguet/Biosphoto/AFP)
Um conjunto de mosteiros na Grécia surpreende turistas e especialistas por sua localização: eles foram construídos no alto de rochas íngremes e estreitas de até 400 metros de altura, de difícil acesso até nos dias de hoje – quanto mais no século 15, quando começaram a ser erguidas as construções.
Monastério de Rousanou, em Meteora (Foto: Dennis Jarvis/Creative Commons)Monastério de Rousanou, em
Meteora (Foto: Dennis Jarvis/
Creative Commons)

Eles ficam em Meteora, no centro do país, região com penhascos de arenito conhecidos como “colunas do céu”.
As formações rochosas em si também atraem curiosidade por seu formato, e pesquisadores acreditam que elas tenham se formado há 60 milhões de anos, pela erosão fluvial, e foram sendo “esculpidas” por terremotos ao longo do tempo.
A região começou a ser habitada no século 11, e 24 mosteiros foram sendo construídos após o século 14, em um período em que a instabilidade política na região levou à construção desse tipo de edifício religioso em lugares pouco acessíveis.
“Construídos sob condições impossíveis, com praticamente nenhuma estrada, os edifícios persistem, apesar de terem se tornado vulneráveis pelo impacto do tempo”, afirma um texto da Unesco, que considera Meteora um Patrimônio Mundial.
Alguns deles têm afrescos do século 16. Apenas quatro continuam ocupados por comunidades religiosas.
Monastério de Rousanou, em Meteora (Foto: Vaggelis Vlahos/Creative Commons)Monastério de Rousanou, em Meteora (Foto: Vaggelis Vlahos/Creative Commons)
Monastérios em cima de penhascos em Meteora (Foto: Wisniowy/Creative Commons)Monastérios em cima de penhascos em Meteora (Foto: Wisniowy/Creative Commons)

Nenhum comentário:

Postar um comentário