Postagem em destaque

PREVISÕES ...

A intervenção divina para retirar Israel do jugo do Faraó significava retirar do Egito José e Maria; significava retirar do Egito o próprio ...

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

As duas faces de visão do Sol / Doutora Ana responde


por Dra. Ana Escobar

O sol é vilão ou mocinho?


Sol e montanha na Suíça; raios podem causar danos à pele











 O verão está chegando! Férias, viagens, praia, piscina e uma dúvida: o sol – afinal de contas - é vilão ou mocinho? 
 
Faz mal ou precisamos dele? Qual é o tempo seguro de sol por dia para adultos? E para as crianças? Qual é o melhor protetor? Devo usar sempre o protetor solar?
 
Com certeza você já ouviu opiniões contraditórias a respeito do sol. Há os que o defendem e há os que o condenam. Vamos entender os dois lados!
  
1. Por que o sol é importante para a saúde?
 
Quando os raios ultravioleta do sol incidem em nossa pele estimulam uma série de reações químicas que promovem a produção de substâncias precursoras da vitamina D. O fígado e os rins fazem o trabalho final e o resultado é a importante produção de vitamina D. E qual é a função exata desta vitamina no organismo? A vitamina D promove a absorção de cálcio no intestino. Assim: tomamos um copo de leite, que é rico em cálcio, por exemplo. Durante a digestão, os nutrientes (proteínas, açúcares, gorduras, vitaminas e sais minerais)  se separam uns dos outros. O cálcio fica “solto” na luz do intestino. Quem o absorve e fixa nos ossos é a vitamina D. E o cálcio, por sua vez, é importante para o funcionamento de nossas células, dos músculos, mas é fundamental  para o vigor  dos ossos. Sem cálcio os ossos ficam fracos. Nos adultos isso se chama osteoporose e nas crianças em crescimento raquitismo. Portanto, essa sequência de acontecimentos iniciou-se quando tomamos sol. E terminou com ossos fortes e saudáveis.
 
O sol é praticamente a única fonte de vitamina D. É o responsável por mais ou menos 90% de sua produção. Só 10% vem de alimentos como peixes de água fria (salmão, por exemplo) leite ou derivados e ovos. 
 
Por isso tomar sol é importante!
 
2. Por que o sol pode prejudicar a saúde?
 
Porque pode dar câncer de pele. Principalmente em pessoas que tem a pele muito clara ou antecedentes hereditários. Além disso, promove o envelhecimento mais precoce da pele. Estes já são motivos mais que suficientes para que todos tomem cuidado e aproveitem as férias com sabedoria para evitar problemas muito mais graves e irrecuperáveis depois. O sol que emite raios potencialmente mais cancerígenos incide principalmente entre 10 e 16 horas. Atualmente, porém, há estudos que apontam que raios solares emitidos antes das 10 ou após 16 horas também facilitam o desenvolvimento de um tipo de câncer de pele.
 
Complicado, não? O que fazer diante deste cenário contraditório?
 
Usar o conhecimento científico, a lógica e o bom senso juntos. 
 
Por isso, muitos médicos recomendam sol sem protetor, em áreas expostas como braços, pernas, rosto e pescoço, por 10-15 minutos, antes das 10 horas da manhã ou após as 16 horas, em média 3 vezes por semana. Isso basta e garante uma produção adequada de vitamina D. Isso vale para todos: bebês, crianças, adultos e idosos.
 
Importante lembrar : quem tem a pele muito clara pode ficar menos tempo, em torno de 5 minutos, de preferência só nos braços, priorizando o comecinho da manhã. Esta é a recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
 
Fora deste período, protetor sempre. Um nível de proteção médio adequado para pessoas sem antecedentes hereditários de câncer na família é 15. Isso garante 94% de proteção, aproximadamente. Aumentar o grau de proteção nem sempre vai te ajudar, uma vez que os protetores 30, por exemplo, protegem em média 97%.
 
Aproveite o verão com os cuidados necessários. sol é vida, desde que aproveitado de forma adequada e  controlada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário