atualizado às 17h58

Liberação de dupla gera queda de braço entre CBF e Bayern

Bayern de Munique quer Luiz Gustavo e Dante na final da Copa da Alemanha Foto: AP
Bayern de Munique quer Luiz Gustavo e 
Dante na final da Copa da Alemanha
Foto: AP
  • Direto do Rio de Janeiro
A liberação do volante Luiz Gustavo e do zagueiro Dante para o jogo contra a Inglaterra, no próximo sábado, gerou um impasse entre a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Bayern de Munique. A dupla teria que se apresentar nesta terça-feira pelo cronograma da Seleção, mas não viajou para o Rio de Janeiro a pedido do clube alemão, que pretende utilizá-los na final da Copa da Alemanha, a ser disputada
 no próximo sábado.
Parreira explicou que a situação será analisada na terça-feira
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Parreira explicou que a situação será analisada na terça-feira Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
A CBF alega que recebeu um documento da Fifa que impede jogadores de defenderem seus clubes até 14 dias antes da estreia na Copa do Mundo, justamente o sábado. Em caso de escalação sem a autorização da confederação nacional, a dupla seria desclassificada da Copa das Confederações.
Em sua viagem para a Europa, Luiz Felipe Scolari tratou diretamente com os clubes sobre a liberação dos jogadores. Por considerar o amistoso contra a Inglaterra importante na preparação para a Copa das Confederações, a intenção do treinador é contar com eles o mais rápido possível.
Diante do impasse, a CBF e a comissão técnica prometem uma decisão até a quarta-feira sobre a situação, mas sinalizam que não vão liberar Luiz Gustavo e Dante a atuarem no sábado. Neste caso, se entrarem em campo pelo Bayern de Munique, os dois estariam desclassificados da Copa das Confederações.
Ao chegar na concentração brasileira no Hotel Sheraton, o coordenador técnico Carlos Alberto Parreira avisou que falaria sobre o tema apenas depois de resolvido. Ele e Felipão farão uma reunião na noite desta terça-feira para tratar sobre o assunto. A tendência é que eles façam nova exigência ao Bayern, mas em caso de negativa, até a substituição dos jogadores para a Copa das Confederações pode ocorrer.
Thiago Silva elogia sistema defensivo da SeleçãoClique no link para iniciar o vídeo
Thiago Silva elogia sistema defensivo da Seleção
Felipão também se irritou com a insinuação do empresário Wagner Ribeiro para que Neymar fosse liberado para enfrentar o Grêmio, sábado, em uma despedida da Vila Belmiro. Antes de o pedido ser feito, o treinador já avisou por meio da assessoria de imprensa que não consideraria a hipótese. Por outro lado, a CBF irá liberar Neymar para uma apresentação ao Barcelona na próxima segunda-feira, dia de folga do elenco.
Terra