Postagem em destaque

VESPEIRO (Fernão Lara Mesquita)

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Ajude seu filho desde pequeno... Conheça seu filho desde cedo... Aproxime-se de seu filho desde criança


Crianças que possuem demais

Elas já tendem a acumular muita tralha, não comece essa loucura antes mesmo delas nascerem, pelo bem delas e do planeta

ISABEL CLEMENTE

16/02/2014 11h02 - Atualizado em 16/02/2014 11h10





Eu devia passar batido, mas ainda me chamam a atenção declarações de celebridades grávidas que, empolgadas no novo papel de mãe, se aventuram a dar entrevistas falando dos closets, do megaenxoval que trouxeram de Miami, das tantas roupas e dos tantos presentes que o bebê ganhou antes mesmo de nascer.

Tsc tsc tsc.

Se elas soubessem quanta tralha uma criança é capaz de juntar em pouco tempo, talvez fossem mais contidas na largada.

Bebês podem até triplicar de peso no primeiro ano de vida. Roupinhas e sapatinhos se perdem com muita facilidade. Há diversos sites especializados capazes de darem ótimas dicas sobre a quantidade ideal de fraldas, roupinhas e casaquinhos de que um bebê vai precisar.

Sapatos, aliás, são um desperdício. Bastam uns poucos pares para fazer graça para a plateia. Geralmente incomodam ou caem do pé.
Enfeites para o cabelo de meninas são outro problema. Neste verão inclemente do Rio, já vi bebês carecas na rua com faixas de pano tão largas que tapam (e abafam) metade da cabecinha. Deu dó. Deveriam proibir. Além do mais, não vale a pena comprar tanta coisinha. Eu, por exemplo, ganhei e comprei aqueles lacinhos para fixar com sabão de coco na careca do neném, além de presilhas delicadinhas, projetadas para penugens.
Minhas duas filhas nasceram com tanto cabelo que poderiam ter saído da maternidade com dreads. Melhor conhecer sua filha antes de se aventurar nesse gasto inútil. Costumo sugerir também que fujam daquelas bolsas fofas para carregar as coisinhas do neném que vão penduradas num ombro só. Gente, mochila! Ainda não inventaram nada melhor para deixar os dois braços livres.
É verdade que bebê golfa, fralda vaza, leite pinga. Haja troca de roupa. Só que não é esse desatino todo. Bebês não precisam de tanto, muito menos de um closet.
Aliás, ninguém deveria precisar de tanta coisa. E é disso que eu gostaria de falar: do consumo desenfreado. Uns chamam de fartura, mas é puro desperdício.
O excesso que pauta a ideia do que precisamos ter para viver está tirando a noção de muita gente. Desde que os sacos de pipoca quadruplicaram de tamanho passamos a acumular em casa e no corpo os excessos da vida insustentável. Consumimos e comemos demais. A obesidade como epidemia, inclusive entre crianças, é a prova material disso. Está faltando freio. Ostentar virou um modo de vida numa sociedade cheia de peças faltando. E abro um parêntese importante aqui para dizer que mania de acumulação não é privilégio dos ricos, muito menos dos famosos. Pode ser que as celebridades, depois das declarações públicas, promovam uma doação em peso de tudo que ganharam e, para não magoar ninguém, façam segredo disso. Vai saber.
O apego é um hábito ruim e democrático: assola pessoas das mais variadas classes. E não afetam só o fulano que pode se tornar um consumidor compulsivo eternamente insatisfeito, como até pesquisas mostram. Há males nesse comportamento que prejudicam todos ao redor.
Pesquisadores da Northwestern University (EUA) encontraram uma forte correlação entre indivíduos materialistas e um comportamento antissocial, egoísta e competitivo.  Segundo esse estudo, publicado em 2012, a tendência da pessoa materialista é apresentar um nível maior de ansiedade e insatisfação com a própria vida. São pessoas que costumam dar ênfase demais a si mesmas e não se envolvem de forma profunda e colaborativa com os demais, de acordo com os experimentos conduzidos por psicólogos e médicos.
O egoísta é aquele que depois vai, no mínimo, estacionar o carro na vaga de cadeirante ou de idoso sem pertencer a nenhuma das duas categorias porque “precisava urgentemente“. A urgência dele é sempre maior do que a do outro.
A identidade de uma pessoa não depende apenas de sua índole. Sofre influência do ambiente e da interação até circunstancial com os outros. Por um complexo sistema de trocas subjetivas é que o aprendizado acontece enquanto incorpora valores nos quais acredita. Se ela cresce acostumada à ideia de que precisa de muito, jamais saberá o que é lidar com pouco, não entenderá a diferença entre o que é e o que tem, desenvolvendo  grandes chances de buscar aceitação social por aquilo que possui.
Dosar as posses dos nossos filhos é algo que está em nossas mãos durante um certo (e curto) período da vida deles. É uma atitude que, por um lado, ensina um pouco sobre desprendimento e, por outro, auxilia na organização da própria vida. Cabe aos responsáveis estabelecer regras e apresentar propostas sadias para que o quarto do filho - e consequentemente a vida dele - não se torne um depósito infinito de tudo que ele irá ganhar durante a vida.
Crianças requerem atenção redobrada porque são seres em formação. Estão mais propensas a terem o foco desviado. Presas fáceis dos comerciais na televisão, conhecem todos os brinquedos que não têm. Querem quase tudo porque está para nascer o ser humano imune a tanto apelo. Ensiná-las nesse ambiente adverso dá mais trabalho. Passa pelo exemplo e pelo convencimento, ou você ouvirá da sua filha de quatro anos que seu armário também está cheio de roupas, quando a ela for negado um novo brinquedinho no mesmo dia em que você tiver comprado uma blusa.
Lá em casa, chegada a hora de se desfazer de brinquedos e roupas, sempre rolam discussões e argumentações que aos poucos constroem nas crianças um pouco dos princípios nos quais eu e meu marido acreditamos. É preciso abrir mão enquanto o brinquedo e a roupa forem úteis e bons a quem os herdar. Não podemos ter vergonha daquilo que estamos doando. E se sentir saudade depois daquilo que perdeu, ótimo, faz parte do crescimento também saber lidar com perdas.
Crianças que possuem demais sofrem do mesmo mal do adulto obrigado a fazer escolhas em demasia todos os dias. Não valorizam o que têm, perdem tempo e sentem-se perdidas.
Essa é a lógica que procuro empregar na minha vida, mas quem ouviu aquele disparate da filha de quatro anos fui eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário