Postagem em destaque

JOICE HASSELMNN perde a serenidade no "Inteligênciia Ltda"

quarta-feira, 5 de março de 2014

Drones: todo mundo vai saber o que é um DRONE! / Facebook avança sobre uma invenção de aeronaves não tripuladas...

http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/apos-comprar-whatsapp-facebook-tem-novo-alvo-drones

Mobilidade

Após comprar WhatsApp, Facebook tem novo alvo: drones

Rede estuda aquisição da Titan Aerospace, companhia de aeronaves não tripuladas, por 40 milhões de dólares. O objetivo: levar internet aos países sem conexão

Drone da Titan
Modelo Solara 50, da Titan Aerospace, é movido à energia solar e pode conduzir internet aos locais sem conexão (Reprodução)
Depois de adquirir o serviço de mensagens instantâneas WhatsApp por 19 bilhões de dólares, o Facebook negocia a compra da empresa americana especializada em drones Titan Aerospace por 40 milhões de dólares, informou nesta terça-feira o site especializado em tecnologia TechCrunch. A iniciativa tem um objetivo: usar as pequenas aeronaves não tripuladas para levar internet a países sem conexão com a rede.
De acordo com a publicação, os primeiros modelos de drones da companhia, o Solara 50, são movidos a energia solar e permanecem em operação por até cinco anos. Eles conseguem trabalhar mesmo sob condições meteorológicas adversas, como fortes chuvas. O Facebook, no entanto, estaria de olho na versão Solara 60, que deve ser anunciada nos próximos meses.
Os drones serviriam como uma espécie de satélite, retransmitindo os sinais da rede. "Já temos aeronaves que, ao receber equipamentos especiais, oferecem acesso à internet", afirma a Titan Aerospace em seu site oficial.
Caso a negociação se concretize, Mark Zuckerberg dá novo impulso ao ambicioso projeto Internet.org, iniciativa lançada em agosto que pretende ampliar o acesso tornar à internet. Em agosto de 2013, a rede social se uniu a outras grandes companhias, como Ericsson, Nokia, Samsung e Qualcomm, Opera e Media Tek com o objetivo de baratear a conexão e os dispositivos móveis, como smartphones e tablets.
Com o projeto, Zuckerberg quer levar a internet a países carentes de infraestrutura, caso de nações na África e Ásia. Estima-se que o cofundador do Facebook pretenda usar até 11.000 drones sobrevoando essas áreas para fornecer internet a esses dois continentes.

Foto 1 / 67
AMPLIAR FOTOS
Ícone do Whatsapp sobre uma tela com o ícone do Facebook
Dois encontros em onze dias decretaram o bilionário negócio entre Facebook e WhatsApp - Dado Ruvic/Reuters

Momentos decisivos da história do Facebook

1 de 20

A origem: comparar garotas da universidade (2003)


Em outubro de 2003, quatro estudantes (Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz, Chris Hughes e o brasileiro Eduardo Saverin) da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, desenvolvem uma rede dedicada à quase pueril tarefa de comparar garotas da faculdade, escolhendo as mais atraentes. O Facemash é um sucesso: em quatro horas, atrai 450 visitas e exibe fotos das estudantes 22.000 vezes. A empreitada incentiva Zuckerberg a criar o Thefacebook.com.


Nenhum comentário:

Postar um comentário