Postagem em destaque

O VALOR DO M E.L !😀

domingo, 8 de junho de 2014

"E preciso mais coragem para a Paz do que para a Guerra" > Papa Francisco

http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2014/06/papa-francisco-e-preciso-mais-coragem-para-a-paz-do-que-para-a-guerra-4521318.html

Encontro históricoPapa Francisco: "É preciso mais coragem para a paz do que para a guerra"O Pontífice rezou ao lado dos líderes israelense e palestino, no Vaticano

08/06/2014 | 17h40

Papa com os líderes israelense e palestino
Foto: FILIPPO MONTEFORTE / AFP


O papa Francisco convidou, neste domingo, palestinos, israelenses e todos os povos do Oriente Médio a darem exemplo de "coragem" e a favor da paz, afirmando que "é preciso mais coragem para a paz do que para a guerra".

Diante dos presidentes israelense, Shimon Peres, e palestino, Mahmud Abbas, nos jardins do Vaticano, o papa acrescentou:

— É preciso coragem para dizer sim à negociação e não às hostilidades, sim ao respeito de acordos e não às provocações, sim à sinceridade e não à duplicidade.

"O mundo", argumentou Francisco, "é um patrimônio que nós herdamos de nossos ancestrais, mas também um presente que damos às nossas crianças; crianças que estão cansadas e exaustas por causa de conflitos, que anseiam pelo nascimento da paz; filhos que nos pedem para que derrubemos as paredes da inimizade e que sigamos pelo caminho do diálogo e da paz".

— Muitos destes filhos sucumbiram, vítimas inocentes da guerra e da violência, plantas tiradas do solo em pleno vigor. É nosso dever fazer com que seu sacrifício não seja em vão. Que sua memória inspire em nós a coragem da paz, a força de perseverar no diálogo a qualquer custo, a paciência de costurar, dia após dia, a trama cada vez mais sólida de uma coexistência pacífica — pregou Francisco. — A história nos ensina que nossas forças sozinhas não são suficientes. Mais de uma vez nós estivemos perto da paz, mas o mal, das mais diversas maneiras, conseguiu impedir que chegássemos até ela. É por isso que estamos aqui (...) Nós não renunciamos às nossas responsabilidades, mas invocamos Deus como um ato supremo de responsabilidade, face às nossas consciências e face aos nossos povos — acrescentou o Pontífice.


O presidente israelense, Shimon Peres, reconheceu, no encontro histórico no Vaticano, que para se obter a paz entre Israel e os palestinos são necessários "sacrifícios e compromissos".

— A paz não se alcança facilmente. Temos que unir todas as nossas forças para consegui-la, e pronto. Isto exige sacrifícios e compromissos — disse Peres durante o encontro de oração pela paz convocado pelo Papa Francisco, do qual também participou o líder palestino, Mahmud Abbas.

Peres defendeu uma "paz entre iguais", afirmando que "nossa missão é conquistar a paz para nossos filhos":

— Nós podemos, juntos e agora, israelenses e palestinos, transformar nossa nobre visão em uma realidade de bem-estar e prosperidade. Está em nossas mãos conceder a paz a nossos filhos. É nosso dever, nossa santa missão.

O líder palestino, Mahmud Abbas, pediu uma "paz justa" para seu país e para todo o Oriente Médio.

— Senhor, conceda-nos uma paz justa para todos, para meu país e para a região. Queremos a paz para nós e para nossos vizinhos — disse ao final da cerimônia de oração pela paz realizada nos jardins do Vaticano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário