quinta-feira, 19 de junho de 2014

Israel tem certeza : 3 israelenses jovens foram sequestrados

Enviado por Daniela Kresch - 
14.6.2014
 | 
17h37m

Netanyahu confirma sequestro de três israelenses

Dois dias depois de uma série de rumores e boatos, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu confirmou, na noite deste sábado, em entrevista coletiva transmitida ao vivo pelas TVs e rádios do país, que três adolescentes israelenses foram sequestrados por militantes palestinos na quinta-feira no Sul da Cisjordãnia. Netanyahu disse que o novo governo da Autoridade Nacional Palestina (ANP), que une o partido moderado Fatah e o grupo islâmico Hamas, é o responsável pelo sequestro. 

-- Nossos jovens foram sequestrados por uma organização terrorista, sem mais nem menos – disse Netanyahu, acabando com as dúvidas quanto ao evento. -- Apelo ao presidente da ANP, Abu Mazen (Mahmoud Abbas) que faça todo o necessário para ajudar a trazer os sequestrados de volta. Isso é responsabilidade da Autoridade Palestina.
Por duas vezes em 48 horas, Netanyahu convocou seu gabinete de segurança por causa do sequestro triplo. Os três jovens são Naftali Frenkel e Gilad Shaer, ambos de 16 anos, e Eyal Ifrach, 19, estudantes de um seminário religioso que foram raptados quando pegavam carona de volta para casa, na quinta-feira à noite, na região de Gush Etzion, um bloco de assentamentos israelenses ao Sul de Jerusalém.
Ontem, o premiê conversou com o secretário de Estado americano, John Kerry, até porque um dos sequestrados tem nacionalidade também americana.

Durante todo o sábado, o exército israelense deslocou mais de dois mil soldados para fazer buscar na área do sequestro, perto da cidade de Hebron, no Sul da Cisjordânia. As tropas realizaram buscas de casa em casa. Pelo menos 12 palestinos foram detidos para averiguação e câmeras de segurança foram confiscadas. Um carro incendiado abandonado também foi levado pelas tropas de segurança (abaixo).












O temor é que, se ainda estiverem vivos, os sequestrados sejam levados para um cativeiro na Faixa de Gaza. O grupo islâmico Hamas não admitiu responsabilidade, mas comemorou a ação, chamando os sequestradores de “heróis”. Há tempos o Hamas afirma que a única maneira de libertar presos palestinos em cadeias israelenses é através de sequestros, como o do es-soldado Gilad Shalit, sequestrado em 2006 e libertado em 2011 em troca de 1.027 presos palestinos.

Já houve anúncios reivindicando a autoria do sequestro triplo, mas as forças de segurança de Israel não acreditam que sejam verdadeiros. Um deles seria do grupo Estado Islâmico da Síria e do Iraque (Isis, na sigla em inglês), que está aterrorizando o Iraque nos últimos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário