terça-feira, 8 de julho de 2014

Quase uma tragédia, mas, ficou em um susto

http://oglobo.globo.com/blogs/pagenotfound/posts/2014/07/08/piloto-que-evitou-tragedia-na-espanha-controlador-ficou-em-silencio-541978.asp

Enviado por Ana Clara Otoni - 
08.07.2014 | 
13h05m





Reprodução/YouTube (Barcelona-El Prat In'tl)
















O piloto do Boeing 767 da companhia aérea russa UTais falou, pela primeira vez, sobre a manobra que evitou um desastre aéreo no aeroporto de El Prat (Barcelona, Espanha), no último domingo (6/7). Em entrevista ao "The Siberian Times", Nikola Limarev disse que o controlador de tráfego ficou em silêncio quando o Airbus A340-300 da companhia Aerolíneas Argentineas cruzou a pista no mesmo momento em que o russo se preparava para pousar.

Nikola - por conta própria - abortou o pouso para não se chocar com o Airbus, que minutos depois decolou rumo a Buenos Aires (Argentina).

"Antes de chegar perto da pista, ouvimos a ordem do controlador de tráfego aéreo autorizando os argentinos a cruzar a pista e decolar em seguida. Eles acataram à ordem. Daí, de repente, quando a nossa altitude já estava abaixo de 100 metros vi a aeronave argentina na nossa frente. O controlador de tráfego estava claramente confuso e ficou em silêncio", contou.

O russo ainda acrescentou:

"Nós não tínhamos mais nada a fazer e eu decidi não pousar. Sempre treinamos para situações como essas".

O controlador, em seguida, pediu desculpas pelo "fracasso". Nikola foi elogiado pela tomada de decisão certeira.

O Boeing comandado por Nikola havia saído da Rússia e tinha 260 passageiros. Toda a ação foi filmada e viralizou na internet. O vídeo atingiu mais de 8 milhões de visualizações em dois dias.

Assista:














(Texto: Ana Clara Otoni)

Nenhum comentário:

Postar um comentário