segunda-feira, 29 de setembro de 2014

BMW vai produzir 20 mil veículos nos primeiros 12 meses... / Fábrica é investimento de 528 milhões de reais



BMW inicia a produção de automóveis de luxo em Araquari

Fábrica da montadora alemã ocupa 500 mil m² no Km 66 da BR-101

BMW inicia a produção de automóveis de luxo em Araquari Rodrigo Philipps/Agencia RBS
Evento de inauguração da fábrica será no dia 9 de outubroFoto: Rodrigo Philipps / Agencia RBS
Quase dois anos após o anúncio oficial, em Brasília,  a BMW conclui as obras da fábrica e confirma o inicio da produção de automóveis em Araquari para esta terça-feira.  O cronograma foi seguido à risca, diz a empresa. As instalações no Km 66, às margens da BR-101, ocupam 500 mil m², de uma área total de 1,5 milhão de m². 

Nos primeiros 12 meses, sairão de lá 20 mil automóveis. Após esse período, a montadora alemã alcançará a capacidade máxima de 32 mil veículos por ano. A inauguração oficial da unidade está marcada para o dia 9 de outubro.

A primeira fábrica de automóveis da BMW no Brasil custou 200 milhões de euros (cerca de R$ 528 milhões), o maior investimento da montadora no Brasil. A outra unidade produz motocicletas em Manaus (AM). 

Os veículos do modelo Série 3 serão os primeiros produzidos em Araquari. Outros quatro modelos - Série 1, x1, x3 e Countryman, este último da marca Mini - serão fabricados progressivamente, num intervalo de três a quatro meses cada.

Até final de 2014, a empresa tem a meta de empregar 800 pessoas. Em plena operação, chegará a 1,3 mil funcionários.  

A empresa já opera um centro de treinamento dentro do Perini Business Park, no distrito industrial de Joinville, que contempla uma linha de montagem idêntica à definitiva,  com atividades de montagem, soldagem, sistemas de pintura e logística. 

Durante o treinamento de quase um ano, os trabalhadores montaram e desmontaram 96 veículos destinados aos testes. No módulo de treinamento, um grupo de cerca de cem pessoas participou de diversas funções. Dessa equipe, 80 profissionais foram preparados para assumir a função de supervisores. 

Dez instrutores alemães acompanharam passo a passo a construção de cada automóvel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário