atualizado às 13h02

PCC tem plano para resgatar Marcola com avião e helicópteros

Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, em depoimento na capital federal em 2001. Ele está preso desde 1999 Foto: Fábio Pozzebom/PhotoAgencia / Futura Press
Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, em depoimento na capital federal em 2001. Ele está preso desde 1999
Foto: Fábio Pozzebom/PhotoAgencia / Futura Press
 
A facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) tem um plano audacioso para resgatar um de seus líderes, Marco Willians Herbas Camacho, conhecido como Marcola, e mais três comparsas, da penitenciária de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo, usando para isso dois helicópteros blindados, com as cores da Polícia Militar, e até um avião, além de armamento pesado. A ideia é resgatar os presos com o helicóptero e levá-los para um aeroporto em Loanda, no Paraná, distante 177 quilômetros de Presidente Venceslau. De lá, eles seriam levados para uma fazenda no Paraguai. O plano consta em um relatório secreto da inteligência da polícia e do Ministério Público de São Paulo, de acordo com reportagem publicada na noite dessa quarta-feira pelo jornal SBT Brasil.
Policiais e promotores acompanharam durante quase um ano todo o planejamento da facção e não faltam provas de que o crime organizado tem coragem e dinheiro para a fuga. Escutas mostram que a facção pagou curso de pilotagem para três pessoas no Campo de Marte, em São Paulo, no ano passado. Um dos professores, de acordo com o relatório, era Alexandre José de Oliveira Junior, preso por transportar mais de 400 kg de cocaína em novembro de 2013 no helicóptero do deputado federal Gustavo Perrella (SDD-MG).
Além de Marcola, seriam resgatados Claudio Barbará da Silva, Célio Marcelo da Silva, o Bin Laden, e Luiz Eduardo Marcondes Machado, o Du Bela Vista. Agentes penitenciários descobriram inclusive que Bin Laden já estava serrando a grade das janelas da cela. A segurança no presídio de Presidente Venceslau foi reforçada e policiais de elite fazem rondas permanentes no local. Segundo as investigações, o plano do PCC está pronto para ser executado a qualquer momento.
Terra