Antes do apito inicial da final da Copa do Mundo da FIFA 2014 no Maracanã no domingo, uma cerimônia especial de encerramento envolvendo cerca de mil pessoas celebrará os maiores valores do esporte mais popular do mundo enquanto a competição se aproxima de seu clímax.
A seleção da Alemanha enfrenta a Argentina na partida final da competição no Brasil. Mas, antes de a decisão começar, uma apresentação de 18 minutos fará uma homenagem ao esporte e aos seus principais símbolos em campo.
Começando com uma expressão dos valores do esporte em campo por meio de quatro personagens (Liberdade, Solidariedade, Paixão e Diversidade), a cerimônia contará com representações dos 32 países participantes da Copa do Mundo com enfoque especial nos dois finalistas: as seleções de Joachim Löw e de Alejandro Sabella.
Com uma trilha sonora de samba, um elenco de 400 pessoas e a participação do GRES Acadêmicos do Grande Rio, uma referência especial ao cobiçado troféu tomará o centro das atenções enquanto um tributo único ao futebol unirá simbolicamente as duas equipes que vão batalhar pelo título assim que soar o apito inicial no Rio de Janeiro.
A cerimônia de encerramento do Brasil 2014 se encerrará com uma combinação espetacular de música: Shakira e Carlinhos Brown cantarão "Dare (La La La)". Alexandre Pires, Carlos Santana e Wyclef Jean apresentarão uma versão do hino oficial da Copa do Mundo, "Dar um Jeito (We Will Find A Way)". Além disso, Alexandre Pires e Ivete Sangalo cantarão uma mix de músicas brasileiras.