quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Polícia de New York prende presidente da Assembléia Legislativa por corrupção... / Época



RSS

Polícia dos EUA prende poderoso político de Nova York por corrupção

Sheldon Silver, presidente da Assembleia Legislativa de Nova York, é acusado de receber dinheiro não declarado

REDAÇÃO ÉPOCA
22/01/2015 14h07 - Atualizado em 22/01/2015 14h09
O político do Partido Democrata e presidente da Assembleia Legislatifva de Nova York, Sheldon Silver, é transportado em viatura do FBI nos Estados Unidos. Político foi preso acusado de corrupção (Foto: Mark Lennihan/AP)
Sheldon Silver é um político poderoso. Presidente da Assembleia Legislativa de Nova York desde 1994, era considerado o segundo político mais influente do Estado, atrás apenas do governador Andrew Cuomo. Sua palavra tinha grande peso nas decisões de um dos mais importantes Estados americano. Toda essa influência, no entanto, não intimidou a polícia. Silver foi preso nesta quinta-feira (22), em Manhattan, acusado de corrupção.
Segundo a promotoria, uma pequena empresa de advocacia, o escritório Goldberg & Iryami, fez "pagamentos substanciais" a Silver, em uma movimentação financeira não declarada em 2013. Não está claro os valores desses pagamentos. O promotor deverá explicar as acusações ainda na tarde desta quinta. Segundo jornal Washington Post, o político precisará explicar a origem do aumento de sua renda no ano passado. Ele recebeu US$ 121 mil como salário anual por ser presidente da Assembleia, e mais de US$ 600 mil de origem não declarada.
 
 
 
 
 
 
Curiosamente, a investigação contra Silver começou justamente quando seu aliado, o governador Cuomo, encerrou uma comissão anticorrupção no ano passado. A decisão acabou fazendo com que a promotoria passasse a focar nos pagamentos recebidos pelo político.
Segundo o New York Times, Sheldon Silver disse que não fez nada ilegal e que será inocentado de todas as acusações. Ele pode continuar exercendo o cargo mesmo preso, mas a expectativa é de que ele renuncie.
bc

Nenhum comentário:

Postar um comentário