Postagem em destaque

Notícias de Brasília no Diário do Poder

quinta-feira, 26 de março de 2015

Mais roubalheira... Será que somos o país preferido por bandidos e safados...? G1 / Reuters


Reuters
26/03/2015 12h42 - Atualizado em 26/03/2015 12h42

Receita e PF lançam operação contra suposta manipulação na Fazenda

Decisões suspeitas envolvem R$ 5 bilhões, segundo o Fisco. 
Esquema envolveria manipulação de resultado de julgamentos no CARF.

Da Reuters
Receita Federal, a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e a Corregedoria Geral do Ministério da Fazenda deflagraram nesta quinta-feira (26) uma operação visando desarticular uma organização suspeita de manipulação bilionária de julgamentos de processos junto ao Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), do Ministério da Fazenda.
Segundo nota divulgada pela Receita, a Justiça Federal expediu 41 mandados de busca e apreensão e decretou o sequestro dos bens e bloqueio dos recursos financeiros de envolvidos na investigação.
A Operação Zelotes ocorre em São Paulo, Ceará e Distrito Federal "onde estão sendo efetuadas buscas em empresas de consultoria e advocacia, residências e ainda em salas de alguns conselheiros do Carf investigados".
A Receita informou que as investigações começaram em 2013 e "apontam para a existência de fortes indícios de que tenham sido cometidos crimes de advocacia administrativa, tráfico de influência, corrupção, associação criminosa e lavagem de dinheiro".
De acordo com o fisco, o esquema envolveria a contratação de empresas de consultoria que, mediante trânsito facilitado junto ao CARF, conseguiam controlar o resultado do julgamento de forma a favorecer o contribuinte autuado. Constatou-se que muitas dessas consultorias tinham como sócios conselheiros ou ex-conselheiros do CARF.
Foram analisados mais de 70 processos suspeitos, no valor total atualizado de cerca de 19 bilhões de reais. Nos processos já encerrados, a nota informa que decisões suspeitas "reduziram ou extinguiram cerca de 5 bilhões de reais do montante de créditos tributários lançado pela fiscalização da Receita".

Nenhum comentário:

Postar um comentário