sábado, 25 de abril de 2015

Google e Facebook ativam suas ferramentas de procura para ajudar parentes de vítimas do terremoto do Nepal.. // O Globo


25/04/2015 18h00 - Atualizado em 25/04/2015 19h02

Google e Facebook têm ferramentas para encontrar familiares no Nepal

'Person Finder' e 'Safety Check' foram ativados esta manhã.
Comunidade internacional se mobiliza para ajudar vítimas de terremoto.

Do G1, em São Paulo
Google lançou ferramenta Person Finder para ajudar a encontrar pessoas na região do terremoto do Nepal (Foto: Reprodução/Google)Google lançou ferramenta Person Finder para ajudar a encontrar pessoas na região do terremoto do Nepal (Foto: Reprodução/Google)
O Google e o Facebook lançaram, neste sábado (25), ferramentas para ajudar familiares e amigos de pessoas que estão no Nepal a encontrarem seus entes queridos. Um forte terremoto de magnitude 7,8 estremeceu o Nepal e a Índia neste sábado, deixando mais de mil mortos.
A ferramenta do Google é o "Person Finder", ou "Buscador de Pessoas". Funciona assim: quem tem informações sobre pessoas que estavam na região do terremoto pode inscrever esses dados no programa. E quem está procurando por alguém pode buscar o nome da pessoa na ferramenta.
Já o Facebook ativou o "Safety Check", ou "Verificação de Segurança". Quem tem uma conta no Facebook e está nas áreas afetadas pelo desastre vai receber uma notificação perguntando se está bem. O usuário terá a opção de comunicar que está em segurança para seus amigos. Também é possível verificar se você tem algum amigo na área afetada.
"Quando desastres acontecem, as pessoas precisam saber que seus entes queridos estão seguros. É em momentos como este que é realmente importante poder se conectar", publicou Mark Zuckerberg em sua página do Facebook.
Ferramenta do Facebook notifica pessoas na região do terremoto do Nepal e as ajuda a informar seus amigos sobre sua segurança (Foto: Reprodução/Facebook)Ferramenta do Facebook notifica pessoas na região do terremoto do Nepal e as ajuda a informar seus amigos sobre sua segurança (Foto: Reprodução/Facebook)
Ajuda internacional
A mobilização internacional para ajudar as vítimas do terremoto se organiza rapidamente, embora as agências humanitárias ainda não tenham conseguido calcular exatamente as necessidades no local.
"Tratamos de avaliar a amplitude da catástrofe", disse à AFP um integrante da ONG Médicos do Mundo, que tem uma equipe no Nepal, mas que enfrenta dificuldades de acesso à área afetada, já que a maioria das telecomunicações foram interrompidas na região.
Voluntários e funcionários da Cruz Vermelha no Nepal ajudam a buscar eventuais sobreviventes e a atender os feridos, disse a organização em comunicado.
"O banco de sangue da Cruz Vermelha de Katmandu também abastece as instalações médicas da capital", afirmou, ressaltando que as reservas no país são "limitadas" e que será pedida a colaboração de seus escritórios em Kuala Lumpur e Dubai.
Homem ajuda a limpar o que restou da praça Durbar, patrimônio histórico tomabado pela Unesco, em Katmandu (Foto: Prakash Mathema / AFP)Homem ajuda a limpar o que restou da praça Durbar, patrimônio histórico tomabado pela Unesco, em Katmandu (Foto: Prakash Mathema / AFP)
De acordo com testemunhas, o terremoto provocou a queda da torre histórica de Dharhara, uma das atrações turísticas da capital do país. Cerca de dez corpos foram retirados das ruínas, segundo um fotógrafo da AFP.
As comunicações, a eletricidade e a água corrente foram cortados, informou a ONG Oxfam, que "se prepara para fornecer água potável e artigos de primeira necessidade", segundo a sua diretora no Nepal, Cecilia Keizer.
A ONG francesa Ação contra Fome también afirmou que enviou às áreas afetadas equipes "para avaliar a amplitude dos danos e necessidades".
EUA enviaram resgate e US$ 1 milhão de ajuda
Esse terremoto, de magnitude 7,8, foi o que mais deixou vítimas no Nepal desde 1934, provocando reações imediatas de apoio internacional.
Os Estados Unidos anunciaram o envio de uma equipe de resgate e o desbloqueio de uma primeira parcela de US$ 1 milhão para ajudar as vítimas, anunciou a agência americana de ajuda USAID.
A Noruega prometeu 30 milhões de coroas (3,5 milhões de euros) em ajuda humanitária, e ministro das Relações Exteriores, Borge Brende disse que o país "pode contribuir mais".
O presidente russo Vladimir Putin expressou suas "condolências" ao presidente do Nepal, Ram Baran Yadav, assim como o presidente chinês Xi Jinping, que avisou que pretende "oferecer assistência".
O ministro alemão das Relações Exteriores, Frank-Walter Steinmeier, se disse "comovido", e acrescentou que "a Alemanha está disposta a fazer tudo o que puder para oferecer ajuda nesses momentos difíceis".
 Um tremor intenso seguido por vários outros gerou um enorme estrago no Nepal  (Foto: Prakash Mathema/AFP)Um tremor intenso seguido por vários outros gerou um enorme estrago no Nepal (Foto: Prakash Mathema/AFP)











 O presidente François Hollande declarou que a França está disposta a "responder às demandas de apoio e assistência" que o Nepal apresentar.
Segundo a agência EFE, o governo britânico também anunciou o envio ao Nepal de uma equipe de especialistas para ajudar nos trabalhos de resgate das vítimas do terremoto que sacudiu o país neste sábado.
A ministra de Cooperação Internacional do Reino Unido, Justine Greening, informou que se trata de uma equipe formada por oito especialistas que viajarão esta noite para avaliar com as autoridades nepalesas o alcance da tragédia e começar com o resgate de pessoas que ficaram presas entre escombros de casas derrubadas.
"Penso no povo do Nepal, em particular naqueles que perderam entes queridos. A prioridade deve ser a de chegar às pessoas que estejam presas e feridas, e facilitar abrigo e proteção àqueles que perderam seus lares", disse Greening.
Pessoas esperam em região atingida pelo tremor, em Katmandu (Foto: ASSOCIATED PRESS/AP)Pessoas esperam em região atingida pelo tremor, em Katmandu (Foto: ASSOCIATED PRESS/AP)
ONU prepara grande esforço
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou neste sábado que a organização está preparando um grande esforço para auxiliar o Nepal após o terremoto que afetou o país.
"As Nações Unidas estão apoiando o governo do Nepal na coordenação das operações internacionais de busca e resgate e estão se preparando para organizar um grande esforço de assistência", declarou Ban em comunicado.
Nele, o diplomata coreano lembrou que seguem chegando informações da devastação causada pelo terremoto e crescendo os números de vítimas. Além disso, destacou o "prejuízo significativo ao insubstituível patrimônio cultural do Nepal".

Nenhum comentário:

Postar um comentário